Connect with us

Geral

Prefeitura anuncia construção do novo Centro de Saúde Esmeraldina

imagem 106

 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou no sábado, dia 12 de maio, a construção do novo Centro de Saúde Esmeraldina, na região Sul da cidade. A obra faz parte do programa Saúde em Ação, uma parceria entre a Prefeitura, o Estado e o BID (Banco Intermericano de Desenvolvimento).

 

Advertisement

 

 

“Este é o nosso primeiro passo. Vamos construir uma unidade melhor, mais ampla e com mais ofertas de serviço. É a saúde que queremos para nossa cidade”, disse o prefeito Jonas Donizette. A nova unidade vai beneficiar 13 mil pessoas de 14 bairros.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O CS Esmeraldina foi atingido por um incêndio na madrugada de 1º de janeiro de 2017. Como o fogo prejudicou a estrutura do prédio, foi preciso demolir o imóvel. Desde então, os atendimentos estão acontecendo no Jardim São Pedro, em uma antiga escola municipal, ao lado da Administração Regional (AR) 9.

 

 

Advertisement

 

O novo prédio será construído no mesmo terreno do anterior e será totalmente modernizado e equipado. A obra receberá investimentos na ordem de R$ 3,2 milhões.

 

Advertisement

 

 

A nova unidade terá 555 metros quadrados (a anterior contava com cerca de 360), com sete consultórios para atendimento médico e um para odontologia, farmácia, almoxarifado, salas de acolhimento, de vacinação, de curativos, de inalação e de reuniões. Terá um espaço para atividades em grupo, que poderá ser usado por gestantes, pessoas da terceira idade, entre outros.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O CS Esmeraldina conta com 45 servidores e atualmente funciona das 7h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Realiza cerca de 500 atendimentos por dia. O horário será ampliado quando os serviços passarem a ser oferecidos na nova unidade.

 

 

Advertisement

 

O anúncio do novo Centro de Saúde do Esmeraldina faz parte da ação “Campinas em Movimento – 50 dias de entregas”.

 

Advertisement

 

 

Sobre o Saúde em Ação

Advertisement

 

 

O Programa “Saúde em Ação” tem como objetivo fortalecer a atenção básica. Prevê, em Campinas, a construção de 13 novos prédios e nove reformas. A cidade receberá investimentos de R$ 104 milhões em reformas, construções, equipamentos e treinamentos.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Além das obras, o projeto vai modernizar e articular a rede de saúde e capacitar os profissionais por meio das linhas de cuidados desenvolvidas a a partir de um estudo da Secretaria da Saúde, que levou em conta indicadores de saúde, econômicos e sociais, e definiu as prioridades de atendimento nas regiões contempladas.

 

 

Advertisement

 

Do total a ser investido, 70% são provenientes do BID e 30% são de recursos do Tesouro do Estado.

 

Advertisement

 

 

Saúde em Ação em Campinas

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Em Campinas, além da entrega do CS Santos Dumont, que aconteceu no início do mês, outras duas unidades (Centros de Saúde Satélite Íris I e Perseu Leite de Barros) estão em fase final e serão entregues em breve.

 

 

Advertisement

 

Foram iniciadas as obras dos Centros de Saúde Dic VI, Florence e Satélite Íris II, além do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e do CAPS II Sudoeste. Também já foi anunciada a obra do novo CS Nova América.

 

Advertisement

 

Nos próximos dias serão anunciadas as obras dos novos Centros de Saúde Boa Vista e São Cristóvão, além das reformas de outras nove unidades (Costa e Silva, Floresta, Castelo Branco, São José, Aeroporto, Ipaussurama, São Quirino, Conceição e Caps Castelo Branco.

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare