Connect with us

Sumare

Prefeito Luiz Dalben inaugura FATEC Sumaré

Published

on

O prefeito Luiz Dalben inaugurou ontem (06) à noite a FATEC (Faculdade de Tecnologia) Sumaré, quando também tiveram início as aulas da primeira turma da unidade – quarenta alunos, aprovados em vestibular, do curso tecnológico de “Gestão de Recursos Humanos”. Na oportunidade, o prefeito já anunciou a abertura de novos cursos no próximo ano – “Logística”, “Design de Produtos” e “Análise e Desenvolvimento de Sistemas” – além da revitalização da Praça da República, em frente à FATEC, com a criação de estacionamento a 45° e espaço para eventos culturais.

 “A FATEC era um sonho que estava no nosso plano de governo, para que nossos jovens tivessem a oportunidade de se profissionalizar, para estarem preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Agora, a FATEC é realidade. Um lugar feito de coração e muito suor, para dar uma formação melhor para os nossos jovens, um ensino público e de qualidade. Esse é o primeiro passo de muitos que temos para dar ainda, mas no ano que vem já teremos novos cursos e também pretendemos revitalizar a Praça da República, criando um estacionamento a 45° como foi feito na Avenida da Amizade, para atender nossos alunos e também o comércio local. Um lugar bonito, inovador, com espaço também para projetos culturais que a própria equipe da FATEC está se propondo a nos ajudar a realizar”, anunciou o prefeito Luiz Dalben.

Coordenador das FATECs do Estado, André Macedo agradeceu à parceria da Prefeitura para que a nova unidade fosse aberta. “Abrir uma FATEC não é uma coisa simples, exige muito planejamento, investimento, exige a escolha das pessoas certas, exige moldar as parcerias certas. Certamente aqui não foi exceção. Nestes tempos difíceis pra gente conseguir verbas, isso não teria acontecido sem o apoio da Prefeitura de Sumaré. Não é uma questão de merecimento, porque se fosse isso, Sumaré já teria uma FATEC há muito tempo – é a segunda maior cidade da Região Metropolitana de Campinas, um parque industrial gigantesco, uma cidade muito importante. É um sonho que existe há muito tempo e que foi possível agora porque nós temos pessoas ágeis, decididas, fazendo as coisas acontecerem. Agradeço ao prefeito Luiz Dalben pelo empenho e pela força que ele e sua equipe colocaram aqui, isso não teria acontecido sem a Prefeitura de Sumaré. Para nós é um orgulho estarmos aqui, e já estamos correndo para abrir novos cursos no ano que vem, cursos que tem tudo a ver com a economia e com as necessidades da cidade”, falou Macedo.

“Em apenas um ano e meio da atual gestão, temos mais um feito de excelência para o nosso município, para os nossos jovens. Receber a FATEC é sinal de que realmente Sumaré está andando com as próprias pernas, rumo a um futuro muito promissor”, completou a secretária municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros.

Ivanete Bellucci de Almeida é a diretora da FATEC Sumaré. “Para mim é um privilégio estar aqui, quero agradecer à cidade, que foi carinhosa com a gente, um lugar muito acolhedor, e dizer que tudo que é feito na Educação é para o bem da comunidade. Por isso, pretendemos realizar vários projetos culturais na praça, como cinema na praça, e muitas outras atividades, sempre apoiados pela comunidade, para a gente transformar este lugar em um lugar de educação de qualidade e pública – este é o nosso maior presente”, comentou ela.

Também participaram da inauguração o diretor acadêmico Dr Carlos Ribeiro, o professor e doutor Aldo Pontes, a responsável pelo vestibular, Elisabeth Riva, e o superintendente da Educação, Walter Lucas – além dos alunos, demais colaboradores da FATEC, secretários municipais e os vereadores Claudio Meskan, Ulisses Gomes, Valdir de Oliveira, Willian Souza, Rudinei Lobo, Fabinho e Tião Correia.

A FATEC Sumaré fica no Centro Administrativo Odette Jones Gigo (antiga Unopec), no Centro. O curso de “Gestão de Recursos Humanos” é realizado no período noturno e tem duração de três anos.

Além da FATEC, Sumaré também sedia, a partir deste 2º semestre, uma nova extensão da ETEC (Escola Técnica), sendo agora dois polos: um no Centro Administrativo de Nova Veneza, onde será oferecido o curso técnico de Logística, e outro na Escola Estadual João Franceschini (região central), onde já acontecem as aulas do técnico em Administração.

Sumare

Cinco pessoas morrem afogadas no final de semana no litoral paulista. Uma de Sumaré

Published

on

By

Neste domingo (06), três banhistas morreram afogados em Guarujá e dois em Mongaguá, no litoral sul Paulista.

Os afogamentos em Guarujá ocorreram na Praia da Enseada. Todos eram homens, de 24, 27 e 60 anos. Em dois casos as vítimas chegaram a ser retiradas do mar e socorridas, mas não resistiram.

Dentre as vitimas, está um jovem de 24 anos, morador de Sumaré, morreu na tarde de ontem (6) por afogamento na praia da Enseada, no Guarujá.

Três pessoas ainda estão desaparecidas no litoral paulista, sendo dois em Itanhaém e um em Mongaguá. Os desaparecidos eram todos da capital.

Neste final de semana as praias registraram lotação de visitantes. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, só na Baixada Santista mais de 1 milhão de pessoas eram esperadas por conta do feriado.

Continue Reading

Sumare

CPFL oferece curso gratuito em Sumaré

Published

on

By

cpfl

Moradores da região de Sumaré interessados em aprender um novo ofício já podem se inscrever no Curso de Formação de Eletricistas de Construção de Rede de Distribuição Elétrica da CPFL Serviços. A Escola de Eletricistas, com 32 vagas no total, é gratuita e terá aulas nos períodos diurno e noturno entre setembro e dezembro. A formação é oferecida pelo SENAI ‘Celso Charuri’, de Sumaré, em parceria com a empresa do grupo CPFL Energia.

Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam residir nas cidades de Campinas, Americana, Valinhos, Piracicaba e Jaguariúna. Além disso, é necessário ter no mínimo 18 anos, ensino fundamental completo e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B válida e definitiva. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de agosto por meio do envio do currículo atualizado para recrutaserviç[email protected] e com o título “Escola de Eletricista” no assunto do e-mail.

As etapas do processo seletivo serão eliminatórias e os testes ocorrerão entre 31 de agosto e 16 de setembro. Serão aplicados os seguintes exames: teste psicológico, teste em altura (prática), entrevista e avaliação médica. Os locais dos processos seletivos serão informados após avaliação e aprovação das inscrições. Para participar do curso, o candidato precisa ter sido aprovado em todas as etapas do processo seletivo e apresentar cópia do CPF, RG e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Obedecendo os critérios da Organização Mundial de Saúde, os decretos estaduais e municipais de quarentena e contenção da Covid-19, as aulas iniciais serão em EaD (on-line). Para isso, o aluno deverá ter acesso a computador e internet, por meio de recursos próprios, para as aulas remotas. Havendo a devida liberação, o curso presencial será realizado na cidade de Sumaré e o aluno terá à disposição hospedagem e alimentação no local.

O curso acontecerá online de 21 de setembro a 16 de outubro, durante a semana, das 8h às 18h (turma diurna com 16 alunos) e das 18h30 às 22h30 (turma noturna com 16 alunos). Se houver necessidade da realização de aulas aos sábados, os alunos serão informados previamente. A participação no curso não garante vaga no quadro de colaboradores do Grupo CPFL.

SERVIÇO – Curso gratuito de Formação de Eletricistas

Inscrições: de 17 a 28 de agosto.

Processo Seletivo: de 31 de agosto a 16 de setembro.

Local das Aulas: Inicialmente em formato EaD (online). Em caso de liberação para aulas presenciais, o curso será ministrado no SENAI “Celso Charuri”: Av. Rebouças, 3965 – Centro, Sumaré – SP

Período previsto das aulas: de 21 de setembro a 16 de outubro (online) e 7 de dezembro de 2020 (prática).

Horário previsto do curso: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h (diurno/16 alunos) e das 18h30 às 22h30 (noturno/16 alunos).

Continue Reading

Sumare

Grave acidente deixa 8 vítimas em Sumaré

Published

on

By

Na noite deste domingo (31), um grave acidente entre dois veículos de passeio deixou oito pessoas feridas, na Avenida Emílio Bôsco, região do bairro Matão, em Sumaré. As vítimas eram adolescentes do sexo masculino e feminino e algumas foram socorridas em estado grave.

As causas do acidente que ainda serão esclarecidas, a suspeita que o carro modelo Gol, tenha colidido frontalmente com o Fiat Pálio, que vinha em sentido contrário. Em decorrência do impacto, a frente do automóvel Gol ficou completamente destruída.

Diversas equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros compareceram ao local. No Fiat Pálio havia quatro ocupantes e socorridas de imediato.

Os Bombeiros tiveram muito trabalho para resgatar os cinco ocupantes do Gol, foi necessário serrar a capota para o desencarceramento das vítimas em meio às ferragens.

De acordo com paramédicos, todas as vítimas, foram socorridas com fraturas, contusões, escoriações e cortes. Foram encaminhadas ao UPA Luiz Dalben e Hospital Estadual de Sumaré

A Polícia Militar também foi acionada e ekksteve no local prestando apoio à ocorrência.

Continue Reading

Populares