Connect with us

Geral

Prefeitura castra gratuitamente mais de 800 cães e gatos na Vila Esperança

imagem 198

A Prefeitura de Campinas, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), conclui nesta quinta-feira, 23 de junho, a castração e microchipagem gratuita de cães e gatos para moradores de bairros na abrangência da região dos Amarias – Jardim Vila Esperança, Jardim São Marcos, Jardim Santa Mônica, CDHU, Jardim Campineiro, Jardim Mirassol e Amarais. Até o final da tarde, mais de 800 animais terão passado pelo procedimento. O Castramóvel iniciou o atendimento na região na última segunda-feira, 20. 

 

De acordo com o diretor do DPBEA, Vagner Bellini, com a conclusão dessa ação do Castramóvel na Região dos Amarais, o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, oferecido gratuitamente pela prefeitura de Campinas, ultrapassou o número de 50 mil procedimentos de esterilização desde o início das castrações realizadas pelo departamento, em 2015. “A próxima ação do Castramóvel será para moradores de bairros na abrangência do bairro Swift, na região Sul de Campinas, em julho”, afirmou. 

Advertisement

 

Os animais castrados receberam também a implantação de microchips subcutâneos, dispositivos de identificação que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, e também dados sobre o responsável e endereço.

 

Advertisement

A coordenadora do programa de castração do departamento, Adriana Cardelli, esclarece que a castração é uma técnica importante para ajudar na prevenção a doenças como tumores de mama, útero, próstata e testículos, entre outras enfermidades. “Além do ganho para a saúde do animal, há a vantagem adicional de conter a proliferação descontrolada dos pets e, por consequência, o abandono”, afirma.

 

Os tutores que aderem ao programa recebem orientações sobre o pré e o pós-operatório, e levam para casa os medicamentos necessários para concluir a recuperação dos animais em casa. “Castrar é um ato de amor e responsabilidade”, ressalta Vagner Bellini. O DPBEA é um órgão vinculado à Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare