Connect with us

Indaiatuba

PREFEITO NILSON GASPAR É ELEITO PRESIDENTE DO CONIRP

Publicado

em

Foto: FOTOS: MARCO MATOS – DCS – Saae

O prefeito de Indaiatuba, Eng. Nilson Gaspar foi eleito o presidente do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRP). A vice-presidência está a cargo do prefeito da Estância Turística de Salto, Laerte Sonsin. A eleição ocorreu na terça-feira (26), durante 1ª Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRP), realizada por meio de um vídeo conferencia. A convocação que atende o disposto no

Capítulo X, artigo 19° do estatuto da entidade, foi realizada pela Superintendente Adjunta do Serviço Autônomo de Água e Esgotos, Vanessa Kühl, no exercício da presidência do CONIRP.

O encontro ocorreu para exclusivamente, para realização da Eleição do Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Prefeitos e indicação do Tesoureiro, Controle Interno, Superintendente e membros da Diretoria Técnica. Na ocasião também foi lida e aprovação da ATA da reunião anterior.

O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí é formado, além de Indaiatuba, pelos municípios de Itu, Salto e Cabreúva. Vale ressaltar que durante todo o processo foram realizados levantamentos realizados como parte do Estudo de Impacto Ambiental.

“Meio Ambiente e fatos históricos foram pesquisados para que no local da construção da Barragem fosse possível determinar e analisar fatos de relevância histórica que possam ter ocorrido, e determinar o grau de interferência da obra, para que sua execução ocorra com o menor impacto possível. O processo de estudos prevê, também, a realização de um programa de educação patrimonial para as cidades participantes”, enfatiza o Prefeito de Indaiatuba.

A barragem do Ribeirão Piraí está localizada na na divisa de Itu e Salto e poderá armazenar aproximadamente 9 bilhões de litros de água. A obra garante a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Cabreúva, Salto e Itu.

O CONIRPI é composto por representantes dos municípios de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva, em comum acordo eles criaram o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, instalado solenemente no dia 12 de junho de 2003. Sua finalidade é planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a acelerar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, além de promover programas ou medidas destinadas à recuperação do meio ambiente das quatro cidades consorciadas, com atenção especial ao Ribeirão Piraí.

Indaiatuba

Prefeitura lança Rádio Educ para ampliar proximidade com o cidadão

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação RIC/PMI

A Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação colocou no ar, na terça-feira (23), a Rádio Educ Indaiatuba. A apresentação do projeto foi desenvolvida em um podcast com bate-papo entre o prefeito Nilson Gaspar e a secretária da pasta, dra. Graziela Milani.

Com o objetivo de levar informação e prestação de serviços, a rádio entra no ar com uma proposta de comunicar à população de Indaiatuba através de um sistema de som integrado em espaços públicos e também na web. Neste primeiro momento a Rádio Educ pode ser ouvida na praça Dom Pedro, praça do Cato (na Cecap), no novo terminal rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto” e pelo link https://redeeduc.indaiatuba.sp.gov.br/

A programação neste momento conta com spots de prestação de serviços, boletins jornalísticos e o Jornal Fatos, que entra ao vivo todos os dias das 11h30 às 12h com apresentação do locutor Agnaldo Oliveira. Todos os conteúdos da rádio, são produzidos pela equipe de comunicação já existente na própria Prefeitura.

Segundo o prefeito Nilson Gaspar, esta é mais uma ferramenta para promover a transparência e a comunicação com a população. “A gente tem percebido que as pessoas estão cada vez mais buscando os canais da Prefeitura para se informar. Muita fake news tem rolado em relação à Covid-19, por exemplo, e nós buscamos através dessa web rádio, informar, aquilo que é fato para a nossa população.”

Para a secretária de Relações Institucionais, esse é o primeiro passo do projeto. “Nos empenhamos sempre para estar próximos do cidadão e cada vez mais vamos trabalhar com esse objetivo. Um dos pilares da gestão do prefeito Nilson Gaspar é a transparência, assim, vamos continuar nos reinventando para termos uma comunicação pública sempre melhor dia-a-dia”, comentou dra. Graziela.

A Rádio Educ traz o slogan “Sintonizada em Você” e chega com o compromisso de proporcionar cultura, educação e informação. A grade de programação aos poucos será incrementada nesse sentido, de acordo com a Secretaria.

“Educ é de Educação, de Cultura e Tecnologia, com base nisso vamos estruturar esse projeto para que tenhamos diariamente um engajamento com a sociedade e suas necessidades, auxiliando por meio da comunicação nas diversas frentes que advém desses principais eixos”, explica Graziela.

Nos locais públicos a Rádio Educ Indaiatuba funciona das 8h30 às 19h e na Web 24 horas. As sugestões e críticas podem ser enviadas pelas redes sociais da Prefeitura e pelo WhatsApp (19) 9 9773-4701.

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA – VACINAÇÃO 2º DOSE

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde informa hoje (24) que as pessoas que devem tomar a segunda dose da Coronavac até o dia 04 de março devem aguardar a atualização no cadastro sobre o dia para ser vacinado. O Estado de São Paulo sinalizou o envio de um novo lote para a 2º dose nos próximos dias. Amanhã (25) o CET (Centro Esportivo do Trabalhador) estará fechado para a vacinação e será reaberto com a chegada de novas doses da vacina.

Continue Lendo

Indaiatuba

Centro de Reabilitação de Animais mantém serviço de doação de cães e gatos

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

O Centro de Reabilitação de Animais (CRA), vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, mantém o serviço de doação de cães e gatos. Os interessados em fazer a adoção responsável de um pet devem procurar o serviço de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, para dar início ao processo. Algumas imagens e informações sobre adoção podem ser acessadas no site da Prefeitura – https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/reabilitacao-animal/adocao-de-animais/. Este ano, foram doados 17 cães e dois gatos. Cerca de 80 cães e 50 gatos ainda estão no CRA à espera de um novo lar.

O veterinário responsável pelo Centro de Reabilitação, Adriano Mayoral, explica que toda doação acontece mediante entrevista e visitas na residência das famílias para verificar as condições de receber o animal. “A Associação de Proteção aos Animais de Indaiatuba (Aprai) nos ajuda nesse trabalho de vistoria nas residências. Seguimos esse procedimento com cuidado para evitarmos futuros abandonos”, explica.

Todos os animais, filhotes e adultos, disponíveis para a adoção são castrados, vacinados e microchipados com informações e identificação do proprietário.

Depois de escolher o animal, a primeira etapa para a adoção é apresentar o documento de Identidade (RG) e um comprovante de endereço, além de preencher uma ficha padrão. “O processo é simples, mas a pessoa interessada em levar um novo amigo para casa precisa entender que a adoção exige responsabilidade”, reforçou o veterinário.

O Centro de Reabilitação Animal é um serviço oferecido pela Prefeitura desde 2009, com a proposta de proteger a vida animal e a saúde pública. São apreendidos e recolhidos às dependências do CRA os animais soltos nas vias e logradouros públicos que apresentam riscos à população, ou que estejam em sofrimento; animais submetidos a maus tratos por seu proprietário; suspeitos de raiva ou outras zoonoses, e animais mantidos em condições inadequadas devido ao alojamento. Após avaliação clínica, os animais recolhidos são encaminhados para doação, quando não são resgatados pelo proprietário. O serviço também oferece castração gratuita de cães e gatos dos moradores do município.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3936-2782 e 3894-1593.

Continue Lendo









<





Populares