Connect with us

Geral

Prefeito participa da inauguração do Consulado Honorário do Líbano

imagem 42

O prefeito Dário Saadi participou  da inauguração do Consulado Honorário do Líbano na cidade. A unidade, que fica no Cambuí, vai dar assistência a cerca de 300 mil imigrantes e descendentes libaneses que vivem na Região Metropolitana de Campinas (RMC). A cerimônia, que ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 5 de julho, também contou com a presença do ex-presidente da República Michel Temer e do vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e demais autoridades estaduais e municipais.

 

De origem libanesa o prefeito Dário Saadi frisou que a instalação do consulado honorário vai ampliar os laços com o Líbano. “Campinas tem uma colônia libanesa muito grande que faz parte do setor produtivo da cidade. A instalação do consulado honorário vai  ampliar os laços com o Líbano, não só cultural e gastronômico, mas também na área comercial e de negócios”, afirmou o prefeito.

Advertisement

 

O objetivo da abertura do consulado em Campinas é promover a aproximação dos conterrâneos, facilitar processos entre os nativos e descendentes junto ao consulado geral, fomentar atividades econômicas, sociais e culturais regionais e incentivar o turismo. 

 

Advertisement

Representando o governador João Dória, o vice-governador Rodrigo Garcia falou da importância de Campinas nos laços históricos com o Líbano. “O consulado honorário em Campinas reforça a relação Brasil-Líbano, construída com muita dedicação dos libaneses que migraram para cá e que fazem parte da história do estado de São Paulo e do Brasil. Além disso, há o efeito simbólico do consulado ser instalado na maior cidade do interior de São Paulo, onde a comunidade libanesa é presente, é forte, o que reforça esses laços”, completou. 

 

O ex-presidente da República, Michel Temer avaliou positivamente a instalação do consulado em Campinas. “Acho importantíssimo a embaixada ampliar os seus domínios e colocar o consulado em Campinas, ao lado do prefeito e dos vereadores,  revelando a importância do município”, declarou.  

Advertisement

 

De acordo com o cônsul honorário, Miled El Khoury, a instalação do consulado honorário na RMC faz parte do plano do Ministério de Relações Exteriores do Líbano em aumentar a presença de representações do país no Brasil, nas regiões de grande concentração de imigrantes e descendentes.

 

Advertisement

El khoury afirmou que o principal objetivo é estar mais próximo da comunidade de origem libanesa que vive em Campinas e na Região Metropolitana para facilitar os processos consulares. “Essa unidade será uma extensão do consulado geral que fica em São Paulo e irá facilitar processos, encurtar caminhos e ajudar em tudo que puder ser útil para cidadãos libaneses e descendentes na região”.

 

Entre os serviços prestados pelo Consulado Honorário estão a elaboração de procurações específicas e gerais, manifesto de embarcações, faturas comerciais, certidões de origem, renovação de passaportes e emissão de laissez passer, obtenção do formulário de aquisição de novo passaporte e registro de nascimento.

Advertisement

 

Serviço

 

Advertisement

O Consulado Honorário do Líbano em Campinas fica no Edifício Dahruj Tower,  Avenida José de Souza Campos, 1321, Cambuí . 

 

O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30. Contatos podem ser feitos pelo telefone (19) 3500-5929;  www.chlibano.com.br  ou pelas redes sociais  ch_libano .

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare