Connect with us

Geral

Prefeito institui grupo para buscar parcerias público-privadas

imagem 107

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, instituiu um grupo de trabalho para buscar parcerias público-privadas e apoiar a gestão das concessões e operações urbanas consorciadas em Campinas. A utilização desses instrumentos, previstos no Plano Diretor da cidade, visa alavancar investimentos para transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais, ambientais, econômicas e culturais.

 

O grupo será formado por representantes de 11 órgãos e entidades, incluindo a Emdec, Setec, Sanasa e as secretarias de Transportes, Planejamento e Urbanismo, Finanças, Verde e Meio Ambiente, Cultura, Governo, Chefia de Gabinete do Prefeito e Desenvolvimento Econômico.  

Advertisement

 

As operações urbanas consorciadas estarão no principal foco de atuação do grupo. Esse instrumento urbanístico será utilizado para programar intervenções e medidas coordenadas pelo poder público municipal, com participação de proprietários, moradores, investidores.

 

Advertisement

O Plano Diretor de Campinas prevê que as operações urbanas consorciada poderão ser utilizadas nas Macrozonas Metropolitanas e de Estruturação Urbana, preferencialmente nos polos de desenvolvimento estratégico, ao longo da rede estrutural de mobilidade, em áreas potenciais para grandes empreendimentos e regiões que envolvem áreas indicadas para projetos urbanos.

 

“A proposta dessas operações é requalificar áreas importantes da cidade, com participação de investimentos privados, para promover seu desenvolvimento e irradiar, também para seu entorno, os benefícios”, disse o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, que coordena o grupo de trabalho.

Advertisement

 

A operação permite a intervenção em um território menor da cidade, com um conjunto de regras e diretrizes específicas, como mudança nos padrões de uso e ocupação do solo e potencial construtivo, entre outros.

 

Advertisement

Na Macrozona Metropolitana estão bairros como Santa Genebra, Santo Antônio, a região do Galleria Shopping, as áreas ao longo das rodovias, entorno dos aeroportos, do Ciatec 2, além de Nova Aparecida, Jardim Garcia, Santa Lúcia e São Domingos. A Macrozona de Estruturação Urbana abrange a região situada integralmente no perímetro urbano, possui áreas reconhecidamente consolidadas e outras em fase de consolidação, como é o caso da Vila Costa e Silva, Jardim Primavera, Parque São Quirino, Centro, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Real Parque, Guará, Proença, São Bernardo e Taquaral.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare