Parabadminton cresce em Campinas e reforça inclusão por meio da prática esportiva

O parabadminton vem ganhando espaço em Campinas como uma importante ferramenta de inclusão, reabilitação e desenvolvimento esportivo para pessoas com deficiência física. Na cidade, o esporte avança por meio de iniciativas de clubes, projetos independentes e ações articuladas com o poder público, que têm ampliado o acesso à forma adaptada. 

 

A técnica Marta Lopes trabalha exclusivamente com parabadminton desde 2019 e sua equipe, composta por 18 atletas, treina em espaços públicos e privados de Campinas, entre eles o Centro Esportivo Educacional, localizado no Jardim São José. Marta reconhece que são inúmeros os desafios para o parabadminton, principalmente no que diz respeito a locais para realizar  os treinamentos. Apesar das dificuldades, são muitas as conquistas da equipe. 

 

Em visita ao secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, na últma terça-feira, 16 de dezembro, as atletas Ana Gomes (integrante da seleção brasileira e medalha de ouro na categoria simples e 3º lugar em duplas), Renata Reis (bronze/duplas) e Elis Regina Franco (bronze/duplas) trouxeram seus resultados do Pan-Americano de Parabadminton, realizado no final de outubro, em São Paulo. Atletas de Campinas vêm participando de etapas estaduais, nacionais e internacionais, demonstrando evolução técnica e ampliando a visibilidade da modalidade.

 

“O parabadminton dialoga diretamente com as políticas públicas de esporte, lazer e inclusão, nossos pilares na Secretaria, contribuindo para garantir o direito à prática esportiva e estimular hábitos saudáveis”, analisa o secretário Fernando Vanin.

 

Em crescimento

 

Integrante do programa dos Jogos Paralímpicos desde 2020, a modalidade adapta as regras do badminton convencional às diferentes classificações funcionais dos atletas, permitindo participação segura, competitiva e democrática.

 

O crescimento do parabadminton passa diretamente pela atuação de profissionais qualificados. Professores de educação física e treinadores com formação em esporte adaptado têm papel fundamental na consolidação da modalidade, realizando a adaptação técnica dos treinos e garantindo segurança aos atletas.

 

“Com a ampliação de projetos e ampliação de apoios e parcerias, esperamos que o parabadminton cresça em Campinas nos próximos anos”, declara a técnica Marta Lopes.

Exit mobile version