Connect with us

Geral

Prefeitura abre Consulta Pública do Inventário de Gases de Efeito Estufa

Publicado

em

 

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), realiza nesta terça-feira, 27 de novembro, a abertura de Consulta Pública do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Poluentes Atmosféricos de Campinas e da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento de apresentação do mecanismo é aberto ao público e acontece no Salão Vermelho do Paço Municipal, das 18h às 22h.

 

 

A Consulta Pública ficará disponível por 15 dias úteis na plataforma https://consultapublicainv.wixsite.com/invetariormc e tem por objetivo obter a participação de pessoas físicas e entidades públicas que queiram contribuir para o aprimoramento técnico dos resultados obtidos nos inventários. Após a consulta, todas as contribuições serão avaliadas pela equipe técnica e, aquelas que forem pertinentes, serão incorporadas nas versões finais do documento.

Publicidade

 

 

 

Durante a realização do evento, serão apresentados os resultados preliminares dos inventários de GEE e de poluentes atmosféricos na RMC. Será explicada também a metodologia utilizada para realizar o trabalho.

 

Publicidade

 

Inventário

 

 

Em janeiro de 2018, a empresa WayCarbon Soluções Ambientais, foi contratada pela Prefeitura de Campinas para prestação de serviços técnicos especializados de coordenação e execução das atividades referentes à elaboração do Inventário de Emissões Antrópicas Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Poluentes de Campinas e da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A WayCarbon realizou os trabalhos em parceria com o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).

Publicidade

 

 

Campinas é o primeiro município do Brasil a fazer um inventário regional. Cidades como São Paulo e as da região do ABC elaboraram esses levantamentos, mas de maneira específica ou abrangendo poucos municípios ao redor, sem levar em conta toda a região metropolitana.

 

 

Publicidade

De acordo com o secretário da SVDS, Rogério Menezes, um dos objetivos do mapeamento das fontes de emissão de GEE e de poluentes atmosféricos é subsidiar a definição de metas e propostas para mitigação de impactos na região.

 

 

“Com a identificação e contabilização das fontes, os municípios podem atuar de maneira mais efetiva na redução dos impactos socioambientais causados pelas mudanças climáticas. Além do mais, o inventário é requisito básico para se conseguir linhas de financiamento internacionais para enfrentar o problema”, disse Menezes.

 

Publicidade

 

O secretário lembra também que, em 2015, o prefeito Jonas Donizette aderiu ao Pacto dos Prefeitos, um acordo internacional no qual os signatários se comprometem a reduzir a emissão de gases do efeito estufa e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, assinalando o compromisso desta gestão com a sustentabilidade.

 

 

 

Publicidade

Aquecimento global

 

 

 

Atividades como uso de veículos, geração de eletricidade e processos industriais fazem dos centros urbanos grandes emissores de GEE e outros poluentes atmosféricos. Essas emissões são responsáveis pelo fenômeno Mudança do Clima Global, que pode ocasionar impactos relacionados ao estresse hídrico, perdas na agricultura e aumento de suscetibilidade a doenças tropicais, entre outros.

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

 

Geral

Com umidade baixa, Campinas entra em Estado de Atenção

Publicado

em

Por

O município de Campinas está em Estado de Atenção pela baixa Umidade Relativa do Ar (URA). Às 12h40 desta terça-feira, dia 17 de maio, o índice atingiu 28%, conforme boletim emitido pelo Departamento de Defesa Civil do município, a partir de dado recebido da Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte, responsável pela medição.

 

O Estado de Atenção é decretado quando a umidade relativa do ar registra índice entre 20% e 30%. Nesse caso, a principal recomendação é consumir muita água e ter cuidado especial com crianças e idosos.

 

Também é aconselhado que a população evite exercícios físicos ao ar livre, entre 11h e 15h, e mantenha os ambientes umidificados com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.

Publicidade

 

É sugerido, ainda, aguar os jardins e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas. Outra orientação é evitar queimadas que, além de proibidas por lei, prejudicam o meio ambiente e a saúde.

 

 

 

Publicidade

 

 

 

Continue Lendo

Geral

Prefeitura abre agendamento para castração gratuita no Jardim São José

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Campinas realiza o agendamento para a castração gratuita de cães e gatos nesta terça e quarta-feira, 17 e 18 de maio, para tutores de animais que sejam moradores do Jardim São José, localizado na região Sul de Campinas. Os agendamentos devem ser feitos presencialmente, das 9h às 16h, no Centro Esportivo Educacional São José, na Rua Rodolfo Panoni, altura do número 57. São disponibilizadas 1.000 vagas. 

 

As castrações ocorrerão na semana que vai de segunda-feira, 30 de maio, até sexta-feira, 3 de junho. Os procedimentos serão realizadas no Castramóvel – ônibus adaptado que realiza as cirurgias em ação que percorre os bairros do município. 

 

Para realizar o agendamento, é preciso ser maior de 18 anos, levar comprovante de endereço no nome do solicitante e documentos pessoais.

Publicidade

 

A castração evita fugas, agressividade, marcação de território, tumores, infecções, ninhadas indesejadas e, por consequência, o abandono de filhotes, de acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (PBEA), Vagner Bellini. “É uma decisão muito importante para a saúde dos cães e dos gatos, garante melhor qualidade de vida e longevidade para os bichos”, explica.

 

O serviço é uma realização do DPBEA, órgão da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). Novas ações como esta ocorrerão em outras regiões da cidade durante o ano. A Prefeitura realizou 4.600 castrações gratuitas até o mês de abril deste ano e estão previstas mais 1.600 castrações para o mês de maio de 2022.

 

Publicidade

 

Continue Lendo

Geral

Associação promove programação artística em homenagem à família

Publicado

em

Por

A Associação OndulArte, de Campinas, promove no dia 20 de maio, das 9h30 às 18h, na Estação CIS Guanabara, a I Jornada Ondulações “Gestando Histórias – a arte de dar colo”, com uma programação que envolve diversas manifestações artísticas, em homenagem às mães e à família. O acesso ao evento é gratuito, mas serão bem-vindas doações de uma caixa de leite ou um quilo de alimento não perecível, para doação à comunidade, ou uma peça de roupa para campanha do agasalho da entidade. 

 

Segundo os organizadores, a I Jornada Ondulações “Gestando Histórias – a arte de dar colo”, contará com exposição de artes plásticas, palestras, lançamento de livro, momento de alongamento, palco aberto para declamação de poesia e música e workshop aberto de contação de histórias para professores e demais interessados. Aos participantes, também serão ofertados livros do Projeto de Incentivo à Leitura “Um livro por um sorriso”. 

 

O workshop, ministrado pelo professor Ulisses Junior, proprietário da ULI – Produções Artísticas e gerente dos Departamentos de Contação de Histórias e de Artes Circenses da Coordenadoria Técnica do Projeto OndulAções, é voltado aos professores, contadores e interessados no tema. As crianças também são bem-vindas e serão presenteadas com algumas sessões de contação de histórias, pelos contadores de histórias, da Associação OndulArte//Projeto OndulAções.

Publicidade

 

A ação é possível graças ao espaço cedido pela CIS/UNICAMP e participação e colaboração de voluntários da Associação, da Uli – Produções Artísticas, da Cia Cenarte e de voluntários da Associação/Projeto.

 

A programação completa pode ser conferida no flyer abaixo e na página do Projeto OndulAções/Associação OndulArte no facebook https://www.facebook.com/Projetoondulacoesassociacaoondularte

 

Publicidade

Programação:

 

9h30 – Cerimônia de Abertura do evento

 

9h50 – Palestra “Mãe em 360°” 

Publicidade

 

Terapeuta Ocupacional Maria Augusta Bonfim

 

10h20 – Abertura da Exposição “Colo quentinho”

 

Publicidade

Responsável: Célia Paulino (Gerente do Depto de Artes Plásticas)

 

10h40 – Coffee-break

 

11h – Lançamento do Livro “Girassóis Poéticos”

Publicidade

 

Escritora Liz Rabello

 

11h30 – Intervalo para o almoço

 

Publicidade

 

13h – Alongamento – 

 

Fisioterapeuta Tiago Elias Barboza

 

Publicidade

13h20 – Palestra “Mulher e mãe no pós-pandemia, só com poesia”

 

Escritora Adriane Lima

 

13h50 – Palco Aberto

Publicidade

 

(os interessados deverão procurar a Comissão Organizadora no início do evento)

 

15h20 – Coffee-break

 

Publicidade

15h40 – 2ª Sessão de Contação de Histórias, iniciando Workshop aberto para pais, responsáveis, contadores de histórias e educadores 

 

”Histórias de Amor para Mulheres e Homens que Educam” – Parte 1

 

Professor Ulisses Junior

Publicidade

 

 

SERVIÇO

 

I Jornada Ondulações “Gestando Histórias: a arte de dar colo”

Publicidade

 

Quando: Dia 20/05, das 9h30 às 18h

 

Onde: Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas/SP

SERVIÇO

Publicidade

 

I Jornada Ondulações “Gestando Histórias: a arte de dar colo”

 

Quando: Dia 20/05, das 9h30 às 18h

 

Publicidade

Onde: Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas/SP

Continue Lendo

Populares