Connect with us

Indaiatuba

Prefeitura de Indaiatuba lança rede de acesso à internet gratuita “Meu Wifi”

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A administração municipal está lançando nesta semana o “Meu Wifi”, uma rede pública de acesso à internet que já está em operação na Prefeitura de Indaiatuba e na Rodoviária. O sistema foi coordenado pelo Departamento de Informática, vinculado à Secretaria de Administração, que já trabalha para a implementação em outros pontos da cidade, entre eles, a Praça Dom Pedro, o Pronto Atendimento do Haoc, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Dia.

O Ponto Cidadão, situado no antigo Terminal Rodoviário, cujas obras estão em fase final, também oferecerá o serviço logo que entrar em operação. O objetivo da Prefeitura de Indaiatuba é disponibilizar o “Meu WiFi” nas recepções de todos os prédios públicos da cidade. Para ter acesso ao novo sistema os visitantes devem acessar a conexão via wifi no telefone celular, escolher a rede “Meu WiFi”, efetuar um breve cadastro inicial e aceitar o termo de uso da rede. A partir daí o usuário terá uma hora de acesso à internet gratuito.

O projeto para a implantação do novo sistema foi iniciado há alguns anos, como explica o prefeito Nilson Gaspar. “Este é mais um programa do nosso planejamento que conseguimos colocar em prática para beneficiar os indaiatubanos com internet gratuita em prédios e espaços públicos. Foi um longo processo para colocarmos o projeto em funcionamento, mas com o empenho dos profissionais envolvidos e o apoio dos vereadores estamos lançando mais este programa de inclusão tecnológica, digital e social para todos”, comemorou.

Gaspar informou que para que a ação não onerasse os cofres públicos com a montagem de várias estruturas e links que possibilitassem o acesso à internet em diferentes pontos da cidade, optou-se por um acordo com provedores locais. “Como essas empresas precisam de locais altos, como torres, para oferecer o serviço (especialmente via rádio), fizemos um chamamento público no qual os provedores interessados poderiam utilizar as caixas d’água do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), em troca, nos forneceriam o link de acesso. Com a aprovação dos vereadores para a proposta, que inclui a concessão de espaços públicos (Lei Municipal nº 7.120/2019) conseguimos, enfim, disponibilizar o wi-fi para a população, um serviço tão importante nos dias atuais”, concluiu.

Populares