Geral
Parque Luciano do Valle ganha academia para pessoa com deficiência

O Parque Luciano do Valle, da Vila União, conta a partir de agora com uma academia híbrida e wi-fi gratuito. A inauguração foi realizada neste domingo, dia 3 de dezembro, pelo prefeito Jonas Donizette, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) para estimular a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência. A academia ao ar livre pode ser usada por qualquer pessoa acima de 12 anos e é adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O prefeito Jonas Donizette destacou que as pessoas com deficiência têm o direito a viver de forma igualitária e é isso que sua Administração tem buscado proporcionar. Ressaltando programas recentes voltados às pessoas com deficiência, o prefeito lembrou que com a academia híbrida será possível que as pessoas com deficiência também possam praticar suas atividades físicas. “É mais um equipamento inclusivo que nós estamos entregando”.
A secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, destacou a importância dada pela atual gestão, desde 2013, às políticas públicas para pessoas com deficiência, que compõem 28% dos habitantes de Campinas: são mais de 305 mil pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. “O ano de 2017 foi muito profícuo e por meio de parcerias e de uma visão integradora pudemos realizar inúmeras ações como o lançamento do Emprega Bem para inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o Tecla Samu e o projeto Ouça Bem com a Secretaria de Saúde e instituições privadas”, afirmou.
Durante o evento, o prefeito também falou sobre o wi-fi gratuito que já está liberado no parque. Desenvolvido pela IMA – Informática Municípios Associados -, o projeto oferece acesso de internet banda larga grátis em vários pontos públicos. O Parque é o 24º ponto com acesso à internet de graça, assim como o Paço Municipal, Largo do Rosário e Largo da Catedral. Até janeiro deste ano, o Campinas Digital tinha 1 milhão de acessos, agora tem 2 milhões e 200 mil. “Temos feito isso por toda a cidade e o mesmo sistema que funciona no Parque da Vila União é usado na Lagoa do Taquaral. É a força da inovação e vamos continuar expandido esta rede em nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Academia híbrida
A academia possui cinco equipamentos adaptados: máquinas de bíceps, supino, torre bicicleta, roda de ombros e barras fixas de quatro alturas. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Serviços Públicos.
Serão beneficiadas mais de 80 mil pessoas que usam o parque. O investimento para a instalação, no valor de R$ 17.570, veio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado por empresas com a Secretaria do Verde. Como parte do TAC estão sendo instaladas, ainda este ano, outras academias adaptadas: uma na Vila Padre Anchieta e outra na Pedreira do Chapadão. No Chapadão também será criado o primeiro parquinho híbrido para crianças.
O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, lembrou que a Prefeitura de Campinas foi a primeira a incluir, em 2014, em um decreto de licenciamento ambiental, a questão da acessibilidade. “Agora estamos associando as compensações ambientais para atender necessidades da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania”, afirmou.
A Prefeitura já inaugurou uma academia híbrida na Lagoa do Taquaral, em fevereiro de 2015, com dez equipamentos. No Bosque dos Jequitibás e no Parque Dom Bosco foram instaladas em julho de 2016.
Wi-fi
Para ter acesso gratuito ao programa Campinas Digital é preciso apenas preencher um cadastro com dados do usuário. O cadastro é feito uma só vez e o usuário pode se conectar em qualquer localidade coberta pela rede. O tempo de conexão é de 45 minutos, mas o usuário pode fazer o log-in sucessivas vezes, sem qualquer limitação. A velocidade da banda é de 1 Mega por segundo.
Geral
Prefeitura divulga resultados de recursos dos agentes de ação social

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas divulgou, nesta terça-feira, dia 28 de junho, o resultado dos recursos dos agentes de ação social em relação à última reunião de validação dos títulos. A consulta pode ser feita pelo Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).
O DO também traz a convocação de uma candidata que teve o recurso deferido e poderá escolher vaga na reunião desta quarta-feira, dia 29. Os demais candidatos, convocados no dia 15 de junho terão, inicialmente, os títulos analisados e, se a pontuação obtida no processo seletivo for validada pela comissão, conforme as regras do Edital 01/2020, poderão participar da reunião de preenchimento de vagas.
Para isso, é importante que o candidato apresente os comprovantes completos da experiência profissional cadastrada e a declaração do empregador, validando as informações prestadas no momento em que ele se inscreveu.
As respostas aos recursos também estão sendo encaminhadas por e-mail para os candidatos.
“A candidata que teve o recurso deferido poderá escolher a vaga já na reunião de amanhã. Os demais candidatos terão primeiro a análise dos títulos apresentados e só depois escolherão vagas de acordo com a pontuação adquirida, caso a pontuação seja validada”, explicou a coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção, Juliana Miorin.
A seleção dos agentes de ação social foi feita a partir de processo simples, sem aplicação de provas.
Os profissionais vão atuar na Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Geral
Feira traz inclusão de pessoas com deficiência à Estação Cultura no sábado

Neste sábado, dia 2 de julho, a Estação Cultura de Campinas receberá a Feira do Empreendedor PCD (Pessoa Com Deficiência) Eficiente, organizado pela empresa Libras Visual. O evento vai reunir 37 expositores, além de 13 palestras e 10 apresentações, como desfiles de PCDs, dança do ventre, ballet com crianças cegas, entre outros, tudo com total acessibilidade para o público cego e surdo.
O evento será das 9h às 17h e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Campinas tem, segundo estimativas do IBGE, cerca de 28% da população, ou 345 mil pessoas, com algum tipo de deficiência: são 13 mil com deficiência intelectual, 54 mil com deficiência auditiva, 72 mil com deficiência motora e 205 mil com deficiência visual.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos oferece os seguintes serviços à população com deficiência:
– Plataforma Emprega Bem: plataforma digital on-line que aproxima as empresas dos profissionais com deficiência.
– Cartão Bem Acessível: documento de identificação da pessoa com deficiência que facilita o acesso prioritário aos serviços públicos municipais
– Programa de Acessibilidade Inclusiva: o PAI-Serviço, de transporte coletivo oferecido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Secretaria de Transportes de Campinas.
– Guia Digital Caminhos da Inclusão: o guia aponta uma lista contendo os endereços acessíveis de Campinas: https://caminhos.campinas.sp.gov.br/.
– Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica: a Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica (CAA) realiza as vistorias nos imóveis públicos ou de uso público para verificação e orientação quanto as normas de acessibilidade.
– Centro de Referência da Pessoa com Deficiência: realiza o atendimento psicossocial para as pessoas com deficiência e suas famílias dando orientações sobre direitos.
– Central de Interpretação de Libras: atende o surdo ou com deficiência auditiva, intermediando a sua comunicação com os demais serviços públicos.
Agenda das apresentações
10h – Igreja FF: Pantomima
10h20 – Mãos que Cantam
10h30 – Coral encantar com as mãos
11h20 – Andrea Rosa: A capacidade do PCD
11h40 – Dança do ventre
12h10 – Sebrae Empreendedorismo
12h30 – História da Associação Assucamp
12h50 – Inclusione: Mercado de Trabalho PCD
13h10 – Lucas Carvalho PCD
13h30 – Cris Mendes: PCD – Inclusão 360
13h40 – Cais: Conhecer para incluir
14h – Balé com o Grupo sementes do Futuro – Associação Fernanda Bianchini
14h20 – Palestra com o Centro Cultural Louis Braille
14h40 – Aline: Acessibilidade na estética
15h – Arte libras: Decifrando a Libras
15h20 – Raquel Moreno: projeto surdo caminhoneiro
15h40 – Gilceliano: Autonomia, uma busca do PCD
16h – Mãos que Cantam: Palestra e música
Lista de expositores
1 – Centro Cultural Louis Braille
2 – Arte libras
3 – Inclusione – temperos prontos
4 – Inclusão e libras
5 – Maira Massei – artesanato
6 – Katia surda – tapetes
7 – Sebrae
8 – Apae
9 – Boldrini
10 – Cais
11 – Assucamp
12 – Lídia Michelin – madeiras
13 – Marcia surda – reciclável
14 – Remi – alimentos
15 – Candido Ferreira
16 – Vera e Vagner – temperos prontos
17 – Khatia Vieira – livros
18 – Giseli – canecas, camisetas acessórios libras
19 – Karen Fernandes – pijamas
20- Carol Bonfim – chaveiros
21- Itamar – barba e cabelo
22- Janaina – bijuterias de libras
23 – Nisfran – artesanato
24 – Asadep – tiara, lacinho
25 – Mãos que Cantam
26 – Raquel Moreno – projetos online
27 – Wickbold –
28 – Juliana Soares
29 – M. Eliana – acessórios de costuras
30 – Igreja FF – pinturas rosto, teatro, oficina
31 – Daniela – acessórios
32 – UNIP
33 – Irene – artesanato de caixinhas
34 – Giowander
35 – Lucas Carvalho
36 – Cris Mendes – consultoria
37 – Selma – roupas
38 – Vanessa – bolo de pote
Geral
Prefeitura cria 40 cargos efetivos de vice-diretor para a Educação

O prefeito Dário Saadi sancionou, nesta terça-feira, 28 de junho, a Lei Complementar 359/2022, que cria 40 cargos efetivos de vice-diretor para a Secretaria de Educação. O texto pode ser consultado no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial) ou no site da Biblioteca Jurídica (https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/).
“Uma das prioridades da Secretaria de Educação é o investimento em recursos humanos. No último ano, foram contratados, por concurso público, 340 professores. Oferecer educação de qualidade implica em proporcionar aos alunos escolas com o quadro de funcionários completo, unidades com infraestrutura apropriada, alimentação escolar adequada, entre outras questões”, disse o diretor do Departamento Pedagógico, Luiz Roberto Marighetti.
Os cargos serão ocupados por servidores aprovados em concursos públicos de prova e títulos.
-
Geral6 dias atras
Campinas Shopping aporta investimentos para crescer e gerar empregos no segundo semestre
-
Geral4 dias atras
Pátio Municipal terá terceiro leilão do ano, com 469 lotes para arremate
-
Empregos3 dias atras
BOSCH Campinas anuncia diversas vagas de emprego, confira:
-
Geral4 dias atras
Anvisa determina recolhimento de lotes de anti-hipertensivo
-
Geral4 dias atras
Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal é regulamentado
-
Geral1 semana atras
Previsão do Tempo para região de Campinas
-
Geral5 dias atras
Prefeitura castra gratuitamente mais de 800 cães e gatos na Vila Esperança
-
Geral4 dias atras
Previsão aponta fim de semana mais frio