Connect with us

Indaiatuba

Pesquisa aponta Indaiatuba entre as 10 cidades menos violentas do país

Publicado

em

Foto: Arquivo- Giuliano Miranda RIC/PMI

Indaiatuba mais uma vez é destaque em segurança e está entre as 10 cidades do país com menos violência. A pesquisa analisa 309 municípios com população superior a 100 mil habitantes, a base de dados é do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS) de 2016. A mostra apresenta índices de pobreza, trabalho, gravidez na adolescência e vulnerabilidade juvenil, com informações referentes a 2010, baseados no Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Atlas da Violência 2018 foi feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) junto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Contabilizando as 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Indaiatuba lidera o ranking, com 7,2 casos de mortes violentas para cada 100 mil habitantes. A média geral da taxa de homicídios nos 309 municípios relacionados é de 38,67, com 62.517 homicídios em 2016.

De acordo com o relatório os 10 municípios com mais de 100 mil habitantes que possuem as menores taxas de violência, são: em 1º lugar está Brusque/SC com taxa de 4,8; em 2ª Atibaia/SP com taxa de 5,1; em 3º Jaraguá do Sul/SC com 5,4; em 4ª lugar está Tatuí/SP com 5,9; em 5ª lugar ficou Varginha/MG com taxa de 6,7; em 6º lugar ficou Jaú/SP com 6,9; o 7ª lugar ficou para Lavras/MG com 6,6; em 8ª lugar Botucatu/SP com 7,1; em 9ª lugar ficou para Indaiatuba com 7,2 e em 10º a cidade de Limeira com 7,4.

Já os municípios mais violentos ficaram na seguinte ordem: 1º Queimados/RJ com taxa de 134,9 mortes violentas para cada 100 mil habitantes; em 2º lugar está Eunápolis/BA com 124,3 de taxa; em 3º lugar está Simões Filho/BA com 107,77; na 4ª colocação está Porto Seguro com taxa de 101,07; em 5º lugar está Lauro de Freitas /BA com 99,2; em 6º lugar ficou a cidade Japeri/RJ com taxa de 95,5; em 7º lugar ficou Maracanaú/CE com 95 de taxa; em 8º lugar ficou Altamira/PA com taxa de 91,9; o 9º lugar ficou para Camaçari/BA com 91,8 e em 10º lugar a cidade Almirante Tamandaré/PR com 88,5.

Na RMC, Indaiatuba ficou em 1º lugar e Limeira na 2º posição. Em 3º ficou Valinhos com 7,4 e na sequência, Mogi Guaçu (8,8); Americana (10,8); Santa Bárbara d’Oeste (12,0); Piracicaba (12,4); Hortolândia (14,6) e Campinas (16,1).

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), comemora o resultado e enfatiza o trabalho feito na cidade no setor de Segurança. “O trabalho da administração municipal é proporcionar qualidade de vida para todas as pessoas que moram na cidade e para isso o investimento em segurança é essencial. Aqui em Indaiatuba, investimos em tecnologia, equipamentos, treinamento e inteligência. Estamos entre os melhores municípios do país em segurança, pois temos um planejamento a longo prazo”, comenta Gaspar.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes reforça “Pensamos de forma global, por isso há um trabalho integrado entre as forças policiais da cidade, como Polícia Militar, Guarda Civil e Corpo de Bombeiros, além disso contamos com a Crim (Central Regional de Inteligência e Monitoramento) que é uma ótima ferramenta no combate ao crime”, conclui Guedes

Atualmente Indaiatuba possui 266 Guardas Civis e abriu concurso para contratação de mais 30 pessoas. A frota da GC está com 54 viaturas, sendo 33 carros e 21 motos. Ainda há previsão de chegar esse ano, mais 21 novas viaturas que irão substituir alguns carros e ampliar a frota. O efetivo da 4ª Cia da PM em Indaiatuba é de 107 policiais.

Indaiatuba

NOTA 280 / COVID-19 / terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 26 de janeiro, o registro de mais um óbito positivo para Covid-19. Nesta data foram registradas 655 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde), 59 casos positivos e 418 foram descartados.

O óbito aconteceu no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), uma mulher de 89 anos, internada desde o dia 22 de janeiro, faleceu ontem (25), possuía hipertensão, diabetes e doença pulmonar. A Administração Municipal lamenta o óbito e presta condolência aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 13.250 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 12.886 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 317 evoluíram a óbito e 1.618 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 56 internados, dos quais 47 estão confirmados para Covid-19. Do total, 30 estão em leitos clínicos e 26 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 52%

Santa Ignês: 40%

UTI

Haoc: 83%

Santa Ignês: 86%

*Externa: 33%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Prefeitura começa revitalização de praça no Jardim Oliveira Camargo

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

A área de lazer localizada na Rua Edival Jesus Lanza, no Jardim Oliveira Camargo, iniciou o processo de revitalização nesta segunda-feira (25). O local vai ser repaginado com uma nova academia destinada para as pessoas da terceira idade. A obra está sobre responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Além disso, o parquinho de areia já existente vai receber um gramado sintético e será acrescentada na praça meia quadra de basquete. Com toda a nova estrutura, bancos, paisagismo e iluminação também serão implementados para melhoria do espaço.

De acordo com o prefeito Nilson Gaspar a obra tem como proposta trazer mais qualidade no lazer das pessoas, principalmente das crianças, que moram no bairro “ O espaço precisa de uma nova área para que os adultos pratiquem suas atividades físicas, com a implantação de uma academia ao ar livre. Da mesma forma que vai trazer um ambiente melhor para que as crianças possam brincar em segurança. Acredito que a área vai ficar mais completa e bem mais iluminada. É um compromisso que assumi com os moradores do Jardim Oliveira Camargo e que estou muito feliz em cumprir. ”

A obra tem previsão para entrega até abril deste ano.

Continue Lendo

Indaiatuba

Aulas ao vivo são retomadas pelo Esportes e vagas remanescentes serão abertas em breve

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, informa aos alunos previamente inscritos o início das aulas ao vivo para adultos e terceira idade, por meio da ferramenta Zoom. A iniciativa foi um sucesso em 2020 e em breve, as vagas remanescentes para os dez grupos atualmente disponíveis serão abertas.

Atualmente, estão disponíveis às segundas e quartas-feiras as seguintes aulas: Fitness Dance (15h30 às 16h10, para adultos e terceira idade), Ginástica Localizada (16h30 às 17h10, para adultos e terceira idade), Ginástica Localizada e Funcional (18h às 18h40, para adultos) e Ritmos (18h45 às 19h25, para adultos e terceira idade), todas com as professoras Andréa, Édima e Tamara.

Às terças e quintas-feiras, as aulas se repetem em horários diferentes. Das 8h às 8h40, é a vez de Ginástica Localizada para adultos, com as professoras Michele e Janaína, que também comandam, das 9h às 9h40, a aula de Alongamento para adultos e terceira idade.

Das 15h às 15h40, a aula de Ginástica Localizada e Funcional para adultos e terceira idade conta com as professoras Catarina e Letícia, que também comandam o grupo de Alongamento, das 16h às 16h40, para adultos e terceira idade.

Encerrando a programação, as professoras Juliana e Catarina comandam a turma de Ginástica das 18h às 18h40, e de Alongamento, das 19h às 19h40, ambas para adultos e terceira idade. “As aulas ao vivo receberam muita gente ao longo de 2020 e em breve, faremos as inscrições para as vagas remanescentes”, conta o secretário de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos.

As inscrições terão início no próximo dia 3 de fevereiro, exclusivamente pelo WhatsApp Business (19) 3825-6274, até o preenchimento das vagas remanescentes para as dez turmas disponíveis.

Continue Lendo









<





Populares