Connect with us

Geral

Praça João Pereira Pedroso Neto é entregue para população de Campinas

imagem 344

Moradores da região dos DICs ganharam mais um espaço esportivo e de lazer neste sábado, dia 28 de maio: a Praça João Pereira Pedroso Neto, localizada na Rua Bárbara Heliodora, esquina com a rua Itália Fausta, no Parque Vista Alegre. Com uma área de quase 12 mil metros quadrados, a área, entregue em evento no local, pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, beneficiará 30 mil pessoas. O investimento foi de R$ 780 mil. 

 

A praça recebeu campo de futebol gramado com alambrado, campo de futebol society com grama sintética, quadra de vôlei de praia, academia ao ar livre, parquinho, iluminação, calçadas em concreto, plantio de grama e paisagismo. A obra é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Serviços Públicos e Infraestrutura.

Advertisement

 

A entrega foi feita com a praça cheia. Famílias levaram os filhos para conhecer o espaço e se divertir nos brinquedos do parquinho. Jovens do time de futebol, que treina no campo instalado no equipamento, também estavam por lá. Uniformizadas, jogavam bola no local e a goleira até defendeu um “pênalti” do prefeito Dário Saadi. 

 

Advertisement

​De acordo com o prefeito de Campinas, a concretização desse projeto é resultado de uma somatória de esforços, entre a população e o poder público. “Este é um espaço em que cabe todo mundo. Não é somente para esporte, mas também para o lazer e a qualidade de vida. Locais como esse melhoram a qualidade de vida da população, a condição de saúde, o humor e a integração social”, disse. 

 

Conforme o secretário Municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, o equipamento integra as mais de 300 áreas novas que foram urbanizadas nos últimos anos e nas quais se somarão novas obras na região do Ouro Verde a serem inauguradas ainda neste ano. Paulella frisou que é um equipamento ecológico. “São quase 12 mil metros quadrados de área, com iluminação, para uso noturno, inclusive. Plantamos cerca de 200 palmeiras e mais de 300 plantas arbustivas para o paisagismo. A área também foi toda gramada e o calçamento possibilitará que as pessoas façam caminhadas”.

Advertisement

 

O vereador Rodrigo da Farmadic, representando a Câmara Municipal, enfatizou o compromisso do prefeito Dário Saadi, ainda quando atuava como secretário de Esportes, para que a obra pudesse ser concluída. O parlamentar reforçou que é uma entrega muito importante para a região e confirmou ainda a relevância ambiental da obra, uma vez que havia no local um ponto de descarte irregular de entulhos – problema agora solucionado com a urbanização. 

 

Advertisement

A família de João Pereira Pedroso Neto, o João Paraná, que dá nome à praça, foi representada pelo filho do homenageado, João Gabriel Pedroso. Gabriel disse ter certeza de que, onde quer que seu pai esteja, deve ter ficado feliz com essa homenagem. Agradecendo a todos os envolvidos no projeto, o líder comunitário, Cícero Barbosa, presidente da Associação dos Moradores do Parque Vista Alegre, lembrou que a praça atenderá não somente aos moradores do bairro, mas também aos residentes dos bairros do entorno como Santo Antonio, Carajás e DIC IV.

 

Também estiveram presentes na cerimônia, Márcia Quintanilha, representante do deputado federal Orlando Silva (responsável pela emenda parlamentar que possibilitou a construção do campo society); do presidente da Ceasa Campinas, Valter Greve; diretor de Convênios da Prefeitura, Flávio Rabetti; dos vereadores Gustavo Petta e Otto Alejandro; do diretor de futebol amador, José Ribeiro; e de profissionais da Secretaria de Serviços Públicos.

Advertisement

 

Benção

 

Advertisement

No início do evento, a praça recebeu uma benção do padre Amauri Thomazzi da Paróquia São Geraldo Magela. Além de realizar orações, o padre parabenizou a indicação no nome de João Paraná para homenagear, uma vez que João foi uma pessoa muito atuante na comunidade, sendo ativo na área esportiva, comercial e também religiosa.

 

Quem foi João Paraná

Advertisement

 

A praça foi nomeada em homenagem a João Pereira Pedroso Neto, o João Paraná. Nascido em Abatiá (PR), em 22 de outubro de 1951. Veio para Campinas em 1979. Morou no Jardim Campos Elíseos. Em 1990 foi morar no Vista Alegre com a esposa e os três filhos. Ajudou na conquista de melhorias como água e energia para o bairro. Fundou o time de futebol “Paraná FC”. Faleceu em 7 de setembro de 2015. A praça foi denominada pelo vereador Rodrigo da Farmadic e a lei sancionada em 23 de setembro de 2020.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare