Connect with us

Indaiatuba

Prefeito anuncia plano de modernização do sistema de Zona Azul no município

Publicado

em

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

O prefeito Nilson Gaspar reuniu a imprensa na tarde desta quarta-feira (11) para anunciar o projeto de implantação da Zona Azul Eletrônica. A utilização do estacionamento rotativo no município será feita por meio do aplicativo Digipare. As mudanças também incluem o aumento da oferta de vagas de estacionamento na região central da cidade e na avenida Francisco de Paula Leite. O horário de funcionamento e o valor da Zona Azul permanecem os mesmos. O novo sistema será implantado na primeira quinzena de junho.

Segundo o prefeito, todas as mudanças foram discutidas em reunião com os comerciantes dessas regiões, que apoiam tanto a modernização do sistema como a ampliação das vagas. “Vamos melhorar a fiscalização para dar maior rotatividade ao estacionamento e, consequentemente, liberar mais vagas para que as pessoas possam estacionar seus veículos e utilizar o comércio e os serviços dessas regiões com mais comodidade”, justificou.

Pelo aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente, será possível adquirir créditos e escolher o período de utilização do estacionamento. Ao estacionar, o usuário emite o tíquete diretamente pelo celular, descontando o valor do saldo total. Também permite a renovação do tempo de uso da vaga até o tempo limite de duas horas. “Nossa proposta é proporcionar mais agilidade ao sistema e maior comodidade e segurança aos usuários”, reforçou o prefeito.

Quem não quiser baixar o aplicativo no celular terá a possibilidade de comprar crédito para uso em determinado período de tempo nos 48 pontos de vendas existentes nas áreas de abrangência da Zona Azul, ou com os fiscais na rua.

Para quem ainda tem os talões de estacionamento, o prefeito anunciou que haverá um período de transição de 45 dias, a partir da data de início do novo sistema de Zona Azul Eletrônica.

A Zona Azul continua funcionando de segunda à sexta-feira, das 10h às 15h30, e aos sábados, das 9h às 12h. Aos domingos o estacionamento é livre. O valor permanece o mesmo, R$ 0,90 por meia hora e R$ 1,60 por hora.

O diretor da Tecpark, Aloisio Roberto Nascimento, acrescentou que as mudanças eram necessárias. “Há 15 anos a TecPark opera em Indaiatuba, a cidade cresceu e o número de veículos aumentou, por isso é preciso melhorar a oferta de vagas e reforçar a rotatividade das vagas disponíveis nessas regiões comerciais”, argumentou.

A segurança do aplicativo também foi outro ponto reforçado pelo diretor do sistema Digipare, Fábio Batistella. “Hoje o aplicativo da Digipare é utilizado em mais de 40 municípios, incluindo São Paulo, e conta com mais de 300 mil usuários, com total segurança”, acrescentou.

Mais vagas

Gaspar informou que o plano de modernização do sistema de estacionamento rotativo em Indaiatuba também inclui a ampliação de 489 vagas de estacionamento rotativo, além de 25 para idosos e 11 para deficientes, no Centro e Boulevard da Cecap. Atualmente a Zona Azul disponibiliza 816 vagas comuns, 52 para idosos e 19 para deficientes.

No Centro, o estacionamento de Zona Azul abrangia 16 ruas: 24 de Maio, entre Pedro Gonçalves x Oswaldo Cruz; 11 de Junho, entre Pedro Gonçalves x 13 de Maio; Padre Bento Pacheco, entre Pedro Gonçalves x Ademar de Barros; Cerqueira Cesar, entre Pedro Gonçalves x Ademar de Barros; Bernardino de Campos, entre Pedro Gonçalves x 9 de Julho; Siqueira Campos, entre Pedro Gonçalves x 9 de Julho; Sete de Setembro, entre Candelária x Pedro de Toledo; Pedro Gonçalves, entre 24 de Maio x Sete de Setembro; Candelária, entre Humaitá x Sete de Setembro; XV de Novembro, entre Humaitá x Sete de Setembro; Pedro de Toledo, entre Humaitá x Siqueira Campos; 9 de Julho, entre 24 de Maio x Siqueira Campos; 13 de Maio, entre 24 de Maio x Bernardino de Campos; Ademar de Barros, entre 24 de Maio x Cerqueira Cesar; Oswaldo Cruz, entre 24 de Maio x 11 de Junho; rua Tuiuti, entre 24 de Maio x 11 de Junho.

Com as mudanças, o Centro contará com 17 ruas de Zona Azul. A principal novidade é a rua Humaitá, que passará a contar com estacionamento rotativo entre a rua Pedro Gonçalves até a Oswaldo Cruz. Seguindo as ruas paralelas à Humaitá, a rua Vinte e Quatro de Maio permanecerá com o mesmo trecho de Zona Azul. Na rua Onze de Junho o estacionamento rotativo foi estendido para a quadra entre as ruas 13 de Maio até a Ademar de Barros; na Padre Bento Pacheco, o novo trecho vai da Pedro Gonçalves até a Cinco de Julho; na Cerqueira César, mais duas quadras entraram na rotatividade, sendo uma da Pedro Gonçalves até a Cinco de Julho, e outra da Ademar de Barros até Tuiuti; na Bernardino de Campos, outras duas quadras estão com Zona Azul, da Pedro Gonçalves até a Cinco de Julho, e da Nove de Julho até a Treze de Maio; na Siqueira Campos, a Zona Azul foi ampliada da Nove de Julho a Ademar de Barros; e na rua Sete de Setembro, entre Pedro Gonçalves e Candelária.

A rua Pedro Gonçalves está com Zona Azul ampliada no trecho entre a Vinte e Quatro de Maio e Humaitá; a rua Nove de Julho, também teve duas quadras ampliadas, entre a rua Sete de Setembro e Siqueira Campos, e entre a Vinte e Quatro de Maio e Humaitá; na rua Treze de Maio, entre a Siqueira Campos e Bernardino de Campos, e entre a Vinte e Quatro de Maio e Humaitá. As ruas Ademar de Barros, Tuiuti e Oswaldo Cruz, também tiveram a área de estacionamento rotativo ampliada nos trechos entre as quadras da Vinte e Quatro de Maio e Humaitá.

Nas ruas Candelária, Quinze de Novembro e Pedro de Toledo não haverá nenhuma mudança no trecho de estacionamento rotativo.

Na avenida Francisco de Paula Leite, a Zona Azul funciona em toda a extensão do Boulevard da Cecap, do lado direito para quem segue sentido centro-bairro. Depois da mudança, o estacionamento rotativo passará a valer também para o lado esquerdo da avenida, do trecho entre as ruas Domacyr Stocco Júnior e Francisco Castelo.

Deficientes e idosos continuam com direito ao estacionamento gratuito em qualquer vaga nas áreas de Zona Azul, desde que os veículos estejam devidamente identificados.

Em Indaiatuba, a Zona Azul é administrada pela empresa TecPark, que tem a concessão do serviço. O estacionamento rotativo pago foi criado com objetivo de promover a rotatividade das vagas existentes, disciplinar o espaço urbano e, como consequência, permitir maior oferta de estacionamento.

Também participaram da entrevista coletiva, a coordenadora da TecPark, Sueli da Silva Porto Cela, e o gerente de operações, Reinaldo Pereira.

Aplicativo

Para instalar o aplicativo digite “zona azul” na barra de busca da sua loja de downloads (App Store do iPhone ou Play Store do sistema Android) e procure na lista pelo Digipare. Após fazer o download gratuito é preciso cadastrar o CPF do usuário e os dados do veículo. A compra dos créditos da Zona Azul pode ser feita com cartão de crédito.

Ao estacionar o motorista acessa o app, escolhe o tempo que vai ocupar a vaga e paga o tíquete diretamente pelo celular com toda a comodidade e conforto.

Usuários cadastrados no sistema Digipare (pelo CPF) também podem emitir o tíquete enviando SMS ou fazendo uma ligação 0800 e ouvir as instruções de uso até o final da ligação. As informações completas estão disponíveis no link www.digipare.com.br/cidades

Seja qual for o meio de pagamento escolhido, será preciso informar corretamente a placa do veículo que vai ocupar a vaga da Zona Azul no ato da emissão do tíquete. Esta informação é fundamental para que o motorista evite multas no estacionamento rotativo.

Se o usuário tem mais de um veículo cadastrado no sistema é necessário sempre observar para qual placa está emitindo o tíquete.

Em caso de dúvidas o motorista deverá consultar o SAC da Digipare:

0800-941-3444, ou, se preferir, pode mandar um email para a equipe de atendimento no endereço eletrônico: [email protected] .

Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

Continue Lendo

Populares