Connect with us

Geral

Prefeito sanciona lei que cria Programa Mais Saúde Campinas

imagem 184

O prefeito Dário Saadi sancionou a lei que cria o Programa Mais Saúde Campinas. O programa visa incentivar a qualificação da “Estratégia Saúde da Família” e estimular profissionais da área a atuarem junto às equipes de saúde da família nas unidades básicas de saúde. A lei está publicada na edição desta quarta-feira, dia 28 de abril, no Diário Oficial do Município.



O programa institui a residência multiprofissional de saúde primária no SUS Municipal, por meio de parcerias com instituições de ensino superior e visa à cooperação técnico-científica para o desenvolvimento dos programas de residência e o desenvolvimento de ações de integração ensino-serviço.

A residência existe desde 2016 no Município, em conformidade com a regulamentação dos ministérios da Saúde e da Educação. O programa contava com residência em enfermagem, fisioterapia e nutrição. Neste ano, incorporou mais sete profissões: odontologia, serviço social, terapia ocupacional, educação física, farmácia, fonoaudiologia e psicologia.
 

Advertisement

O “Mais Saúde Campinas” é diferente do “Mais Médicos Campineiro”, que também trabalha com residentes para atuar na saúde da família e comunidades, mas é exclusivo para estudantes de Medicina.


No início de abril, 49 novos profissionais, aprovados no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, passaram a atuar com as equipes de saúde da família nas unidades básicas de saúde.  A rede municipal conta com outros 27 residentes que estão atuando desde 2020. O programa poderá chegar a ter até 120 residentes em um ano. A residência tem duração de dois anos, com carga de 60 horas semanais, período em que os residentes recebem bolsa auxílio do Ministério da Saúde, de R$ 3.330,43.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare