Connect with us

Geral

Prefeito visita barragem construída para conter inundações do Quilombo

imagem 203

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, visitou nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, a barragem do Quilombo, localizada no Córrego da Lagoa, na Bacia do Ribeirão Quilombo. A barragem tem capacidade de volume de reservação de 363 mil metros cúbicos de água (363 milhões de litros) e foi construída com o objetivo de conter inundações no entorno do córrego. Mais de 40 mil caminhões de terra foram necessários para construir a barragem.

 

A obra foi iniciada em março de 2020 e concluída em setembro deste ano. O projeto também engloba trabalhos de infraestrutura nos bairros ao redor. A previsão é que esta parte seja concluída em até seis meses.

Advertisement

 

Segundo o prefeito Dário Saadi, a represa é fundamental para evitar um problema recorrente que a região enfrentava em períodos de cheia. “Nesse conjunto de obras também temos a urbanização dos bairros Núcleo Residencial Campineiro, São Marcos, Santa Mônica 1 e 2, Campinho e Agreste, além da Estrada do Pari, na região Norte do município. É um grande empreendimento que beneficia 25 mil pessoas, evita as enchentes e traz qualidade de vida para Campinas”.

 

Advertisement

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, serão 36 mil metros quadrados de pavimentação, 26 mil metros quadrados de drenagem e quase 4 mil de recapeamento. Outra benfeitoria importante incluída na obra foi a possibilidade de fixar 96 famílias que vivem próximo à barragem, área que estava sob risco de desapropriação.

 

“Foram realizados serviços de drenagem, instaladas redes de água e esgoto e pavimentação com piso intertravado, melhorando as condições de vida das famílias”, disse Barreiro. Ele contou ainda que será construída uma praça no espaço contíguo à barragem. “Aliada a todas as melhorias de infraestrutura na região, essa estrutura de lazer poderá transformar a represa em uma área turística”.

Advertisement

 

Cerca de R$ 20 milhões foram investidos na obra e 25 mil pessoas estão sendo beneficiadas. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Quilombo e a empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda foi responsável pela construção.

 

Advertisement

O vereador Rubens Gás acompanhou o prefeito na visita e contou que o projeto é uma alegria para os moradores. “Moro há 45 anos nessa região e, com as obras de infraestrutura, muitas coisas estão mudando. Foi possível realizar macrodrenagem, pavimentação e regularizar a moradia de mais de 700 famílias, trazendo valorização para a área”. O engenheiro projetista Aluísio Canholi, responsável prelo projeto da barragem e referência em controle de cheias no Brasil, esteve no local, assim como profissionais envolvidos na execução. O Padre Antonio Rodrigues Alves, da Paróquia São Marcos, também estava presente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare