Connect with us

Geral

Prefeito em exercício recepciona Gilberto Kassab em inauguração no CPNEM

Publicado

em

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) inaugurou nesta terça-feira, dia 26 de junho, um novo prédio no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). A instalação será dedicado à consolidação de um avançado parque de microscopia eletrônica, singular na América Latina. O evento teve a presença do Ministro de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e foi realizado no auditório do Laboratório, em Campinas.
O Ministro ressaltou que cada vez que vem ao CNPEM, e a Campinas, se sente mais brasileiro e acredita mais no País. Ele também destacou a importância do poder público para a área científica. “Campinas é um dos principais berços da ciência no mundo. Cada passo, cada professor vinculado faz com que se entenda o potencial de desenvolvimento do Brasil”, afirmou.
O prefeito em exercício de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, ressaltou que a vocação do município para a tecnologia foi mais uma vez reforçada com o espaço. “As novas instalações do laboratório são muito importantes em todo o encadeamento com os outros laboratórios e centros de pesquisa em Campinas, proporcionando o desenvolvimento de diversas áreas”, pontuou.
Criado há sete anos, o Laboratório possui seis microscópios eletrônicos e as novas instalações abrigarão três novos aparelhos de criomicroscopia. O espaço abriga atividades de 13 pesquisadores e também pode ser usado por empresas e profissionais de outros laboratórios e centros de pesquisa. O total de investimento dispendido pelo MCTIC é de R$ 60 milhões em cinco anos.
As autoridades foram recebidas pelo diretor-geral pro tempore do CNPEM, Adalberto Fazzio, e pelo presidente do Conselho de Administração do Centro, Rogério Cezar de Cerqueira Leite. Também participaram do evento o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz e o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel, além do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben.
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social qualificada pelo MCTIC. Localizado em Campinas, possui quatro laboratórios que são referências mundiais e estão abertos à comunidade científica e empresarial: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE)  e Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Geral

Secretaria de Saúde atualiza dados da pandemia de Covid-19 em Campinas

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados da pandemia de Covid-19 em Campinas nesta segunda-feira, dia 18 de janeiro. O município tem 55.995 casos confirmados da doença, 610 a mais que na sexta-feira, dia 15. Mais oito mortes foram registradas, totalizando 1.560 óbitos pela doença. Outras 10 mortes estão em investigação.

 

 

Há 609 casos sendo investigados (33 a mais) e 141.706 foram descartados (1.912 a mais). Dos casos confirmados, 53.758 pessoas já se recuperaram (985 a mais), 232 estão internadas com Covid-19 (seis a mais) e 118 estão em isolamento domiciliar (474 a menos).

 

 

Perfil das vítimas

 

Cinco das vítimas eram mulheres e três eram homens. Todas apresentavam comorbidades e tinham mais de 60 anos de idade, sendo que uma era maior de 90 anos, três tinham entre 80 e 89 anos e quatro entre 70 e 79 anos.

 

Sobre as vítimas

 

– Homem de 89 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 8 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

 

– Homem de 79 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 4 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

 

– Mulher de 78 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 13 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

 

– Mulher de 71 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 7 de janeiro em hospital público. O exame foi no laboratório do instituto adolfo lutz.

 

– Mulher de 77 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 14 de janeiro em hospital público. O exame foi no laboratório do instituto adolfo lutz.

 

– Homem de 85 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 11 de janeiro em hospital privado. O exame foi no laboratório do instituto adolfo lutz.

 

– Mulher de 84 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 12 de janeiro em hospital privado. O exame foi em hospital privado.

 

– Mulher de 92 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 17 de janeiro em hospital privado. O exame foi clínico e por tomografia.

 

 

Informações

 

Todas as informações sobre o novo coronavírus ou a Covid-19 podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br. Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.

Continue Lendo

Geral

Governo lança site Vacina Já para pré-cadastro da imunização contra COVID-19

Publicado

em

Por

O Governo de São Paulo lançou neste domingo (17) o site www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar a campanha de vacinação contra o COVID-19 no estado.

Nele, todas as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem fazer um pré-cadastro. Nesta primeira etapa, o grupo prioritário é formado por profissionais de saúde e indígenas.

O pré-cadastro não é um agendamento, mas vai garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar a formação de aglomerações. O fornecimento das informações é opcional, mas a participação de cada um vai ajudar toda a sociedade.

Quem não conseguir fazer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele. Apenas será necessário fazer o cadastro completo na unidade de vacinação. A maior parte dos profissionais de saúde vai receber a vacina nos seus locais de trabalho.

Continue Lendo

Geral

Vereador cobra informações sobre trechos defeituosos nos corredores do BRT

Publicado

em

Por

O vereador Rodrigo da Farmadic (DEM) protocolou requerimento à prefeitura pedindo explicações em relação a trechos do BRT (Bus Rapid Transit) que considera defeituosos. “Diante dos relatos que tenho recebido sobre buracos e problemas na pavimentação de alguns pontos da obra do BRT, requeiro informações sobre as providências que devem ser tomadas pela empresa responsável pelas obras. Sabemos que o BRT é uma obra que vai trazer um benefício inestimável à mobilidade urbana, mas não podemos deixar que efeitos colaterais prejudiquem a população”, diz.

Para o parlamentar, o Executivo deve providenciar imediatamente os consertos e ajustes necessários, antes mesmo da inauguração da totalidade da obra.  “Entendemos que os reparos devem ser feitos imediatamente após a constatação dos danos, priorizando a utilização das melhores práticas construtivas e minimizando o impacto aos motoristas que já vêm sofrendo com estes buracos e falhas”, afirma.

No requerimento, Farmadic solicita informações sobre o procedimento adotado no canteiro de obras em relação a anomalias (buracos, fissuras, depressões, desmanche) aferidas na pavimentação em decorrência das obras do BRT. Ele também questiona em que prazo a manutenção deve ocorrer.

“Também queremos saber qual é a disposição contratual específica aplicável em face da empresa responsável, quanto à manutenção das anomalias aferidas nas vias liberadas para trânsito. E, considerando a recorrência dos problemas reportados, se há controle efetivo de fiscalização sobre as práticas de engenharia e materiais utilizados pela empresa responsável”, afirma.

Por fim, conclui o vereador, caso a resposta a este último questionamento seja afirmativo, a prefeitura deve informar se o controle e as práticas estão de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Municipalidade.

Continue Lendo









<





Populares