Connect with us

Geral

Prefeito prestigia abertura do seminário sobre Justiça Restaurativa

imagem 167 scaled

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou na tarde desta sexta-feira, dia 17, da abertura do Primeiro Seminário de Justiça Restaurativa, no Salão Vermelho do Paço Municipal. O evento faz referência ao aniversário de dois anos da Lei Municipal 15.846/2019, que institui a política pública de Justiça Restaurativa no município.
A Justiça Restaurativa é uma necessidade para a construção de relacionamentos pacíficos”, afirmou o prefeito de Campinas. Para a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, a promoção da Justiça Restaurativa proporciona o fortalecimento de vínculos objetivando a resolução de problemas e a reintegração social, em caso de rupturas. “A Justiça Restaurativa é um instrumento de promoção de direitos humanos e da cultura de paz”, declarou.
Um exemplo de aplicação da Justiça Restaurativa é a promoção do encontro, e de uma conversa, entre um infrator que pichou o muro de uma casa com aquele que sofreu o dano, e com a comunidade. Todos terão oportunidade de expor, pelo diálogo, as perdas com danos materiais e psicológicos, entre outros. O infrator também poderá dizer o que o levou a ter a atitude.
O seminário tem como objetivo apresentar e reforçar o papel da Justiça Restaurativa enquanto metodologia a ser implementada no Executivo municipal. Também aborda a potencialidade do sistema nas diferentes políticas e secretarias da prefeitura de Campinas
O evento contou com a presença de equipes ligadas ao tema das secretarias de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas; de Cultura e Turismo; de Educação; de Esportes e Lazer e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.
A solenidade teve uma mesa redonda com Fernão Pompêo de Camargo, juiz federal presidente do Juizado Especial Federal Cível de Campinas;  Flávia Guimarães, da Secretaria Municipal de Educação, e Leonardo Duart Bastos, do CEI “Padre Santi Capriotti”, localizado na região central. Uma apresentação musical do grupo Anelo completou o encontro.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare