Connect with us

Geral

Prefeito participa da posse da nova superintendente do HC da Unicamp

imagem 200

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou na manhã desta quinta-feira, 23 de junho, da posse da nova superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, primeira mulher eleita para o cargo. Ela comandará o HC no quadriênio 2022-2026 e substitui Antônio Gonçalves de Oliveira Filho.

“Assumir este cargo é uma honra, um desafio. Esse espírito que a nova superintendente tem de contato com o paciente e a generosidade com aquela pessoa que espera por um atendimento, me dá a certeza que fará história no HC da Unicamp”, disse o prefeito.

Elaine Ataíde é docente pela disciplina de moléstias do aparelho digestivo da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Ela é coordenadora clínica da equipe de transplante hepático do HC e coordenadora associada da unidade gastrocentro da Unicamp.

Advertisement

Tem experiência em gastroenterologia, gastrocirurgia, hepatologia, cirurgia hepática, transplante de órgãos, com atuação nos temas: fígado, gastrocirurgia, cirurgia de hipertensão portal e transplante hepático.

“Pretendo me dedicar a fundo para manter o hospital na posição de importância que ocupa e no bom desempenho com a sua missão, visando ampliar nossa visibilidade e nosso parque tecnológico de inovação. Quero conduzir minha gestão com a participação de todos, valorizando cada profissional que atua e que se dedica ao HC da Unicamp”, afirmou Ataíde.

Primeira mulher
Elaine Cristina de Ataíde é a primeira mulher eleita para o cargo de superintendente do HC. Em 2002, a então coordenadora de assistência, Antônia Teresinha Tresoldi, assumiu a função, por um ano, em substituição a Paulo Eduardo Rodrigues da Silva, que deixou o cargo para assumir a pró-reitoria. Antônia comandou o HC até a eleição do novo superintendente.

Advertisement

“Importante ressaltar que um dos motivos que me auxiliou a aceitar uma posição para este atual cargo em uma eleição para superintendente foi o pioneirismo deste posto nunca antes ocupado por uma mulher eleita. Professora desta instituição renomada, eu me senti estimulada a mostrar que não existem cargos ou tarefas que nós mulheres não possamos ocupar com a mesma capacidade exercida por um profissional do sexo masculino.”
Além da nova superintendente; do prefeito de Campinas; do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles; do secretário executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, representando o governador Rodrigo Garcia; da coordenadora geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti; do diretor executivo da Diretoria Executiva da área de Saúde, Oswaldo da Rocha Grassiotto; do diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Luiz Carlos Zeferino; e do superintendente do HC – gestão 2018-2022, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho; estavam presentes o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, a secretária adjunta de Saúde de Campinas, Deise Hadich; e outras autoridades públicas, docentes e alunos da Unicamp.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare