Connect with us

Geral

Os Benefícios e a Importância do Ganho da Massa Magra

Avatar

Publicado

em

Geralmente, quando começamos a treinar, pensamos em aumentar nossa massa muscular e perder a massa gorda. Certo?

Em primeiro lugar, devemos lembrar que massa gorda é o peso da gordura que temos no corpo, que em quantidade certa protege nossos órgãos, mas em excesso causa diversas doenças como diabetes, doenças cardíacas, etc.


Dito isso, tudo que não for gordura no nosso corpo, é massa magra, ou seja, órgãos, pele, massa óssea e tudo que faz parte da composição do corpo.

massa muscular faz parte da massa magra. Os exercícios físicos, principalmente os de força e resistência promovem o ganho de massa muscular, juntamente com uma alimentação à base de muita proteína.

Independente das razões, a construção da Massa Magra traz inúmeros benefícios para a nossa saúde a longo prazo. Dentre eles, podemos citar:

  • Fortalecimento dos ossos;
  • Evita e previne a resistência à insulina;
  • Serve como auxiliar no combate à outras doenças;

“-É importante ressaltar que quanto mais músculos tivermos, melhor será o nosso envelhecimento, principalmente porque é na terceira idade que acontece a perda de massa óssea.”- diz a Dra. Bruna Marisa, endocrinologista, membro da SBEM e especialista em emagrecimento.

Então, se queremos ter uma velhice tranquila, devemos investir muito na construção e no aumento da massa magra, aproveitando enquanto somos jovens, saudáveis, produzimos  hormônios, trabalhamos, temos força e disposição, pois quanto mais massa magra construirmos enquanto formos jovens e saudáveis, muito mais reservas teremos quando precisarmos.

Mas, como Perder Gordura e Ganhar Massa Muscular?

Bem, para ganhar massa muscular, deve-se fazer exercícios de musculação na academia, respeitando as orientações do treinador e seguir uma alimentação rica em proteínas,

sendo muito importante dar tempo para o músculo descansar, para que ele possa crescer.    

Além disso deve-se:

  • Treinar de 3 a 5 vezes por semana. Isso é importante porque o mesmo grupo muscular só deve ser exercitado 1 ou 2 vezes.
  • Revisar as séries a cada 4 semanas para acrescentar e aumentar a intensidade dos exercícios e também aumentar os desafios.
  • Não utilizar mais do que 65 % da carga máxima que se aguenta em uma única repetição com aumento progressivo.
  • Fazer os exercícios de maneira lenta para que possa sentir cada movimento do músculo e não parar quando sentir dor, pois é quando o músculo começa as fibras brancas que levam a hipertrofia.
  • A perda massa muscular pode ser observada em apenas 15 dias sem treino, por isso é importante que você seja constante e não pare os exercícios mesmo depois de se atingir a massa muscular pretendida.

Para complementar, a Dra. Bruna diz que o processo para o ganho e aumento de massa magra pode não ser tão simples e o acompanhamento médico especializado é fundamental para o equilíbrio entre os níveis de massa magra e massa gorda no organismo. Em alguns casos, devido à ineficiência alimentar, é necessário o consumo de algum suplemento alimentar.

Para aqueles que não podem mesmo praticar exercícios físicos, a orientação dada pela médica é que a pessoa mantenha uma dieta rica em proteínas e a suplementação adequada que deve ser feita individualmente. Alguns estudos mostraram que indivíduos que usaram testosterona, ganharam mais músculos do que quem fazia somente atividade física. Então, a reposição hormonal em casos específicos, também é uma hipótese.

Créditos:

Dra. Bruna Marisa é Médica, Endocrinologista, membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), pós graduada em Medicina Ortomolecular, com diversos cursos na área de medicina esportiva, onde também atua. É especialista em Emagrecimento e autora do Ebook Guia de Emagrecimento Definitivo e Duradouro.

Geral

Defesa Civil alerta para rajadas de vento na região de Campinas

Avatar

Publicado

em

Por

A Defesa Civil estadual emitiu alerta para a região de Campinas e outras do Estado de São Paulo para ventos fortes a partir desta terça-feira (7) até quinta (9), por causa da chegada de uma frente fria. Segundo o órgão, na região de Campinas, os ventos podem chegar a 80 km/h.

Além de Campinas, as regiões de Araçatuba, Bauru, Itapeva, Marília, Presidente Prudente e Sorocaba também podem registrar ventos fortes de até 80 kmh.


Já as regiões Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Registro e São José dos Campos podem ter vendos ainda maiores, de até 95 km/h.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, as rajadas de ventos fortes não têm ligação com o ciclone bomba, visto na região do sul do país. “É só uma entrada de frente fria, uma situação normal”, afirmou ele.

Continue Lendo

Geral

Vigilância Sanitária e MAPA realizam ação em estabelecimento clandestino

Avatar

Publicado

em

Por

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Campinas realizou inspeção sanitária conjunta com o Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em estabelecimento clandestino de comercialização de ovos em Campinas. A ação foi na quinta feira, 2 de julho, após denúncia recebida pelo telefone 156 da Prefeitura. A inspeção resultou na interdição total do estabelecimento e na apreensão de aproximadamente 250 mil rótulos falsos com o carimbo oficial do SIF (Serviço de Inspeção Federal).

A empresa funcionava nos fundos de uma residência, na Vila Campos Sales, com atividade de comércio atacadista de ovos em más condições higiênico-sanitárias, estruturais, de organização, sem possuir medidas adequadas de enfrentamento ao Covid-19, sem boas práticas de armazenamento e manipulação dos alimentos, sanitários e vestiários em desacordo com as legislações vigentes. 


 

Além disso, a empresa realizava atividade de manipulação, fracionamento e rotulagem de ovos com etiquetas contendo carimbo oficial do SIF de inspeção e indicação do número de registro do produto no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, ambos falsos. A empresa também não era regularizada na Vigilância Sanitária e nem no SIF, infringindo assim diversas legislações vigentes, explica Felipe Vita, médico veterinário da Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Campinas.

 


“Tem aumentado o número de fraudes em rótulos de produtos de origem animal em Campinas e ações conjuntas como essa potencializam a efetividade das medidas de intervenção sobre os riscos sanitários”, explica o médico veterinário. No caso de suspeita, denúncias podem ser feitas via 156, que é o canal oficial da Prefeitura Municipal de Campinas, que pode ser acessado via telefone, internet e smartphone.

Continue Lendo

Geral

MONTE-MOR ENTREGA KITS DE HIGIENE PARA SERVIDORES DA LINHA DE FRENTE DO CRAS E CREAS

Avatar

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, entregou nesta terça-feira (7 de julho) kits de higiene para os servidores que estão na linha de frente no atendimento público dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Durante a entrega o prefeito Thiago Assis, acompanhado do secretário municipal Vilson Amaral, esteve presente no CRAS do Jardim Paulista. A ação atendeu ainda os servidores do CRAS Centro e do CREAS. “Esse é mais um reforço para garantir mais segurança aos nossos servidores que fazem o atendimento na linha de frente, afinal, os trabalhos sociais não podem parar”, destacou Thiago.


Segundo o secretário Vilson os kits contam com álcool 70%, álcool em gel, sabonete líquido, luvas, máscaras, viseira de acetato e aventais. “Essa é mais uma ação do nosso Governo para que os servidores possam atuar protegidos”, finalizou Vilson.

Continue Lendo