Connect with us

Geral

PRATAS DA CASA: Professor Sérgio Giacomello

imagem 359 scaled

Desde cedo, o esporte escreve o roteiro de vida de Sérgio Luís Giacomello, professor e servidor público da Secretaria de Esportes e Lazer. A descoberta veio já como estudante da Escola Municipal de Educação Fundamental Professor Vicente Rao, localizada no Parque Industrial, em Campinas.

A base adquirida nas aulas de educação física, especialmente no atletismo, começava a sedimentar a carreira e a apresentar resultados significativos: já na Etecap, Escola Técnica de Campinas, foi aprovado e chamado a integrar o Projeto Futuro, iniciativa da Secretaria de Esportes do Estado.

Foi o primeiro salto, que se desdobrou para todos os aspectos da vida de Giacomello. Cresceu como cidadão; incorporou o lema do servidor – “a missão de servir e ajudar”, que virou seu mantra nas ações diárias.

Advertisement

Como professor universitário, passou a valorizar a importante conexão entre gerações, vínculo que une o conhecimento à vitalidade. “E essa dupla fornece energia para a criação de projetos que contribuirão grandemente para a sociedade”, aponta o professor.

Mudança para São Paulo e retorno a Campinas
Ainda adolescente, o estudante Sérgio, com o consentimento dos pais, trocou
Campinas por São Paulo. Ao mesmo tempo em que surgia como atleta promissor de atletismo nos treinamentos e provas realizadas no Complexo Constâncio Vaz Guimarães, cursava química no Colégio Técnico Oswaldo Cruz. Conheceu muita gente ligada à área e tantas outras que tinham no esporte um meio de vida. O mundo da autonomia começava a ser explorado.

Aos 18 anos fez a escolha de voltar para Campinas e, na Unicamp, fazer o curso de Química. A parte técnica estava em dia e o emprego, numa renomada empresa da época, também. Mas, para a surpresa da família, quando iria iniciar o terceiro ano da faculdade, a semente do esporte despertou da sua latência: prestou vestibular para Educação Física na Puccamp e desviou a rota. Ou melhor, retomou a rota original e embicou a vida no sentido do esporte.
Tenho muito claro, sei disso até hoje, que, na segunda semana do curso de Educação Física, tinha certeza do que eu queria. E tracei a meta de voltar à faculdade como professor”, relembra.

Advertisement

A função de técnico em Química garantia o suficiente para as despesas cotidianas e o pagamento do curso. Depois da formatura, veio a pós-graduação. A Química foi precocemente aposentada, mas deixou como herança a prática do planejamento, importante e ainda presente nas ações das últimas décadas.

No ano de 1998, logo após a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o destino se manifestou novamente e a Prefeitura de Campinas abriu concurso público para professor de Educação Física.

Servidor Público
Aprovado, o professor Sérgio Luiz Giacomelli iniciava a trajetória de servidor público municipal na Praça de Esportes do Jardim São Vicente, em Campinas, tendo como coordenador Domingos Gigli, uma das referências da Secretaria de Esportes e Lazer, que se aposentou recentemente.

Advertisement

Com poucos recursos, a criatividade estava sempre presente. “Um pedaço de madeira era transformado em raquete de tênis. Fizemos ainda aula de golfe, imagina? Variamos do basquete, vôlei, handebol e futebol”, recorda.

Pouco tempo depois, começou a trabalhar com idosos e deficientes, algo absolutamente novo na vida dele. Empregou sua forte determinação e a experiência adquirida em atuações passadas. Mas também aprendeu muito com seus novos alunos: “entre os deficientes, cegos, crianças autistas, e atletas com deficiência, ganhamos um aprendizado inesquecível”.

A postura de uma senhora idosa segue viva na lembrança: “alguns meses depois de iniciarmos o trabalho, ela me chamou e confidenciou que, antes, só descia uma vez por dia do apartamento onde morava. Com os treinos, ganhou força, disposição, eliminou peso e passou a caminhar com naturalidade. A ausência do elevador nem era sentida”, explicou.

Advertisement

Fiec Projeto Novo
Inspirado por esses resultados, o professor voltou à faculdade para concluir o aprendizado relacionado aos alunos especiais, visando contribuir ainda mais com a população. Na Unicamp, defendeu tese de mestrado com o tema Esportes e Sociedade.
Paralelamente, foi designado como integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Dedicou-se a estudar profundamente como devem ser repassadas as verbas públicas para as organizações da sociedade. E depois de obter consultoria jurídica, o professor Sergio adequou a situação para a Secretaria de Esportes e Lazer que destina recursos por intermédio do FIEC, Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas.

O empenho e a disponibilidade para participar de Giacomelli continuam rendendo frutos, na forma de novos projetos em cuja implantação ele está envolvido. O apoio do prefeito Dário Saadi e do Secretário de Esportes, Fernando Vanin, abre caminho para as inovações, que têm como objetivo comum ampliar o público atendido pela SMEL e ampliar as formas de engajamento da comunidade.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare