Connect with us

Geral

Parceria entre bibliotecas de Campinas e Casa das Rosas oferece eventos

imagem 138

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Coordenadoria Departamental de Bibliotecas, está iniciando parceria com o Centro de Apoio a Escritores (CAE) do Museu Casa das Rosas. O objetivo do trabalho conjunto é oferecer ao público palestras e oficinas que fomentam o hábito da leitura, o acesso ao livro, a escrita, a poesia e a frequência às bibliotecas.
A programação começa na quinta-feira, 24 de março, às 10h, em comemoração ao Dia Internacional da Poesia. Os alunos do 9º ano da Escola Estadual Prof. Messias Gonçalves Teixeira, na Vila Padre Anchieta, terão uma palestra com o tema “Poesia e Letra de Música”, no Espaço Cultural Maria Monteiro. 
Nos mesmos data e local, às 14h30, será aberta ao público em geral, a partir de 16 anos, uma oficina com a mesma temática, “Poesia e Letra de Música”. Serão disponibilizadas 30 vagas.
Para participar das oficinas é preciso fazer inscrição no Portal Cultura, no link: https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais.
Casa das Rosas
O Museu Casa das Rosas abriga o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Ocupa
Descrição
um casarão no estilo clássico francês, localizado na Avenida Paulista. É dedicado a diversas manifestações culturais, com enfoque em literatura e poesia, na cidade de São Paulo.
É um dos edifícios remanescente da época característica da ocupação inicial de uma das principais vias da cidade. Fica localizado na Av. Paulista, 37 – Bela Vista.
Programação de abril em Campinas
No dia 12 de abril, às 14h30, também no Espaço Cultural Maria Monteiro, acontece a oficina “Dois Dedos de Prosa”. No mesmo dia, na Biblioteca Pública Distrital de Sousas Guilherme de Almeida, às 18h, será realizada a oficina “Poesia e Letra de Música”.
Todas as palestras e oficinas são ministradas por Reynaldo Damazio, coordenador do Centro de Apoio ao Escritor (CAE) do Museu Casa das Rosas. Ele é escritor, crítico, editor e gestor cultural. Formado em Ciências Sociais na USP e autor de Nu entre nuvens (Ciência do Acidente, 2001), Horas perplexas (Editora 34, 2008), Com os dentes na esquina (Dobradura, 2015), Notas, trilhas & outras tramas (Dobradura, 2018), Crítica de trincheira: resenhas (Giostri/Dobradura, 2019), Movimentos portáteis (Kotter Editorial, 2020), entre outras obras.
Serviço
Oficina Poesia e Letra de Música 
Espaço Cultural Maria Monteiro
Data:24 de março, das 14h30 às 16h
Local:Espaço Cultural Maria Monteiro
Endereço: R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Conj. Hab. Padre Anchieta, Campinas
Telefone.:19 3282-0024
Vagas: 30 
Público alvo:acima de 16 anos
Critério de seleção:ordem de inscrição
Coordenação: Renata Alexsandra – Coordenadoria Departamental de Bibliotecas e Cléo Dias – Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina
A oficina aborda a linguagem do poema e sua relação com a música. A discussão será orientada por alguns questionamentos: existe diferença entre poesia e letra de canção? Seriam formas excludentes ou se complementam?
Durante a atividade serão lidos poemas e versões para a música de autores brasileiros contemporâneos como Alice Ruiz, Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção, entre outro/as.
Oficina Dois Dedos de Prosa 
Espaço Cultural Maria Monteiro
Data: 12 de abril, das 14h30 às 16h
Local:Espaço Cultural Maria Monteiro
Endereço: R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Conj. Hab. Padre Anchieta, Campinas
Telefone.:19 3282-0024
Vagas: 30 
Público alvo:acima de 16 anos
Critério de seleção:ordem de inscrição
Coordenação: Renata Alexsandra – Coordenadoria Departamental de Bibliotecas e Cléo Dias – Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina
O encontro apresentará fundamentos técnicos e práticos do processo de criação de narrativas breves, a partir da leitura e discussão de autores como Augusto Monterrosso, Veronica Stigger, Franz Kafka e Lydia Davis, entre outros. Durante a atividade, os participantes serão estimulados a realizar um exercício de escrita.
Oficina Poesia e Letra de Música 
Biblioteca Pública Distrital de Sousas Guilherme de Almeida
Data: 12 de abril terça-feira, das 18h às 19h30
Local: Biblioteca Distrital de Sousas Guilherme de Almeida
Endereço: R. Cabo Oscar Rossin, 63 – Centro – Sousas
Telefone.:19 3258-4515
Vagas: 30 vagas
Público alvo:acima de 16 anos
Critério de seleção:Ordem de Inscrição
Coordenação: Renata Alexsandra – Coordenadoria Departamental de Bibliotecas e Marcelo Ferreira – Biblioteca Pública Distrital de Sousas Guilherme de Almeida
A oficina aborda a linguagem do poema e sua relação com a música, perguntando: existe diferença entre poesia e letra de canção? Seriam formas excludentes ou se complementam?
Durante a atividade serão lidos poemas e versões para a música de autores brasileiros contemporâneos, como Alice Ruiz, Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção, entre outro/as.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare