Connect with us

Indaiatuba

Prefeito Nilson Gaspar discute mecanismos para ampliar segurança dos ciclistas de Indaiatuba

imagem 145

Foto: Alex Jegorow RIC/PMI

O prefeito Nilson Gaspar e o secretário de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima, estiveram reunidos com representantes da ACI (Associação dos Ciclistas de Indaiatuba), para discutir e apresentar mecanismos para combater o roubo e furto de bicicletas no município. Várias ações estão em andamento e entre as sugestões apresentadas estão a criação de sinalização das rotas e o desenvolvimento de um aplicativo para ser utilizado entre os ciclistas e autoridades policiais para agilizar o atendimento de ocorrências e combater a comercialização de bicicletas provenientes de roubo ou furto. Outras ações como limpeza na Rota dos Cavaleiros abrindo mais a área de visão do ciclista bem como reparos e manutenção nas ciclovias existentes também são ações que estão sendo realizadas.

Entre as ações traçadas está a demarcação das ‘Rotas Seguras’. Serão demarcadas sete das principais rotas já utilizadas pelos ciclistas, as quais receberão sinalização e monitoramento policial. A ideia é dividir as rotas em dias da semana e cor. Cada cor corresponderá naquele exato dia da semana as ‘Rotas Seguras’ para os ciclistas, pois serão assistidas pela Guarda Civil e Polícia Militar. As rotas receberão sinalização com informações de quilometragem e até onde levará, facilitando a identificação do percurso.

Advertisement

O prefeito Nilson Gaspar destaca que a proposta é oferecer mais segurança para os ciclistas. “Nós temos muitos praticantes de ciclismo na cidade e também recebemos muitas pessoas de outras cidades para pedalar aqui, temos ótimas trilha, rotas e lugares lindos para explorar, por isso queremos garantir mais segurança e conforto para esse lazer e vamos trabalhar muito para que isso aconteça”, salienta Gaspar.

A ACI (Associação dos Ciclistas de Indaiatuba) irá desenvolver um site onde deixará disponibilizada informações referentes aos pedais como: Rotas, Dias de Rota Segura, informações para pedal iniciante e intermediário. Curiosidade de cada percurso e acontecimento voltados ao ciclismo na cidade ou região.

Um Aplicativo ACI-BIKE está em desenvolvimento pela Fiec, onde poderão ser cadastradas as bicicletas dos usuários. Será um aplicativo de fácil compreensão e aplicação onde os usuários poderão inserir até quatro fotos de cada bicicleta cadastrada, sendo uma delas do documento de posse. Em caso de ocorrência de roubo ou furto da bicicleta, o usuário do aplicativo contará com um “Botão de Alerta” que emitirá um sinal diretamente ao COI – Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil, que automaticamente ao receber a localização do aplicativo junto as características da Bike estarão deslocando a viatura mais próxima do local, agilizando a ocorrência.

Advertisement

A Guarda Civil bem como a Policia Militar também contará com o aplicativo, porém com muito mais informações do usuário comum. Ao digitar o número de chassi existente em sua maioria na parte inferior da bicicleta, será possível saber na hora quem é o proprietário e se essa bicicleta consta como produto de furto ou roubo.

No aplicativo o usuário poderá comprar e vender bicicletas com mais segurança, diminuindo os riscos de adquirir uma bicicleta roubada ou furtada. Ao vender ou comprar uma bicicleta, o usuário poderá fazer a transferência pelo aplicativo para aplicativo, transferindo a bicicleta para outro CPF. Criando assim, um histórico por onde a bicicleta passou. A previsão é de que o site esteja em funcionamento no primeiro trimestre deste ano e o aplicativo no segundo semestre do ano com todas as funcionalidades.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare