Connect with us

Geral

Prefeito envia ofício ao ministro da Saúde sobre abastecimento de vacinas

imagem 85

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a área de Saúde, enviou ofício ao Ministério da Saúde, nesta terça-feira, 9 de agosto, para solicitar reunião emergencial com o ministro Marcelo Queiroga para discutir a regularização do abastecimento de vacinas aos municípios brasileiros. 

 

A distribuição dos imunizantes, principalmente a BCG (contra tuberculose) e a vacina contra rotavírus, está abaixo das demandas das cidades. Campinas, por exemplo, há pelo menos dois meses, tem recebido 50% da quantidade necessária da vacina contra o rotavírus. 

Advertisement

 

De acordo com o prefeito, a situação é preocupante, pois a Campanha Nacional de Multivacinação está em andamento desde a última segunda-feira, dia 8. A Secretaria Municipal de Saúde alertou que a demanda pela vacina é maior na vigência deste tipo de estratégia. 

 

Advertisement

“A falta de vacinas pode prejudicar a adesão da população à campanha e comprometer a credibilidade do Programa Nacional de Imunização”, afirmou o prefeito. 

 

Além disso, nos últimos anos, as coberturas vacinais vêm caindo em todo o mundo, o que aumenta a chance de reintrodução de doenças, os casos e os surtos de enfermidades imunopreveníveis.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare