Connect with us

Geral

Palestras orientam funcionários da Emdec sobre a prevenção da Covid

imagem 132

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) possui, hoje, 873 funcionários. Para melhor conscientizá-los sobre a prevenção da Covid-19, foram realizadas novas palestras nesta quarta-feira, 19 de maio, em parceria da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e Emdec com a Secretaria Municipal de Saúde. 

 

 

Advertisement

Dezenas de colaboradores assistiram à apresentação virtual “Orientações sobre medidas de prevenção e controle da Covid-19 para colaboradores da Emdec”, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). 

 

As palestras foram apresentadas por Priscila de Paula Marques, enfermeira e técnica da Vigilância Sanitária de Serviços Relacionados à Saúde, e Alexandre Beltrami, engenheiro de segurança do trabalho, chefe de setor no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Os palestrantes desenvolveram vários temas, incluindo formas de transmissão, prevenção, o que fazer em caso de sintomas e cuidados no ambiente corporativo. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Segundo o secretário municipal de Transportes, Vinícius Riverete, os conteúdos trabalhados promovem autoproteção e contribuem para evitar a transmissão da doença: “Nas diversas funções relacionadas à mobilidade urbana que exercem, nossos profissionais também orientam a população. Por isso, além de preservá-los, esta capacitação é estratégica para a saúde pública, já que multiplica conhecimentos”, apontou. 

 

 

Advertisement

 

Riverete fez uma retrospectiva das ações adotadas pela Setransp/Emdec no enfrentamento do coronavírus, dentro da campanha “Em defesa da vida, faça a sua parte!”, lançada em 11 de abril: “Iniciamos com forte ênfase nos usuários do transporte público, inserindo a mensagem ‘Use sempre máscara’ em letreiros de ônibus, afixando cartazes, instalando faixas e veiculando áudios (spots) com orientações. Também renovamos a sinalização de distanciamento social nas plataformas dos terminais”. 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Já a semana de 25 de abril a 1º de maio foi marcada por ações virtuais, com publicações nas redes sociais da Emdec e compartilhamento de mensagens via WhatsApp, focando em públicos específicos. 

 

 

Advertisement

 

“E, em maio, mês do trabalhador, investimos na parceria com a Saúde para reforçar os conhecimentos dos agentes da mobilidade urbana, [no dia 5, transportadores escolares, no dia 12, e do nosso corpo técnico. Seguimos lutando contra esta trágica doença por meio da disseminação do saber”, destacou o secretário. 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, lembrou que os operadores do transporte público coletivo também estão sendo envolvidos. “Temos passado procedimentos de como os motoristas devem agir quando há o descumprimento do uso obrigatório da máscara, por exemplo. Esta preparação acompanha a sensibilização dos passageiros, para que não comam, bebam ou falem ao telefone dentro dos ônibus, entre outros cuidados”, disse Camargo. 

 

 

Advertisement

 

Formadores de opinião 

 

Advertisement

 

 

Os funcionários da Emdec não são estritamente profissionais da mobilidade urbana, mas também formadores de opinião – daí o papel estratégico das palestras realizadas pela Saúde. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

É esta a percepção de Andréa Von Zuben, diretora do Devisa, que abriu o evento desta quarta-feira com Riverete e Camargo: “Quando começamos a falar de um assunto, ele vai capilarizando, as pessoas levam às suas casas. As informações chegam de maneira mais objetiva, melhor qualificadas, porque elas acabam sendo multiplicadoras de todo este conhecimento”, explicou. 

 

 

Advertisement

 

Camargo falou em “frentes de sensibilização”. “São várias sensibilizações, reforços, mensagens novas, para que a preocupação de combater a Covid-19 não saia da pauta mental, orientando, portanto, o comportamento. Cada colaborador se irmanando neste desafio, será mais um formador de opinião ajudando a fazer esta grande corrente de combate ao coronavírus, tanto na esfera pessoal quanto profissional”, conclamou. 

 

Advertisement

 

 

Redes sociais 

Advertisement

 

 

A partir dos próximos dias, a Emdec veiculará os conteúdos voltados a transportadores escolares e pais/mães/responsáveis também em suas redes sociais, com orientações de segurança para todas as etapas da viagem. Além disso, serão produzidos folhetos eletrônicos. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Informe-se 

 

O portal oficial da Administração municipal sobre a Covid-19 é o https://covid-19.campinas.sp.gov.br.  

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Já a Setransp/Emdec possui uma página com informações específicas relacionadas ao coronavírus. O endereço eletrônico www.emdec.com.br/covid-19 (“Mobilidade em Campinas na pandemia da Covid-19”) traz notícias, atualizações sobre atendimento ao público, links e telefones úteis.

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare