Connect with us

Geral

População da Vila San Martin recebe ciclovia de 1,3 km revitalizada

imagem 49

A população da Vila San Martin, no Distrito de Nova Aparecida, já usufrui de uma ciclovia totalmente revitalizada. Nesta quinta-feira, 5 de maio, o prefeito Dário Saadi entregou a revitalização da ciclovia San Martin, que possui 1,3 km de extensão. As melhorias foram realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

O ato foi marcado pela gravação de um vídeo e contou com a presença do presidente da Emdec, Vinicius Riverete; e do secretário de Transportes, Fernando de Caires; além de lideranças comunitárias.

Com quase 1,5 km, essa ciclovia começa na altura do CDHU San Martin e se estende até o Parque Cidade, qualificando a mobilidade urbana nesta região. O investimento em ciclovias e ciclofaixas é fundamental e é um incentivo à prática esportiva e à mobilidade ativa”, destacou o prefeito.

Advertisement

A ciclovia está localizada no canteiro central da Avenida Comendador Aladino Selmi, no trecho entre a Rua Prefeito Celso Daniel (em frente ao CDHU San Martin) e a Avenida Dr. Armando Antônio D’Ottaviano. Bidirecional, ela conta com duplo sentido de circulação no mesmo traçado.

O presidente da Emdec enfatizou os investimentos recentes para ampliar o sistema cicloviário de Campinas. “A revitalização dessa ciclovia se reflete em mais qualidade de vida para os moradores da região do San Martin. Além desse equipamento, entregamos duas ciclofaixas neste ano, no Jardim Aurélia e no Jardim Florence”, disse Riverete.

Revitalização
O pavimento asfáltico da ciclovia já existente recebeu reparos em alguns trechos, de modo a viabilizar a sinalização. Essa frente de trabalho envolveu equipes próprias da Emdec e da Secretaria de Serviços Públicos.

Advertisement

O equipamento teve a sinalização horizontal (solo) revitalizada pela Emdec, incluindo a pintura de faixas de travessia de pedestres, legendas de “PARE”, sinais de sentido de circulação e identificações sobre o uso exclusivo de bicicletas. Também houve o reforço da pintura de faixas vermelhas nos cruzamentos, indicando a prioridade de passagem para ciclistas e pedestres.

A Emdec também instalou novas placas de sinalização cicloviária. O investimento na revitalização da Ciclovia San Martin foi de R$ 293.180,71, com recursos municipais.
Com a revitalização, a Administração Municipal espera incentivar a mobilidade ativa na região, promovendo a convivência segura entre os ciclistas e os demais modos de deslocamento.
Ao longo do trajeto, estão localizados os Centros de Educação Infantil (CEI) “Adão Emiliano” e “Maria Célia Pereira”, diversos polos comerciais e industriais, centros de logística e transporte, além de empreendimentos residenciais.

Rotas cicloviárias
Atualmente, Campinas conta com 81 km rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas) existentes. Em 2022, foram entregues 2,7 km de ciclofaixas, uma no Jardim Aurélia, com 1 km de extensão, implantada ao longo da Avenida Império do Sol Nascente; e outra no Jardim Florence, com 1,7 km, na Avenida Nelson Ferreira de Souza.

Advertisement

Ambas integram o projeto de interligação de rotas cicloviárias no entorno da Avenida John Boyd Dunlop, que conta ainda com outros dois trechos: Satélite Íris / Pirelli (0,7 km), Jardim Garcia / Londres (2,1 km); além de um trecho complementar a ser executado pela empresa Pirelli. Em 2021, foram entregues três trechos cicloviários: Campos Elíseos / Vila Aeroporto (2,3 km); Pirelli / Sirius (2,7 km); e Amarais (6,9 km).

Está em fase final de implantação a ciclovia que liga os bairros Nova Campinas e Jardim Flamboyant, com 6,9 km. Outros dois trechos cicloviários estão na fase final de projetos – 3,3 km da ciclovia Vila União (que conta com 100 metros de ciclofaixa); e 6,2 km da ciclofaixa Barão do Café / Mata Santa Genebra.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare