Connect with us

Geral

PM captura foragido em Sumaré

Publicado

em

sirene

No inicia da noite dessa segunda-feira (22), uma equipe policial em patrulhamento preventivo pela rua Dr.o Honorino Fabri, bairro Vila Vale em Sumaré, visualizou um indivíduo que ao avistar a equipe tentou fugir.

Os policiais conseguiram abordar e em busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, porém em entrevista admitiu pertencer a uma facção criminosa que age no estado de São Paulo e que está evadido da penitenciária de Hortolândia; foi realizado consulta via Copom constou como evadido da justiça sendo R. L. T.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao indivíduo e conduzido ao plantão policial de Sumaré onde, foi dado ciência a autoridade de plantão, que terminou a elaboração do BOPC e indiciado recolhido a cadeia pública de Sumaré, anexa ao 1o DP, ficando disposição da justiça.

Geral

Prefeitura abre agendamento para castração gratuita no Jardim São José

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Campinas realiza o agendamento para a castração gratuita de cães e gatos nesta terça e quarta-feira, 17 e 18 de maio, para tutores de animais que sejam moradores do Jardim São José, localizado na região Sul de Campinas. Os agendamentos devem ser feitos presencialmente, das 9h às 16h, no Centro Esportivo Educacional São José, na Rua Rodolfo Panoni, altura do número 57. São disponibilizadas 1.000 vagas. 

 

As castrações ocorrerão na semana que vai de segunda-feira, 30 de maio, até sexta-feira, 3 de junho. Os procedimentos serão realizadas no Castramóvel – ônibus adaptado que realiza as cirurgias em ação que percorre os bairros do município. 

 

Para realizar o agendamento, é preciso ser maior de 18 anos, levar comprovante de endereço no nome do solicitante e documentos pessoais.

Publicidade

 

A castração evita fugas, agressividade, marcação de território, tumores, infecções, ninhadas indesejadas e, por consequência, o abandono de filhotes, de acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (PBEA), Vagner Bellini. “É uma decisão muito importante para a saúde dos cães e dos gatos, garante melhor qualidade de vida e longevidade para os bichos”, explica.

 

O serviço é uma realização do DPBEA, órgão da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). Novas ações como esta ocorrerão em outras regiões da cidade durante o ano. A Prefeitura realizou 4.600 castrações gratuitas até o mês de abril deste ano e estão previstas mais 1.600 castrações para o mês de maio de 2022.

 

Publicidade

 

Continue Lendo

Geral

Associação promove programação artística em homenagem à família

Publicado

em

Por

A Associação OndulArte, de Campinas, promove no dia 20 de maio, das 9h30 às 18h, na Estação CIS Guanabara, a I Jornada Ondulações “Gestando Histórias – a arte de dar colo”, com uma programação que envolve diversas manifestações artísticas, em homenagem às mães e à família. O acesso ao evento é gratuito, mas serão bem-vindas doações de uma caixa de leite ou um quilo de alimento não perecível, para doação à comunidade, ou uma peça de roupa para campanha do agasalho da entidade. 

 

Segundo os organizadores, a I Jornada Ondulações “Gestando Histórias – a arte de dar colo”, contará com exposição de artes plásticas, palestras, lançamento de livro, momento de alongamento, palco aberto para declamação de poesia e música e workshop aberto de contação de histórias para professores e demais interessados. Aos participantes, também serão ofertados livros do Projeto de Incentivo à Leitura “Um livro por um sorriso”. 

 

O workshop, ministrado pelo professor Ulisses Junior, proprietário da ULI – Produções Artísticas e gerente dos Departamentos de Contação de Histórias e de Artes Circenses da Coordenadoria Técnica do Projeto OndulAções, é voltado aos professores, contadores e interessados no tema. As crianças também são bem-vindas e serão presenteadas com algumas sessões de contação de histórias, pelos contadores de histórias, da Associação OndulArte//Projeto OndulAções.

Publicidade

 

A ação é possível graças ao espaço cedido pela CIS/UNICAMP e participação e colaboração de voluntários da Associação, da Uli – Produções Artísticas, da Cia Cenarte e de voluntários da Associação/Projeto.

 

A programação completa pode ser conferida no flyer abaixo e na página do Projeto OndulAções/Associação OndulArte no facebook https://www.facebook.com/Projetoondulacoesassociacaoondularte

 

Publicidade

Programação:

 

9h30 – Cerimônia de Abertura do evento

 

9h50 – Palestra “Mãe em 360°” 

Publicidade

 

Terapeuta Ocupacional Maria Augusta Bonfim

 

10h20 – Abertura da Exposição “Colo quentinho”

 

Publicidade

Responsável: Célia Paulino (Gerente do Depto de Artes Plásticas)

 

10h40 – Coffee-break

 

11h – Lançamento do Livro “Girassóis Poéticos”

Publicidade

 

Escritora Liz Rabello

 

11h30 – Intervalo para o almoço

 

Publicidade

 

13h – Alongamento – 

 

Fisioterapeuta Tiago Elias Barboza

 

Publicidade

13h20 – Palestra “Mulher e mãe no pós-pandemia, só com poesia”

 

Escritora Adriane Lima

 

13h50 – Palco Aberto

Publicidade

 

(os interessados deverão procurar a Comissão Organizadora no início do evento)

 

15h20 – Coffee-break

 

Publicidade

15h40 – 2ª Sessão de Contação de Histórias, iniciando Workshop aberto para pais, responsáveis, contadores de histórias e educadores 

 

”Histórias de Amor para Mulheres e Homens que Educam” – Parte 1

 

Professor Ulisses Junior

Publicidade

 

 

SERVIÇO

 

I Jornada Ondulações “Gestando Histórias: a arte de dar colo”

Publicidade

 

Quando: Dia 20/05, das 9h30 às 18h

 

Onde: Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas/SP

SERVIÇO

Publicidade

 

I Jornada Ondulações “Gestando Histórias: a arte de dar colo”

 

Quando: Dia 20/05, das 9h30 às 18h

 

Publicidade

Onde: Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas/SP

Continue Lendo

Geral

Casa de Vidro tem exposição, lançamento e exibição de documentário

Publicado

em

Por

A Casa de Vidro, no Lago do Café, abre no sábado, 21 de maio, das 10h às 16h, a Exposição Geometria do Encontro, do coletivo de artistas 1MULHERporM2. Às 18h, haverá o lançamento do livro Ideopatuagramas, seguido da exibição do documentário Balaio, às 18h30. A entrada é franca.

 

O público verá uma expografia em sete cubos vazados no qual 14 artistas usaram técnicas multimídia, pintura, desenho, colagem, gravura e fotografia.

 

No caso do livro Ideopatuagramas, são as palavras esculpidas e carimbos imagéticos (com várias imagens). O autor do livro é Fausto Antonio Carlindo.

Publicidade

 

O documentário é um curta-metragem escrito, dirigido e produzido por Gilberto Alexandre Sobrinho. O filme toma como ponto de partida para sua realização “O Balaio das Águas”, encontro cultural, já com várias edições, realizado pelo Ponto de Cultura e Memória Ibaô, e que abre o calendário dos eventos afro-brasileiros na cidade.

 

Mostra

 

Publicidade

A mostra cria um diálogo com novas obras que trabalham a resistência artística pela potência feminina. A exposição conta com as obras das artistas Adriana Bertini, Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Melissa Haidar, Paula Marina e Tina Leme Scott.

 

Idealizado por Lucrécia Couso, 1MULHERporM2 propõe discussões sobre arte contemporânea, realizando obras e intervenções em espaços públicos, institucionais e áreas não convencionais onde possam atingir um grande número de pessoas e fomentar reflexões e questionamentos em relação à condição feminina e humana.

 

Livro

Publicidade

 

A disposição e organização do livro Ideopatuagramas expõe carimbos, imagens, objetos e palavras esculpidas. Como gênero literário, os  ideopatuagramas abordam conceitos e registram passagens, referências e produções atualizadas e presentes no conjunto da trajetória e obras literárias do autor Fausto Antonio Carlindo.

 

Documentário

 

Publicidade

O Instituto Baobá de Cultura, Ponto de Cultura e Memória IBAÔ, localizado na Vila Padre Manoel da Nóbrega, tem uma longa história na resistência afro-brasileira e isso agora é narrado no documentário intitulado Balaio. Entre os ancestrais desse território estão Mãe Iberecy e Mestre Tedi, importantes lideranças que trabalharam a religiosidade afro-brasileira e a capoeira e deixaram esse legado para seus continuadores.

 

O documentário integra um conjunto de realizações do diretor sobre a presença e o importante papel da cultura e religiosidade afro-brasileira na região metropolitana de Campinas, por meio de suas várias lideranças e comunidades. Para essa realização, contou com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp e PUC-Campinas, por meio de um projeto de extensão, e com o apoio financeiro da Faepex/Unicamp.

 

Serviço

Publicidade

 

Exposição Geometria do Encontro 

 

Lançamento do livro Ideopatuagramas

 

Publicidade

Exibição do documentário Balaio

 

Dia: 21 de maio

 

Local: Casa de Vidro/ Museu da Cidade, no Lago do Café

Publicidade

 

Av. Heitor Penteado, 2145 – Campinas – SP

 

Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados, das 10h às 14h

 

Publicidade

Lançamento do livro partir das 18h 

 

Documentário Balaio: 18h30 

 

Agendamento para grupos com monitoria museudacidade@campinas.sp.gov.br

Publicidade

 

Entrada franca

 

 

Publicidade
Continue Lendo

Populares