Connect with us

Geral

Padrasto é preso suspeito de estuprar criança de 6 anos

Publicado

em

policia

Policiais Militares do 47° BPM/I, foram acionados através do 190 para verificarem uma ocorrência de estupro, o qual a vítima seria uma criança de 6 anos de idade, que havia sido abusada sexualmente pelo padrasto e que se encontrava pelo hospital da Unicamp acompanhada de sua tia.

Esta equipe realizou contato no hospital, onde a médica de plantão confirmou via laudo, a prática sexual. A tia da menina informou que o padrasto e autor encontrava-se na residência.

Em posse das informações, os policiais militares realizaram diligência até a residência da vítima, onde abordaram o indiciado J.M.M.L.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão e conduzido para a 2ª Delegacia Seccional de Campinas. O Delegado não viu necessidade de manter o indiciado a disposição da justiça. Elaborou BO-PC de natureza de Estupro de Vulnerável, deixando o indivíduo na condição de investigado a cargo do 2° DP.

Geral

Militares do Exército farão triagem da Campanha do Agasalho

Publicado

em

Por

Militares do Exército realizarão nesta quarta-feira, dia 6, um mutirão de triagem de roupas doadas para a Campanha do Agasalho. A ação começará às 9h na sede dos Patrulheiros Campinas, no Parque Itália. A arrecadação de roupas ultrapassou nesta segunda-feira, dia 4,10 toneladas. São ao todo 10.038 quilos de doações, entre roupas e cobertores. O número é 6,3% superior à última divulgação, ocorrida sexta-feira, dia 1º, quando eram 9.441 quilos em doações.

 

“O apoio do Exército é fundamental para o sucesso dessa iniciativa, mas ela não seria possível sem a generosidade do povo de Campinas, que tem participado ativamente, doando cobertores e roupas. Esse sucesso é fruto de um esforço coletivo”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro.

 

As doações serão triadas na quadra esportiva dos Patrulheiros Campinas. Esse ano, a campanha continua priorizando roupas masculinas, pois são as que menos chegam por meio de doações. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos destaca, ainda, para a importância de as peças estarem em bom estado de conservação. Lançada no dia 13 de maio, as doações para a Campanha do Agasalho podem ser feitas até o dia 31 de julho. Um hotsite foi criado especificamente para a campanha: https://campinas.sp.gov.br/doeagasalho. 

Publicidade

 

O propósito da Campanha do Agasalho é a distribuição de roupas de inverno e cobertores à população socialmente vulnerável. A Campanha irá até o dia 30 de julho, podendo ser prorrogada em caso de necessidade. 

 

Operação inverno

 

Publicidade

Desde 1º de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos lançou a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro. Desde que começou, já foram registrados 3.570 atendimentos, foram distribuídos 6.013 cobertores e realizados 716 encaminhamentos a abrigos municipais.

 

Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. 

 

Desde a primeira semana do mês, reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, agora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h. 

Publicidade

 

Desde 5 de maio, a secretaria ampliou o número de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua. Além das 120 vagas já existentes no Samim, foram criadas mais 100 vagas na Casa da Cidadania. 

 

Além da Operação Inverno, por meio do SOS Rua, a Prefeitura de Campinas mantém outras políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

 

Publicidade

Mão amiga

 

Tendo como objetivo promover a reinserção social por meio da qualificação profissional de pessoas em situação de rua, o Mão Amiga oferece, durante o curso, uma bolsa de 277 UFICs, o que equivale a R$ 1.165,73, e dura de 12 a 24 meses. Desde 2016, quando foi criado, já foram certificados 166 bolsistas: 130 homens e 36 mulheres, que frequentaram aulas de hidráulica, elétrica e música. Mais de 20 ex-egressos do curso já entraram para o mercado de trabalho formal.

 

Operação “Amigos no trecho”

Publicidade

 

Iniciada em 1º de julho de 2021, o projeto envolve a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a Polícia Militar Rodoviária e as concessionárias que administram as estradas que passam pelo município de Campinas. Trata-se de um serviço 24 horas que, ao identificar um morador em situação de rua nas estradas, aborda, identifica-o e oferece acolhimento no albergue municipal.

 

Recâmbio

 

Publicidade

O Recâmbio de Migrantes é um programa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos cujo propósito é garantir o retorno seguro de pessoas socialmente vulneráveis a seus locais de origem.

 

Centros POP Sares unidade 1 e unidade 2

 

São equipamentos públicos que ofertam atendimento especializado para pessoas em situação de rua. As ações desenvolvidas são: acolhida; escuta qualificada e compreensão do contexto familiar e social dos (as) usuários (as); orientação sobre documentação pessoal; compreensão da complexidade e da dimensão social que perpassa a situação de rua; incentivo à participação social dos (as) usuários (as) e a defesa de direitos e oferta de cuidados de higiene, vestuário e alimentação. 

Publicidade

 

Casas de passagem

 

As duas casas de passagem em Campinas acolhem pessoas em situação de rua, oferecendo espaço transitório de moradia para a construção do processo de saída das ruas. Oferece cuidados de higiene, saúde, alimentação, vestuário, documentação e convivência.

 

Publicidade

Abrigos

 

A Prefeitura conta com três abrigos masculinos, um feminino e um albergue municipal (Samim).

 

Consultório na rua

Publicidade

 

A Secretaria Municipal de Saúde mantém o Consultório na Rua, que visa atender a essa população. Por meio de um veículo adaptado que percorre diversas áreas da cidade, o Consultório na Rua oferece cuidados em saúde a essas pessoas em seus próprios contextos de vida. É composto por duas equipes multidisciplinares que contam com médicos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e redutores (pessoas que trabalham com a política de redução dos danos causados pelas drogas). O foco do atendimento é voltado para doenças ou condições que mais atingem os moradores em situação de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate ao crack e outras drogas. Orienta essa população sobre doenças, como as sexualmente transmissíveis e hepatites. Realiza curativos, testes de diabetes e medição de pressão.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura entrega obras e realiza eventos de aniversário da cidade

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Campinas preparou uma série de entregas de obras, lançamento de projetos e eventos para marcar o aniversário de 248 anos da cidade, comemorado no dia 14 de julho. Entre as inaugurações está o Ceprocamp Campo Grande, 13 praças e áreas de lazer, seis obras de pavimentação e infraestrutura, uma ciclovia no bairro Nova Campinas, a Clínica Veterinária Móvel, a plataforma no programa Aprova Fácil, a assinatura de ordens de serviço para construção de 14 novos reservatórios de água e para troca de 135 quilômetros de rede de água, entrega de títulos de propriedade de imóveis em núcleos residenciais e muitas outras ações.
Nesta segunda-feira, 4, pela manhã, o prefeito Dário Saadi e o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, inauguraram o reservatório de água Carlos Lourenço, com capacidade para armazenar 1,5 milhão de litros de água potável.
A programação teve início na sexta-feira, 1º de julho, com a entrega do novo tomógrafo do Hospital Mário Gatti, quase dobrando a capacidade de realização de exames.
No último fim de semana, os destaques foram duas apresentações, que levaram grande público à Concha Acústica do Taquaral. No sábado, 2, a Orquestra Rock e, no domingo, 3, Renato Teixeira com a Orquestra Paulistana de Viola Caipira.
Também estão previstas na agenda de aniversário a inauguração da nova sede da IMA (Informática de Municípios Associados), no dia 9; a realização do tradicional Chefs Campinas na praça Carlos Gomes, no dia 10 (domingo); o batismo de um avião da companhia Azul com o nome de Campinas, no dia 11; e o anúncio da nova sede do Procon no centro da cidade, no dia 12.
No dia 14, quinta-feira, data do aniversário, será realizado um evento no Paço Municipal, com participação de consulados de oito países, apresentações culturais e comidas típicas. Neste mesmo dia, a Guarda Municipal comemora 25 anos, em evento na Pedreira do Chapadão. Também no dia 14, será entregue o Meliponário do Taquaral – Projeto Campinas, Cidade Amiga das Abelhas Nativas e o Ceasa inaugura o Jardim dos Sentidos no Mercado de Flores.
O dia 17, domingo, marca a volta da Corrida dos Distritos, com a realização da etapa Campo Grande. A prova de atletismo também terá etapas nos distritos de Nova Aparecida (14/08), Barão Geraldo (04/09), Joaquim Egídio (12/10) e Ouro Verde (02/11), com encerramento no Centro (18/12). No mesmo dia 17, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresentará na Concha Acústica do Taquaral com a participação da cantora Fafá de Belém.
Haverá ainda as entregas da ciclovia da avenida Jesuíno Marcondes Machado, na Nova Campinas (dia 20/07); da Clínica Veterinária Móvel (21/07); das obras de reforma do Terminal de ônibus de Barão Geraldo (22/07) e a apresentação da plataforma do programa Aprova Fácil (26/07).
Outros destaques da programação são o anúncio de implantação de uma unidade do Ceprocamp na região do Campo Belo, entrega de 11 academias para pessoas da terceira idade em praças públicas, ordens de serviço para a construção de cinco áreas de lazer, o lançamento do programa Simplifica Campinas (com foco na desburocratização de processos), o lançamento das Olimpíadas do Servidor e vários eventos na Mata de Santa Genebra.

Continue Lendo

Geral

Abertas as inscrições para a Semana da Juventude, que será em agosto

Publicado

em

Por

O Conselho Municipal da Juventude e a Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos abrem nesta segunda-feira, dia 4, as inscrições de propostas de atividades, ações e eventos para compor a programação da Semana da Juventude 2022, que vai ocorrer entre os dias 12 e 27 de agosto. 

 

“A participação da juventude é fundamental para criarmos uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

 

As instituições, serviços, coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes interessados devem acessar o link https://forms.gle/vwvzBccjeDXVuRZv6 e preencher o formulário. As inscrições vão até 16 de julho. 

Publicidade

 

O tema deste ano  é “Pega essa visão: a minha, a sua e a nossa participação” e está pautado no eixo Direito à cidadania, à participação  social e política e à representação juvenil do Estatuto da Juventude. “O tema da Semana contempla a enorme mobilização realizada pela juventude para retirar o título de eleitor e participar do processo eleitoral. Mostra que os jovens estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e deveres na construção de um país melhor”, disse Fernando Martins, presidente do Conselho da Juventude de Campinas, gestão 2022-2023. 

 

Semana da Juventude 

 

Publicidade

Instituída no calendário oficial de Campinas por meio da Lei Complementar nº 115/2015, a Semana da Juventude é um evento comemorado anualmente na semana do dia 12 de agosto, realizado pelo Poder Executivo em colaboração com o Conselho Municipal da Juventude e parceiros da sociedade civil.

 

Com base no Estatuto da Juventude, compreendendo a juventude  como pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, a 7 ª Semana será realizada em conjunto com a Fundação FEAC, através do Programa Juventudes, e contará com ampla e diversa programação proposta por instituições, serviços coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes, entre os dias 12 e 27 de Agosto. 

 

Fundação FEAC – Programa Juventudes

Publicidade

 

O Programa Juventudes tem como foco o rompimento das barreiras sociais, educacionais, econômicas, de raça e gênero impostas às juventudes periféricas do município de Campinas, ampliando suas possibilidades de fazerem escolhas e assegurando-lhes meios para a mobilidade social. O objetivo é incentivar e fortalecer a participação desses jovens em todas as esferas sociais, principalmente em relação às questões que lhes afetam, tanto individual quanto coletivamente.

Continue Lendo

Populares