Connect with us

Geral

Parceria entre Prefeitura e Unimed viabiliza imunização contra a gripe

Publicado

em

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e a Unimed Campinas, terá início nesta segunda-feira, 3 de maio, a vacinação contra a Influenza (gripe) para os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados. Prevista para se estender até o dia 14 de maio, a campanha será de segunda a sábado, das 8h às 18h, no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social – CIS Guanabara, localizado na Rua Mário Siqueira, 829, no bairro Guanabara. O espaço que fica ao lado da Praça Mauá e atrás da Sede I da Unimed Campinas, foi cedido gratuitamente pela Unicamp.


O objetivo da ação é facilitar o acesso dos profissionais de saúde e ampliar o alcance da vacinação contra a Influenza no município. A vacina oferece proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B/Victoria. Profissionais que tenham sido imunizados contra a Covid-19 devem se atentar à necessidade de haver um intervalo de, pelo menos, 14 dias entre uma vacina e a outra.


Todos os cuidados em relação ao distanciamento social e regras de prevenção ao novo coronavírus também serão tomados durante a ação conjunta.
 

Conforme o acordo firmado com a Prefeitura, responsável pelo imunizante e insumos para a aplicação das doses, a Cooperativa vai oferecer os profissionais do Hospital Unimed Campinas (enfermeiros e técnicos de enfermagem) que aplicarão o imunizante nos trabalhadores elegíveis.

Para receber a vacina contra a gripe não é necessário fazer agendamento prévio. Os trabalhadores devem se apresentar munidos de documento de identidade com foto e comprovante da atuação profissional na área de saúde, como cartão do conselho de classe, contrato de trabalho ou de prestação de serviço, holerite, crachá ou declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício. Não há restrição para nenhuma categoria profissional ou idade. Aproximadamente 20 mil trabalhadores poderão ser imunizados durante a ação.
 

Segundo a articuladora do Programa Municipal de Imunização, Ana Cecília Zuiani Zocolotti, essa parceria é importante para garantir um local exclusivo para atendimento dos trabalhadores de saúde, com acesso fácil, em uma região central.
 

“A imunização contra a influenza é essencial para prevenir quadros respiratórios graves que podem até mesmo levar a óbitos. Colabora, ainda, no diagnóstico diferencial da Covid-19. Outro ponto importante é o impacto na redução da sobrecarga no sistema de saúde que já está impactado pela pandemia do novo coronavírus”, afirma Ana Cecília.
 

“Contribuir nesta ação de imunização contra a gripe destes trabalhadores que atuam em diferentes funções nos serviços de saúde em geral, permite à Unimed Campinas exercer seu papel de empresa socialmente responsável. E isso tem um grande valor para nós”, comenta o presidente da Cooperativa, Dr. João Lian Júnior.
 

Quem pode se vacinar

Podem se vacinar trabalhadores de estabelecimentos na área de saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros. Abrange tanto os profissionais propriamente da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus técnicos e auxiliares, quanto os profissionais de apoio que trabalham nos serviços de saúde, mas não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde. Neste grupo estão recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias entre outros.


Também estão incluídos trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras e os estudantes da área da saúde que estiverem prestando assistência em serviços de saúde.
 

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas pelos sites https://vacina.campinas.sp.gov.br/ e www.unimedcampinas.com.br
 

Sobre a Unimed Campinas

Segunda singular do Sistema Unimed a ser fundada no país, a Unimed Campinas tem 50 anos de mercado. Sua estrutura de atendimento reúne mais de 3.400 médicos cooperados, um hospital próprio e 20 hospitais credenciados, mais de 220 serviços médicos, como clínicas e laboratórios, 11 hospitais-dia, uma Unidade de Pronto Atendimento (em Sumaré) e um Centro de Quimioterapia Ambulatorial (CQA). A carteira de clientes totaliza mais de 750 mil vidas em atendimento, o que a faz a maior Unimed do interior do Brasil. Sua área de atuação compreende 13 municípios da Região Metropolitana de Campinas.
 

Serviço:

O que: Imunização contra a gripe (Influenza) para trabalhadores da área da Saúde de Campinas

Quando: de 3 a 14 de maio, das 8h às 18h (exceto domingo, dia 09)

Onde: CIS Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Guanabara, Campinas

Apoio: Unimed Campinas

Geral

Live do cantor sertanejo Edson vai arrecadar doações de alimentos

Publicado

em

Por

O cantor sertanejo Edson, da dupla Edson e Hudson, realiza nesse sábado, dia 8 de maio, às 17h30, a Live solidária “Viva o Amor”. O artista se apresentará com a família no canal youtube.com/BrazzoOficial.

No evento, Edson pedirá alimentos para instituições, dentre elas o Banco de Alimentos da Prefeitura de Campinas. A iniciativa do artista foi saudada pela secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro. “Somos muito gratos pela iniciativa solidária desse grande artista.

O evento será certamente um sucesso e agradecemos de antemão as doações, fruto da generosidade do povo de Campinas”, afirmou.

No momento da Live o público poderá realizar doações de cestas básicas através de um QR Code que será afixado na tela. No show Edson & Família, haverá homenagens para as mães e sorteios.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura autoriza abertura dos cemitérios municipais neste fim de semana

Publicado

em

Por

Em ocasião do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 9 de maio, a Prefeitura de Campinas e a Setec abrirão os cemitérios municipais excepcionalmente desta sexta-feira, dia 7 de maio, até domingo, dia 9 de maio, para a visitação do público, das 7h às 17h.
 


Os cemitérios estavam fechados devido à pandemia da Covid-19, mas as autoridades municipais da saúde permitiram a abertura neste final de semana.



As medidas sanitárias serão obedecidas, como controle de acesso, uso de álcool gel e máscaras e proibição de aglomerações.



Na próxima segunda-feira, 10 de maio, os cemitérios voltarão a ter visitas proibidas.

 

Tais medidas se estendem também aos cemitérios particulares.

Continue Lendo

Geral

Orquestra Sinfônica homenageia Dia das Mães com vídeo de “Carinhoso”

Publicado

em

Por

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas preparou uma homenagem especial para o Dia das Mães. Um vídeo com a participação exclusiva das musicistas integrantes da Orquestra. Cada uma de sua casa gravou trechos da música “Carinhoso”, uma das obras mais importantes da música popular brasileira, composta por Pixinguinha/Braguinha.




O vídeo está disponível a partir desta sexta-feira, 7 de maio, no Canal do YouTube Cultura Abraça Campinas (https://www.youtube.com/watch?v=FjJREyghLrg) e nas mídias sociais da Orquestra e também Secretaria Municipal de Cultura no Facebook e Instagram.




O objetivo foi homenagear as mães, mesmo de forma online, respeitando o distanciamento social para conter o avanço do coronavírus no País. “Essa homenagem é um reconhecimento a todas as mães. A pandemia nos ensinou, pela dor, que ficar longe, agora, é também um ato de amor. Que a música, com sua capacidade de unir as pessoas, sirva como uma ponte entre o coração de todas as mães e seus filhos”, disse a secretária interina da Secretaria Municipal de Cultura, Marianne Bockelmann.


 

“Gostaríamos de fazer essa homenagem ao Dia das Mães com um grande concerto ao ar livre, mas não podemos porque precisamos respeitar as restrições do Plano São Paulo e manter o distanciamento social exigido pela quarentena. Esse vídeo mostra o quanto a Orquestra deseja manter o contato com o seu público, mesmo durante esse complicado período.
 

“‘Carinhoso’ fala de amor e, por meio desse vídeo, queremos expressar por meio da música esse sentimento a todas as mães do Brasil e de Campinas”, disse o maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Victor Hugo Toro.




As musicistas da Orquestra, a maioria também mães, gravaram remotamente “Carinhoso” ao som de viola, violoncelo, violino, contrabaixo, fagote, flauta e corne inglês. A produção também teve o arranjo de outro maestro, Mateus Araújo.

Continue Lendo







Populares