Indaiatuba
Prefeitura de Indaiatuba faz intensificação da vacinação contra o Sarampo

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde fará uma ação de estratégia de intensificação para a vacinar contra o sarampo. O público alvo são pessoas de 6 meses aos 29 anos de forma seletiva, ou seja, conferindo a carteirinha de vacinação para saber se as doses estão completas. Para as pessoas de 30 a 49 anos a vacinação é de forma indiscriminada, ou seja, todas as pessoas dentro dessa faixa etária devem receber a dose. Indaiatuba recebeu cerca de 5 mil doses extras para essa ação. A ação seguirá o calendário abaixo.
Vacinar essa população contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil que voltou a circular em 2019. Em Indaiatuba foram registrados o ano passado 42 casos, sendo 10 casos em menores de 1 ano e 32 casos da faixa etária de 1 a 50 anos. Este ano foram registrados dois casos, ambos em fevereiro, sendo um em menor de 1 ano e outro em maior de 1 ano.
O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.
Cronograma de vacinação
27/07 – UBS I
Estacionamento do Hospital Dia
Horário: 9h às 13h
28/7 UBS II – Cecap
Em frente a Unidade de Saúde Cecap
Horário: 9h às 13h
29/07 – Jardim do Sol
Praça do Jardim do Sol
Horário: 9h às 13h
30/07 – UBS 4
Em frente à Igreja Santo Antonio.
Horário: 9h às 13h
31/07 – UBS Itaici
Em frente a Unidade de Saúde de Itaici
Horário: 9h às 13h
01/08 – Praça Dom Pedro (Sábado)
Horário: 9h às 13h
03/08 – PSF Oliveira Camargo
Em frente à Escola Professor Wladimir Olivier
Horário: 9h às 13h
04/08 – UBS 7
Estacionamento da Unidade de Saúde
Horário: 9h às 13h
05/08 – UBS Camargo Andrade.
Em frente ao Residencial Tamoios
Horário: 9h às 13h
06/08 – UBS 9
Na praça em frente a Unidade de Saúde.
Horário: 9h às 13h
07/08 – UBS Califórnia
Em frente a Unidade de Saúde.
Horário: 9h às 13h
10/08 – João Pioli
Na praça do João Pioli
Horário: 9h às 13h
11/08 – Campo Bonito
Na praça do Campo Bonito
Horário: 9h às 13h
12/08 PSF Jardim Brasil
Na Praça em frente a Unidade de Saúde
Horário: 9h às 13h
13/08 – PSF Carlos Aldrovandi
No estacionamento da Unidade de Saúde
Horário: 9h às 13h
14/08 – UBS Maritacas
Estacionamento da Unidade de Saúde Maritacas
Horário: 9h às 13h
15/08 – Praça Dom Pedro (Sábado)
Horário: 9h às 13h
17/08 – PSF Parque Corolla
Praça do Corolla
Horário: 9h às 13h
18/08 – Parque Indaiá
Em frente a Unidade de Saúde
Horário: 9h às 13h
Drive-Thru
Horário: 17h30 às 20h30
06/08 – Estacionamento do Parque Ecológico, próximo ao pastel da feira (quinta-feira)
13/08 – Estacionamento do Parque da Criança (quinta-feira)
21/08 – Estacionamento em frente a Aydil Bonachela (sexta-feira)
27/08 – Estacionamento em frente ao UPA (quinta-feira)
Indaiatuba
Defesa Civil de Indaiatuba resgata jiboia próximo à vias públicas

A Defesa Civil de Indaiatuba realizou o resgate de uma cobra jiboia nesta quarta-feira (30), nas proximidades do Jardim Esplanada II. O animal estava próximo à vias públicas, mas não sofreu nenhum ferimento e foi solto novamente na área de mata localizada na região.
Conforme informou o coordenador da Defesa Civil de Indaiatuba, Paulo Cesar Feijão, na tarde de quarta-feira ele foi solicitado para auxiliar na captura da jiboia de aproximadamente 2,5 metros. “A cobra foi encontrada por uma equipe do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) que estava roçando o entorno da mata localizada próxima à Prefeitura, quando encontrou a cobra. Depois da captura observei que a cobra estava saudável e sem ferimentos, por isso segui os protocolos de proteção da fauna silvestre e fiz a soltura imediata do animal em seu habitat natural, mas em segurança para ela não correr riscos”, contou Feijão.
O coordenador ainda explicou que se o animal estivesse machucado o procedimento seria entrar em contato com a equipe da Associação Mata Ciliar para que fossem tomados os cuidados necessários. “A Prefeitura mantém um convênio com a Associação para que animais encontrados feridos ou resgatados de cativeiros, sejam tratados e reabilitados antes de serem soltos, novamente, em áreas de mata do município”, explicou.
A população pode colaborar com este trabalho. Quando encontrar um animal silvestre ferido ou em risco, é possível comunicar à Prefeitura por meio da Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Urbanos ou do Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones 153, (19) 3936-2782 e 3894-1593. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Indaiatuba atua diante de situações de desastres naturais e apoia a população em ações emergenciais. De acordo com a situação vivenciada, é responsável por traçar um plano de ação e acionar todas as secretarias e ou órgãos competentes para prevenir, solucionar ou amenizar a ocorrência.
Programa Município VerdeAzul
Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – Fecop.
Indaiatuba
Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI
A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.
Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.
Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.
Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.
O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.
Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário, conclui Vianna.
As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.
Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO e Lei Orçamentária Anual LOA).
Indaiatuba
NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.
O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.
Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.
Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:
Leitos Clínicos
Haoc: 100%
Santa Ignês: 60%
UTI
Haoc: 96%
Santa Ignês: 100%
*Externa: 100%
MINHA SAÚDE
Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.
O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.
CUIDADOS
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.
*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.
-
Geral3 dias atras
Vacinação contra a pólio e multivacinação começa nesta segunda-feira, 8/08
-
Empregos3 dias atras
Engenheiro de Meio Ambiente JR
-
Geral3 dias atras
Saúde confirma mais dois casos de monkeypox e orienta como se prevenir
-
Geral3 dias atras
Oficinas Caminhos de Turismo e Peregrinação em Campinas abrem inscrições
-
Empregos3 dias atras
Vendedor (a) Externo (hunter)
-
Eventos6 dias atras
Festival de Assadores & Churrasqueiros no Galleria Shopping
-
Geral4 dias atras
Entrega de certidões regulariza mais 105 residências em Campinas
-
Eventos6 dias atras
Mateus Carrilho se apresenta em Campinas neste sábado