Connect with us

Geral

Plantas medicinais – a saúde vem da terra é tema da Semana de Fitoterapia

imagem 187

A 18ª Semana de Fitoterapia Walter Radamés Accorsi foi aberta na manhã desta quarta-feira, dia 28 de abril, na Sala Azul, com participação virtual do prefeito de Campinas, Dário Saadi. O tema deste ano será “Plantas medicinais – a saúde vem da terra”. O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde e da população sobre as plantas medicinais e seu uso seguro.

A Semana de Fitoterapia é um evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura. É promovido desde 2003 e neste ano, pela primeira vez, a edição ocorre online. A programação traz palestras, rodas de conversa e apresentação de trabalhos técnicos e científicos. O evento acontece nos dias 28 e 29 de abril e 5 de maio. É gratuito e aberto a todos os interessados. O link para o evento é https://semanadefitoterapia.wixsite.com/start-from-scratch.

O prefeito Dário Saadi declarou ter sido uma honra participar da abertura do evento. Lembrou que a Semana de Fitoterapia foi criada por lei da ex-vereadora Delegada Teresinha, em 2002, e que em 2010, ele mesmo foi responsável, enquanto vereador, pela instituição do Programa Municipal de Fitoterapia.

Advertisement

Dentro do programa está a implantação da Farmácia Viva, iniciada em 2017. Atualmente, a iniciativa atinge 18 unidades de saúde e está em implantação em outras 28. Em 2019, foi considerada a melhor experiência exitosa no SUS na região sudeste.

Dário Saadi trouxe uma novidade aos presentes – a reativação da Botica da Família em um futuro breve. Informou que o projeto arquitetônico está em elaboração e a farmácia vai ser implantada no antigo Centro de Saúde Boa Vista. “É uma obra que estamos acompanhando e que tenho certeza que vai ser implantada. Sou um entusiasta da fitoterapia. Temos no País uma biodiversidade fantástica, plantas medicinais de eficácia comprovada e muitas vezes ficamos na dependência de medicamentos puramente químicos, por isso a Prefeitura se orgulha de ser parceira desta iniciativa”, reforçou o prefeito.

O coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), José Luiz Fontes, também esteve presente na abertura e reiterou o agradecimento a todos os participantes do evento. “Estes são momentos muito gratificantes, quando a extensão rural se dedica a esse tema tão importante para a qualidade de vida não só dos produtores rurais, que é nosso público de interesse, mas de toda a população”.

Advertisement

Segundo Maria Cláudia Silva Blanco, engenheira agrônoma da CATI,  a Semana é um evento que “compartilha o valor das plantas medicinais, incentiva seu cultivo e uso seguro, e defende a fitoterapia no SUS.

Também participaram da cerimônia a diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura de Campinas, Deise Hadich, e a farmacêutica Erika Tanaka, coordenadora da Botica da Família e apoiadora do Programa Farmácia Viva. “É com muita alegria que iniciamos mais essa Semana de Fitoterapia”, destacou.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare