Connect with us

Geral

Política pública de Campinas em prol da Cultura de Paz vai a Portugal

imagem 133

A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, participou na manhã desta terça-feira, dia 16 de outubro, do “III Congresso Internacional de Diretos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar”, na cidade de Coimbra, em Portugal. Sua apresentação abordou a experiência de Campinas com a educação para a paz. O tema debatido pela secretária, intitulado “Dialética sobre Cultura de Paz e Direitos Humanos: a Relevância da Educação para a Paz” integrou o simpósio número 33 do evento.
Organizado pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra e co-realizado por universidades brasileiras, o Congresso segue até o dia 17 de outubro. Seu objetivo é refletir e debater a respeito de importantes problemáticas sócio-jurídicas no âmbito dos Direitos Humanos, fomentando a construção de ideias e do desenvolvimento de teorias científicas. A Prefeitura de Campinas foi a única instituição governamental a ser selecionada para exposição de um trabalho de atuação científica e prática no Congresso.
Na apresentação, Eliane Jocelaine, que viajou com recursos próprios, contou os antecedentes da criação do Movimento Campinas pela Paz e o que levou à instituição de uma política pública indutora da cultura de paz, em Campinas. “Abordei as ações que estamos realizando no município e os resultados colhidos por meio do engajamento das universidades e da população em nossas ações. É uma grande oportunidade para que possamos expandir as ações e trocar experiências com pesquisadores de vários lugares do mundo. Tem sido uma experiência enriquecedora”, afirmou.
Durante o evento, a secretária também conversou com o professor e pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Vital Moreira. O docente, também fundador do Centro de Direitos Humanos da Universidade, ouviu sobre as ações realizadas no município e incentivou o registro da produção intelectual do Movimento Campinas pela Paz.
Eliane também falou com o docente brasileiro Antonio Carlos Wolkmer, professor titular da graduação e pós-graduação em direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros: “o professor compartilhou artigos de sua autoria e referendou as ações de Campinas como essenciais para a garantia de direitos”.
O resumo preparado por Eliane e pela equipe de Direitos Humanos da Secretaria comporá uma coletânea de textos coletivos sobre direitos humanos. “Nosso resumo será publicado em um capítulo desse livro. É uma mostra de que essa política pública começa a trilhar um caminho de consolidação. Esperamos que possamos ampliar ainda mais as possibilidades de engajamento e responsabilização da sociedade para as transformações sociais e a garantia dos direitos humanos, atuando interdisciplinarmente com outras políticas”.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare