Connect with us

Geral

Prefeito Dário Saadi participa de inaugurações e feira no CNPEM

imagem 99

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da inauguração das instalações do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais e da visita à Primeira Feira Brasileira do Nióbio, nesta sexta-feira, 8 de outubro. O evento teve as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro e de outras autoridades, como o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; do ministro da Educação, Milton Ribeiro; do ministro da Defesa, Walter Braga Neto.
Campinas é uma metrópole, com vocação para a tecnologia e o conhecimento. É um orgulho sediar uma instituição como o CNPEM, um dos mais importantes centros de pesquisa e tecnologia do país. O investimento neste centro de pesquisa é muito importante para que nosso país avance na tecnologia”, disse Dário Saadi.
O evento marcou a inauguração dos laboratórios de apoio ao acelerador de partículas do Sirius; das instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia, dedicado à pesquisa de nanodispositivos e nanossistemas; e da Ilum – Escola de Ciência, que terá cursos de graduação com imersão nas tecnologias do CNPEM. As instalações estão localizadas no Polo II de Alta Tecnlogia de Campinas, no Bosque das Palmeiras, região Norte do município.
Investir em tecnologia é a certeza de um país de sucesso, de uma grande nação”, disse o presidente da República, Jair Bolsonaro.
Também na ocasião foi aberta a Primeira Feira Brasileira do Nióbio, visitada pelas autoridades. Foram apresentados produtos que utilizam o minério na composição. O Brasil detém 95% das reservas mundiais de nióbio, utilizado em estruturas de diversos materiais.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, destacou que a ciência contribui com a qualidade de vida das pessoas e por isso é fundamental investir no avanço das tecnologias. “A ciência está ao nosso redor, no nosso dia a dia”, disse.
Para o diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa e Energia em Materiais (CNPEM), José Roque, “a ciência e a tecnologia geram riqueza ao país e, com isso, um país melhor.”
Com a presença das autoridades, foram assinados acordos e termos de cooperação entre o CNPEM e outras instituições. O prefeito estava acompanhado pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi. Também participaram do evento deputados estaduais e federais, secretários nacionais, vereadores, diretores e funcionários do CNPEM, entre outros.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare