Connect with us

Geral

Padaria Social capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social

imagem 230

O IGA (Instituto Gastronômico das Américas) Campinas promoveu no sábado e domingo, dias 26 e 27 de outubro, o Interiga Brasil 2019, que recebeu a etapa final do 8º Concurso Internacional de Gastronomia. No evento foi apresentada  a Padaria Social, que vai capacitar profissionalmente mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

 

A diretora de Turismo, Alexandra Caprioli, representando o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, apresentou a primeira turma de mulheres que serão formadas padeiras. A Padaria Social é um convênio do IGA com a Instituição Assistencial “Os Seareiros” com o objetivo de capacitar mulheres dando a oportunidade de geração de renda por meio da fabricação de pães. 

Advertisement

 

“A primeira turma tem 14 mulheres que terão aulas de tudo que se pode fazer na panificação. Vão aprender a fazer pães, broas, croissant… Esse tipo de iniciativa é muito gratificante porque permite atender a pessoa com vulnerabilidade de uma forma que elas sejam empoderadas e assim possam fazer dentro da própria casa ou também atuar como um pequeno empreendedor e ter uma renda”, explicou Alexandra Caprioli.

 

Advertisement

Segundo ela, a capacitação irá atender a moradores de regiões diferentes. “Fico muito feliz de participar disso, eu vi essa ideia nascendo e conseguimos transformar em realidade”, acrescentou.  

 

O chefe executivo do IGA, André Otero, disse que o objetivo da Padaria Social é formar as mulheres em padeiras, transformando a vida delas e das suas famílias, de forma que elas possam gerar renda, terem seu próprio negócio. “Vamos ser a primeira escola a criar o termo padeira”, disse comemorando a padaria social. 

Advertisement

 

 “Nosso objetivo é devolver a Campinas o que a cidade nos deu. O IGA está presente em Campinas há dez anos com 700 alunos e só tenho a agradecer”, acrescentou Otero.

 

Advertisement

A Padaria Social foi apresentada aos chefs convidados pela IGA para o evento:  o chef francês Érick Jacquin, conhecido do programa de TV Masterchef Brasil, o chef-padeiro Rogério Shimura foi eleito o melhor padeiro do mundo pela International Union of Bakers and Confectioners (UIBC), entidade que reúne associações do segmento da panificação de todo o mundo e o chef Luiz Farias, o melhor confeiteiro do mundo e chef executivo da Academia Bunge. Farias  parabenizou a todos os envolvidos. “Como padeiro fico muito honrado e quero contribuir. A iniciativa é maravilhosa”. 

 

O Interiga é organizado pelo IGA e conta com o apoio do Campinas Convention & Visitors Bureau, FIC Brasile e Federação Italiana de Cozinha. O evento conta também com o apoio institucional da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

Advertisement

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo é parceira da Padaria Social e também do 8º Concurso Internacional de Gastronomia. A final da competição contou com a apresentação de 650 estudantes, entre cozinheiros amadores, profissionais e crianças. Os competidores vieram de outras unidades do IGA do Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare