Connect with us

Geral

Prefeito abre Oficina de Sustentabilidade oferecida pela PUC-Campinas

imagem 191

As universidades são fundamentais no conhecimento, nas pesquisas, nas propostas. Aqui, são os secretários e presidentes de autarquias que vão colocar as ideias na prática, no dia a dia”, disse o prefeito.
Segundo Dário Saadi, Campinas tem sido reconhecida e premiada por sua atuação como líder na área do meio ambiente e gestão de sustentabilidade no Brasil e no mundo. “Mas sempre é possível avançar mais”, reforçou.
Dário relembrou o objetivo de Campinas: tornar-se a cidade com o maior sistema de inovação e tecnologia do Brasil. “Isto tem que caminhar junto com o desenvolvimento sustentável. E é importante ter a Academia para somar esforços”, pontuou.
O programa de pós-graduação em Sustentabilidade é oferecido pela PUC-Campinas desde 2015. O objetivo é qualificar os alunos de forma interdisciplinar para atuar em contextos diversos como pesquisa científica, desenvolvimento de projetos, políticas públicas, assessoria ao setor produtivo, entre outros.
Na manhã desta quarta-feira, a universidade colocou para os dirigentes municipais parte do conteúdo ministrado no programa de pós-graduação. Foi a primeira vez que a Prefeitura participou do curso.
Para o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, esta parceria da universidade com o poder público tem enorme potencial. O secretário ressaltou para todos os presentes o reconhecimento que Campinas tem na área ambiental.
Campinas foi selecionada pela União Europeia entre dez cidades no mundo com experiências exitosas em planejamento e sustentabilidade. Um dos projetos reconhecidos foi o de Parques Lineares”, disse Rogério Menezes.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a parceria com a universidade é um marco importante de novos tempos entre a Academia e a área pública. “É importante que a Prefeitura possa usufruir do conhecimento acadêmico para propor inovações que levem à melhoria na qualidade de vida do campineiro”, afirmou Paulella.
Também participaram da abertura da oficina o vereador Luiz Carlos Rossini, presidente da Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Campinas, e Camila Brasil Gonçalves Campos, diretora do Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas,.Na ocasião, ela apresentou o programa de mestrado do curso.
As palestras da oficina foram ministradas pelos professores do Curso de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas: Cândido Ferreira da Silva Filho, que apresentou “Cidades e o Desenvolvimento Sustentável”; Diego de Melo Conti, com a palestra “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”; Duarcides Ferreira Mariosa, responsável pelo tema “Gestão Sustentável de Recursos Hídricos” e Orandi Mina Falsarella, que falou sobre “Bacias Hidrográficas Inteligentes”.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare