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Indaiatuba

Prefeitura anuncia início da operação de nova empresa de transporte público

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Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

A empresa SOU Indaiatuba, do grupo Sancetur – Santa Cecília Turismo, inicia nesta quarta-feira (7) o cadastro para emissão do bilhete eletrônico de transporte público. O cartão “SOU Indaiatuba” deve ser feito por todos os usuários do transporte público que utilizam o passe comum, vale transporte, passe escolar e cartão especial de idoso e pessoa com deficiência (PCD). O anúncio foi feito pelo prefeito Nilson Gaspar (PMDB) nesta manhã, durante coletiva de imprensa para apresentação da empresa e dos novos ônibus que farão o transporte coletivo urbano do município. A SOU Indaiatuba assume o serviço a partir de sábado (10), conforme Decreto 13.261, de 30 de janeiro de 2018. A contratação ocorreu em caráter emergencial, pelo prazo de 180 dias.

Durante a coletiva, Gaspar lembrou aos jornalistas todo o processo que levou a Prefeitura a romper o contrato com a empresa Viação Rápido Sumaré, em outubro de 2017. “Hoje, cumpro um compromisso que assumi com a população que, finalmente, terá um transporte público com a qualidade que merece”, ressaltou.

O chefe do Executivo Municipal também reforçou que depois das primeiras semanas de adaptação da nova empresa, com certeza a população vai sentir a diferença no serviço. “Conversei com prefeitos de outras cidades e posso afirmar que não existe uma frota como essa que estamos recebendo. Todos os ônibus são zero quilômetro, equipados com ar condicionado, equipamentos de acessibilidade e acesso à internet. Mais que uma frota moderna, estamos exigindo da empresa funcionários bem treinados para tratar os usuários com educação e respeito”, completou.

O diretor operacional da empresa, Nabi Abi Chedid informou que a empresa campineira atua no ramo de transporte público desde 1952 e atua em toda a região com uma frota de mais de 800 veículos. “Investimos trinta e cinco milhões de reais na frota de Indaiatuba, que segue o padrão europeu e americano. Parabenizo os usuários do transporte público pela serviço que estão recebendo e peço paciência nos primeiros dias, que serão de adaptação”, resumiu.

Segundo o secretário Municipal de Negócios Jurídicos, Wanderley José Boni, o processo de concorrência para a contratação definitiva de uma nova empresa de transporte público já foi reiniciado. O comunicado de concorrência pública já foi publicado na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, no Jornal O Estado de São Paulo e na Imprensa Oficial do Município, no dia 02 de fevereiro. “O prefeito assumiu o compromisso de oferecer um transporte de qualidade para a população de Indaiatuba e vamos usar todos os recursos cabíveis para conseguirmos isso”, reforçou Boni.

Também participaram da coletiva o secretário Municipal de Administração, Orlando Schneider Vianna; o diretor comercial da Sancetur, Alex Scagliusi; o diretor de tecnologia da empresa, Fábio Bortolato, e o diretor do Departamento de Transporte Coletivo da Prefeitura, Silvio Roberto Lima.

Cadastramento

O cadastramento dos usuários do bilhete eletrônico no cartão “SOU Indaiatuba” será realizado inicialmente no Velódromo Municipal. A partir do dia 15 de fevereiro o cadastro também poderá ser feito no Centro Cultural “Wanderley Peres”, na Praça D. Pedro I. Exclusivamente para os idosos e PCD o atendimento será no Centro de Convenções “Aydil Pinesi Bonachella”, a partir do dia 08. O horário de atendimento nos três locais é das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

O prazo para o cadastramento do passe escolar e cartão especial (idoso e PCD) termina no dia 28 de fevereiro. Para os demais, a inscrição continua até 30 de março.

Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de endereço. A foto será tirada na hora. Pessoas com deficiência também deverão apresentar o laudo com CID (Classificação Internacional de Doença).

Os estudantes da rede particular devem acrescentar aos documentos o formulário escolar disponível no site www.souindaiatuba.com.br, preenchido e carimbado pela escola. Os alunos da rede pública também precisam de um pré-cadastro feito pela Secretaria da Educação.

Tanto o formulário para cadastro do passe escolar como do vale transporte deverão ser baixados no site www.souindaiatuba.com.br .

O funcionário público de Indaiatuba que utiliza passe, no momento do cadastramento também deverá apresentar holerite do mês anterior. No caso do vale transporte comum, o cadastro dos funcionários é de responsabilidade da empresa empregadora.

A primeira via do cartão “SOU Indaiatuba” é gratuita e o carregamento será efetuado somente em dinheiro, no limite de R$ 600,00. O valor da passagem permanece R$ 3,50.

Período de transição

Durante o período de cadastramento, os idosos poderão utilizar o transporte público com a apresentação de RG, e as pessoas com deficiência deverão apresentar RG e laudo com CID. O mesmo vale para os estudantes, que até o dia 28 de fevereiro poderão pagar a passagem com 50% de desconto (R$ 1,75) diretamente na catraca do ônibus, desde que estejam uniformizados e que apresentem a carteirinha com o Registro do Aluno (RA).

Até o dia 30 de março, que é o prazo para o cadastro dos demais usuários que já contam com o bilhete eletrônico, o funcionário público municipal também poderá pagar 50% da passagem com apresentação de RG e holerite na catraca do ônibus até que conclua o cadastramento do novo cartão.

O serviço de integração ponto a ponto somente poderá ser utilizado pelos usuários do cartão “SOU Indaiatuba”. A integração tem o prazo de uma hora e continua no sentido único, com o itinerário sempre à frente do local de embarque.

Para esclarecer dúvidas, a Sancetur disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) por meio do WatsApp (19) 97420-6444.

Nova empresa

A contratação da Sancetur foi em regime emergencial pelo prazo de 180 dias, até que a Prefeitura conclua o processo de licitação para a contratação definitiva de uma nova concessionária do transporte público municipal. Na cidade a empresa usará o nome Sou Indaiatuba.

O prefeito informou que, com a nova empresa, Indaiatuba será a primeira cidade do Brasil a ter frota de transporte coletivo municipal com 100% dos veículos 0Km, 100% dos veículos com ar condicionado e 100% frota com acessibilidade para deficiente físico. Além disso, todos os veículos são equipados com internet Wi-fi, carregador de celular via USB e ônibus com bancos soft conforto em veludo. Para completar, toda a frota é monitorada por GPS e os ônibus são equipados com câmeras de monitoramento interno. “Tudo isso mantendo o mesmo valor do bilhete, que é de três reais e cinquenta centavos”, completou Gaspar.

A frota da Sancetur será composta por 66 ônibus e que, inicialmente, serão mantidas as 27 linhas do transporte coletivo urbano, lembrando que uma delas está funcionando em caráter experimental atendendo moradores dos bairros Sabiás, Tucanos e Andorinhas. Também não haverá alteração nos itinerários.

Serviço

Pontos de cadastramento do cartão “SOU Indaiatuba”

Velódromo Municipal “Joaraci Mariano de Barros”

Rua Miguel Domingues (ao lado do Ciaei), 780, no Jardim Regina

De 07/02 a 30/03

Horário: 8h30 às 17h, de segunda à sexta-feira

Centro Cultural “Wanderley Peres”

Praça D. Pedro I, no Centro

De 15/02 a 30/03

Horário: 8h30 às 17h, de segunda à sexta-feira

Centro de Convenções “Aydil Pinesi Bonachela”

Somente para cadastro dos idosos e pessoas com deficiência

Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia

De 08/02 a 28/02

Horário: 8h30 às 17h, de segunda à sexta-feira

Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

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Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

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NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

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Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

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Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

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Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

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