Connect with us

Geral

Prefeito doa sangue e alerta para estoques críticos do Hemocentro

imagem 130

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, doou sangue na tarde desta terça-feira, dia 14 de junho, no posto de coleta do Hemocentro da Unicamp, instalado no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, data que marca o Dia Mundial da Doação. O prefeito ressaltou a importância de a população doar sangue para salvar vidas especialmente neste momento em que o Hemocentro, responsável pelo fornecimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da região, está com estoques em situação crítica.

 

“Sou urologista e fiz muitas cirurgias que precisam de sangue. Quando o estoque diminui é motivo de preocupação para todo cirurgião. O Dia Mundial da Doação chama a atenção para a importância desse gesto de amor ao próximo”, disse Dário, que foi ao posto acompanhado do presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.

Advertisement

 

 

O estoque de sangue do Hemocentro está preocupante. Nesta terça-feira, o tipo sanguíneo A+ está em estado de alerta, enquanto os demais estoques estão críticos.

Advertisement

 

 

Podem doar sangue pessoas entre 18 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos não podem realizar a doação, se for a primeira vez. Jovens entre 16 e 17 anos também podem doar, mas devem ser estar acompanhados pelos responsáveis e ter o consentimento formal deles. O doador deve pesar no mínimo 50 kg.

Advertisement

 

 

Quem for doar, deve levar documento oficial com foto; saber o endereço, com o CEP; não estar de jejum antes da doação. Se for doar após o almoço, o doador deve aguardar três horas para realizar a doação.

Advertisement

 

 

Não pode doar quem está com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre; for portador de sífilis, malária, ou doença de Chagas; for alcoolista crônico ou tiver ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; estiver sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis; tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade; tenha realizado endoscopia nos últimos seis meses; estiver grávida, em período até três meses pós-parto ou se estiver amamentando.

Advertisement

 

 

Onde doar

Advertisement

 

 

Posto Unicamp – Hemocentro – Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária, “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, de segunda a sábado, inclusive feriados, das 7h30 às 15h.

Advertisement

 

 

Posto Mário Gatti – Avenida. Prefeito Faria Lima, 340, Parque, de segunda a sábado, inclusive feriados, das 7h30 às 15h.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare