Connect with us

Geral

Plano de Rotas Acessíveis visa atender demandas de pessoas com deficiência

imagem 62

 

 

 

Advertisement

 

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, e a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, presidiram nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, a abertura da Audiência Pública do Plano Municipal de Rotas Acessíveis (PMRA), no Paço Municipal.

 

Advertisement

 

Campinas está comprometida com a inclusão das pessoas com deficiência e a elaboração desse plano pioneiro visa justamente atender a essas demandas. Queremos ouvir a sociedade civil e, com o apoio de todos, fazer nossa cidade mais acolhedora àqueles que têm algum tipo de deficiência”, afirmou Dário Saadi.

 

Advertisement

 

Para a secretária Vandecleya Moro, o Plano Municipal de Rotas Acessíveis evidencia o compromisso de Campinas com a inclusão das pessoas com deficiência. “Como costumo dizer, política pública se faz com parceria e é a união dos esforços de todos que estamos vendo nesse plano de acessibilidade. Campinas é uma cidade generosa e solidária e ultrapassar as barreiras que dificultam o acesso de pessoas com deficiência é um compromisso do governo e da sociedade civil”, afirmou.

 

Advertisement

 

O propósito do Plano Municipal de Rotas Acessíveis (https://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/plano_rotas.pdf) é identificar os principais locais públicos que geram circulação de pedestres para proporcionar um melhor acesso de pessoas com deficiência, especialmente as deficiências visual e física. Serão utilizados meios como piso tátil, rampa e sinal sonoro. O plano aceita contribuições por meio do site https://bit.ly/RotasContribuicoes.

 

Advertisement

 

O Plano obedece às diretrizes do Plano Diretor do Município e está em consonância com o Planos de Mobilidade Urbana, de Revitalização e o da Primeira Infância Campineira (PIC). 

 

Advertisement

 

As rotas precisam ser acessíveis dos pontos de ônibus até os equipamentos públicos e aos espaços privados que prestam serviços públicos.

 

Advertisement

 

Em junho de 2020, o decreto 20928/20 criou o comitê municipal intersetorial, composto por treze secretarias, para discutir e elaborar o Plano. Os trabalhos para o Plano Municipal de Rotas Acessíveis tiveram início em dezembro de 2020.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare