Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Palhaços do LUME Teatro realizam circulação por bairros de Campinas

O espetáculo “La Scarpetta”, clássico do LUME Teatro criado e interpretado há mais de 20 anos pelo ator Ricardo Puccetti, já circulou por países como Espanha, Bolívia, Dinamarca, França, México, Estados Unidos, Portugal e Itália. E apesar de já ter feito apresentações em Campinas, nunca conseguiu circular por regiões mais distantes de sua própria cidade. Agora, entre os meses de março e junho de 2019, o espetáculo passará por seis bairros da cidade, além de uma apresentação central atrás do Largo da Catedral, através de projeto contemplado em 2015 pelo FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas. O projeto contará ainda com uma convocatória de público especial realizada pela palhaça Ágada Tchainik (Naomi Silman), que interagirá com o público antes das sessões de “La Scarpetta”, e com as atividades formativas “Anjos Ridículos” e “Os Sete Lados do Ridículo” (aulas abertas realizadas após sessões do espetáculo).

A circulação começa no dia 16 de março no CEU Vila Esperança, que fica no Jardim São Marcos. Ainda em março, no dia 24 acontece no Parque das Águas e dia 28 dentro do Terminal Ouro Verde. Em abril, é a vez do CEU Mestre Alceu (antigo CEU Jardim Florence) receber os palhaços, no dia 13. Em 18 de maio o projeto chega ao Espaço Cultural Maria Monteiro e em junho realiza uma apresentação na Feira do Rolo (Jardim Campo Belo) no dia 2 e finaliza no Largo da Catedral, no dia 15. Todas as apresentações e atividades formativas tem entrada gratuita (ver serviço).

Sobre La Scarpetta

“La Scarpetta” traz números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o público que vê surgir diante de si o caos. Com grande vivacidade o jogo de Teotônio é contagiante, fazendo da alegria uma potência anárquica. Uma demonstração do potencial de guerrilha do palhaço com seu subversivo poder de transformação. Dirigido por Nani Colombaioni – o fantástico palhaço italiano, colaborador de Federico Fellini – este espetáculo fala também da própria figura do palhaço, que trabalhando com fracassos, transforma seus erros em espetáculo.

A peça teve sua estreia oficial em 1997, e já se apresentou tanto em palcos convencionais como também em ruas, praças e picadeiros de circo, passando por diversas cidades do Brasil e ainda na Espanha, Bolívia, Dinamarca, França, México, Estados Unidos, Portugal e Itália.

Sobre a aula aberta Anjos Ridículos

Com o ator Ricardo Puccetti

Mostra os aspectos básicos do processo de construção do palhaço: os elementos técnicos, as ações físicas, a relação com o público, o ritmo, o uso do figurino e a construção de gags.

Sobre a aula aberta Os Sete Lados do Ridículo

Com a atriz Naomi Silman

A demonstração é resultado da pesquisa em torno do palhaço e do sentido cômico do corpo e do intercâmbio com Sue Morrison, diretora artística do Theatre Resource Centre, em Toronto (Canadá). Mostra os aspectos básicos do processo de construção do palhaço por meio do trabalho desenvolvido por Morrison – que dirigiu o espetáculo O NÃO-LUGAR DE ÁGADA TCHAINIK, solo de Naomi Silman, e é conhecida mundialmente por seu método de trabalho “O Clown Através da Máscara”, que mescla a tradição do palhaço sagrado das tribos indígenas norte-americanas com a do clown europeu.

SERVIÇO:

MARÇO:

16/03 – Sábado – CEU Vila Esperança

16h – Espetáculo La Scarpetta

Logo após – Aula aberta: Anjos Ridículos, com Ricardo Puccetti

24/03 – Domingo – Parque das Águas
16h – Espetáculo La Scarpetta

Logo após – Aula aberta: Anjos Ridículos, com Ricardo Puccetti

28/03 – Quinta-feira – Terminal Ouro Verde
17h – Espetáculo La Scarpetta

ABRIL: 

13/04 – Sábado – CEU Jardim Florence (antigo CEU Mestre Alceu )
16h – Espetáculo La Scarpetta

18h – Aula aberta: Os Sete Lados do Ridículo, com Naomi Silman

MAIO: 

18/05 – Sábado – Praça e Teatro Maria Monteiro
16h – Espetáculo La Scarpetta

18h – Aula aberta: Os Sete Lados do Ridículo, com Naomi Silman


JUNHO:

02/06 – Domingo – Feira do Rolo – Jardim Campo Belo

11h – Espetáculo La Scarpetta

15/06 – Sábado – Largo da Catedral
10h – Espetáculo La Scarpetta

FICHA TÉCNICA:

Ator – espetáculo “La Scarpetta”: Ricardo Puccetti

Concepção e criação – espetáculo “La Scarpetta”: Ricardo Puccetti e Nani Colombaioni

Criação de cenografia e acessórios – espetáculo “La Scarpetta”: Nani Colombaioni, Ricardo Puccetti e Abel Saavedra

Confecção de cenografia e acessórios – espetáculo “La Scarpetta”: Abel Saavedra

Atriz – mestre de cerimônia/Ágada Tchainik: Naomi Silman

Coordenação técnica: Francisco Barganian

Apoio administrativo: Giselle Bastos

Registro audiovisual: Alessandro Soave

Design gráfico: Arthur Amaral

Assessoria de comunicação: Marina Franco 

Produção: Zumbido Cultural

Realização: Lume Teatro


Tempo de Duração: 90 min.

Indicação Etária: Livre