Connect with us

Geral

Parceria com polícia visa a prevenção do feminicídio em Campinas

imagem 87

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, estabeleceu com a Polícia Civil, na pessoa do delegado José Henrique Ventura, do Deinter 2, uma parceria para a prevenção do feminicídio. Uma reunião na Sala Azul assinalou o início dos trabalhos conjuntos na manhã desta sexta-feira, dia 14, no Paço Municipal. O ato marca o encerramento da Semana Municipal de Combate ao Feminicídio.

 

 

Advertisement

 

“A situação do feminicídio é dramática e infelizmente observou-se um aumento nessa época da pandemia. Trata-se de uma psicopatia terrível de ser tratada, por isso que temos de somar esforços para impedir que aconteça”, afirmou o prefeito.

 

Advertisement

 

 

O objetivo da iniciativa é a criação de intercâmbio de informações e de protocolos de procedimento e encaminhamento aos serviços de amparo à mulher da Prefeitura de Campinas. Participarão da parceria as secretarias de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública e de Saúde. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

“Eu sempre digo que o trabalho da Delegacia de Defesa da Mulher não se limita a um mero registro de ocorrência. Exige também o acolhimento da vítima. O registro da ocorrência é o trabalho inicial. Depois precisamos dos nossos parceiros, que são da Prefeitura de Campinas, e são os nossos parceiros que vão dar sequência a esse trabalho. Por isso é importante o convênio que estamos fazendo”, afirmou o delegado José Henrique Ventura.

 

 

Advertisement

 

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, a iniciativa é fundamental para o combate ao feminicídio. “Queremos reestruturar a política pública para a mulher aqui no município. Sabemos que o feminicídio decorre de um processo de agravamento de situações de violência e queremos um fluxo estruturado para impedir que isso ocorra”, afirmou Vandecleya Moro.

 

Advertisement

 

 

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas presta dois tipos de serviço para coibir a violência doméstica: o Ceamo (Centro de Apoio à Mulher Operosa) e o Seravi (Serviço de Responsabilização e Reeducação ao Autor de Violência da Cidade de Campinas).

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O Ceamo é o serviço que atende a mulher vítima de violência em Campinas. Conta com uma equipe de profissionais para acolher, atender e prestar apoio jurídico, social e psicológico à mulher em situação de violência doméstica, realizando atendimento individual, familiar ou em grupo. O serviço funciona na rua Francisco Glicério, nº 1.269 – Vila Lídia e dispõe de um telefone 0800 para atender o público: 0800-777-1050, mas também atende no telefone 3236-3619. O e-mail é [email protected].

 

 

Advertisement

 

O Seravi realiza o acompanhamento de agressores, com atendimento visando a conscientização contra a violência às mulheres. O serviço faz parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, e atua de forma articulada com os demais serviços da rede, com sentido de contribuir para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres.  

 

Advertisement

 

 

A Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública tem o programa Guarda Amigo da Mulher, que visa dar proteção a vítimas de violência doméstica, e a Sala Lilás, para acolher vítimas e apoiar mulheres com uma equipe multidisciplinar. “Temos cerca de 250 mulheres cadastradas voluntariamente para esse programa e estamos disponíveis para aprofundar essa parceria. Segunda-feira, coincidentemente, fui procurado pelo comando do 2º Batalhão para trabalharmos juntos no programa SOS Mulher para acolher as vítimas de violência contra a mulher em nossa cidade”, afirmou o secretário Christiano Biggi.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Instituída pela lei 15.848, de 9 de dezembro de 2019, a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio em Campinas ocorre na segunda semana de maio e visa difundir as ações de informação sobre o tema. A data marca o aniversário da vítima de feminicídio Thaís Fernanda Ribeiro, que morava na Vila San Martin, em Campinas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare