Connect with us

Geral

Prefeito de Campinas toma posse como vice-presidente de Saúde da FNP

imagem 109

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi eleito e tomou posse como vice-presidente de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na manhã desta quinta-feira, dia 15 de abril. A eleição da nova diretoria-executiva e do conselho fiscal para a gestão 2021/2023 foi realizada virtualmente durante a 79ª reunião ordinária da FNP e a cerimônia de posse foi transmitida ao vivo no canal da FNP no YouTube.



O ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette, deixa o cargo de presidente da FNP após quatro anos de mandato. Quem assume pelo próximo biênio é Edvaldo Nogueira, prefeito reeleito de Aracaju (Sergipe). O cargo de primeiro vice-presidente eleito é de Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o de segundo vice-presidente é de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. A secretaria geral ficou com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.


Dário cumprimentou e agradeceu Jonas Donizette pelo trabalho realizado e cumprimentou o novo presidente da entidade, que reúne prefeitos de cidades com mais de 80 mil habitantes no Brasil. “Quero fazer uma homenagem ao ex-prefeito Jonas e dizer que tenho orgulho de ser seu sucessor na Prefeitura de Campinas. Também o parabenizo pelo trabalho na FNP e desejo ao novo presidente, Edvaldo, que continue com o trabalho que o Jonas começou para fortalecer as prefeituras e os municípios”, disse Dário.

Advertisement


Saadi também falou sobre o cargo que assume na Frente Nacional de Prefeitos. “Como vice-presidente da Saúde, eu quero fazer um trabalho conjunto com o presidente Edvaldo e com todos os prefeitos neste momento de pandemia e dar orgulho a todos que me apoiaram nesta indicação”, planeja.


A cerimônia de posse foi marcada por assuntos ligados à pandemia do coronavírus e os desafios que as cidades enfrentam neste momento. Contou com a participação do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, que traçou um panorama geral na pandemia no Brasil e de Mariângela Simão, diretora-geral assistente para Acesso a Medicamentos e Produtos Farmacêuticos da OMS, que falou sobre vacinas e tratamento precoce contra a Covid.



Na cerimônia de posse foi feita uma homenagem aos prefeitos e às pessoas que morreram recentemente de Covid-19. O novo presidente Edvaldo Nogueira também pediu um minuto de silêncio para lembrar as vítimas.



Discursos

Deixando o cargo de presidente, Jonas Donizette destacou em seu discurso o papel das cidades na vida das pessoas e seu  trabalho nos quatro anos no comando da FNP. “Foi pra mim um período de aprendizado. Conseguimos fazer com que o Brasil perceba o quanto os municípios são importantes. As pessoas moram nas cidades, usam saúde e educação nas cidades. No entanto,a participação dos municípios no bolo tributário é pequena em relação ao tanto de serviços que as prefeituras oferecem os cidadãos”, disse Jonas.

Advertisement


O novo presidente Edvaldo Nogueira pretende continuar buscando a promoção dos governos. “Tenho a crença de que os municípios serão o centro do desenvolvimento mundial. É preciso que a FNP tenha protagonismo neste papel, para que as cidades possam crescer e se desenvolver. Faço um pedido a todos os prefeitos, para que a gente possa encontrar saídas e contribuir para o desenvolvimento do municipalismo brasileiro”, planeja.


Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 412 municípios com mais de 80 mil habitantes (estimativa do IBGE 2020).

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare