Connect with us

Geral

Oficinas de fotografia que discutem a importância do “cuidar” chegam pela segunda vez ao Hospital das Clínicas de São Paulo

Publicado

em

O projeto Fotografia e Inclusão, mais um ciclo do Programa Saúde e Cultura, da ImageMagica – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, que promove educação, cultura e saúde -, vem sendo realizado no Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC), com o apoio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil. O objetivo é promover uma reflexão sobre o tema “Cuidar” entre os profissionais de saúde, pacientes e seus acompanhantes.

Por meio de oficinas de fotografia que estão sendo realizadas na instituição até o final de setembro e conduzidas pelos educadores da ImageMagica, os participantes são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por uma ótica totalmente diferente, com o intuito de fortalecer vínculos, reforçando ainda mais as atividades de humanização já exercidas pelo hospital. Após cada atividade, são convidados a produzir uma fotografia acompanhada de uma legenda utilizando o aplicativo Camino, desenvolvido pela própria ImageMagica e que deixa as imagens prontas para serem impressas em minutos, em um formato que lembra o filme das câmeras instantâneas. As melhores fotografias produzidas ficam expostas para todo o hospital. Ao término do projeto, a ImageMagica apresenta uma palestra, tanto para o público em geral quanto para professores e estudantes da área da saúde, com os resultados obtidos, visando ampliar as reflexões e dividir as histórias desse período de trabalho.

Para a gerente de Marketing Institucional da EMS, Josemara Tsuruoka, a parceria com a ImageMagica confirma o compromisso do laboratório com a humanização na área da saúde. “Todo incentivo nesse sentido traz resultados gratificantes e significativos para os envolvidos. Pretendemos continuar colaborando com ações como esta, que se alinham à missão da EMS de cuidar das pessoas e ao nosso compromisso de promover bem-estar e qualidade de vida aos mais diferentes públicos”.

O Programa Saúde e Cultura existe desde 2006 e já percorreu todas as regiões do território nacional, passando por mais de 65 hospitais. A parceria entre a ImageMagica e o Hospital das Clínicas existe desde 2008.

EMS e ImageMagica

A EMS é patrocinadora da proposta da ImageMagica de humanização do tratamento dentro de hospitais no Brasil há praticamente dez anos. Dentro da parceria, já participaram instituições como o Hospital Universitário Pedro Ernesto (2008), no Rio de Janeiro (RJ); o Hospital Municipal Menino Jesus (2009 e 2013), em São Paulo (SP); o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, o Hospital de Clínicas da Unicamp e o Centro Corsini (2012), em Campinas, no interior de São Paulo; o Hospital das Clínicas de São Paulo (2014 e 2017); o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP (2015); o IMREA (Centro de Reabilitação Lucy Montoro) e a APAE (2016), em São Paulo (SP).

Sobre a EMS:

Maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento, pertencente ao Grupo NC. Com cinco mil colaboradores e mais de 50 anos de história, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano por meio da Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em São Bernardo do Campo, em Jaguariúna e em Hortolândia (SP), onde funciona o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores e mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; conta com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo; e se instalou em 2017 em Brasília (DF). A EMS exporta para mais de 40 países – www.ems.com.br.

Sobre a ImageMagica

Criada em 1995, em São Paulo, pelo fotógrafo documentarista André François, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que desenvolve ações das áreas educacional, cultural e de saúde, sempre usando a fotografia e a linguagem visual como ferramentas de trabalho. Por meio da fotografia, a ImageMagica aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando a reflexão sobre a realidade de cada um e a transformação social. Além disso, desde 2005, André François realiza documentários fotográficos sobre a saúde no Brasil e no mundo. Entre os principais prêmios e títulos de reconhecimento recebidos pela ImageMagica estão: ações premiadas pela International Union for Health Promotion and Health Education; organização representante da América Latina credenciada pelo DPI (Departamento de Informação Pública) da ONU, desde 2006; 1º lugar na categoria “Comunicação e Saúde”, prêmio concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde, além de André François ter sido finalista do prêmio Empreendedor Social 2006, da Schwab Foundation.

Geral

Trecho da Benedito Roberto Barbosa ficará interditado a partir de 2ª

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Live do cantor sertanejo Edson vai arrecadar doações de alimentos

Publicado

em

Por

O cantor sertanejo Edson, da dupla Edson e Hudson, realiza nesse sábado, dia 8 de maio, às 17h30, a Live solidária “Viva o Amor”. O artista se apresentará com a família no canal youtube.com/BrazzoOficial.

No evento, Edson pedirá alimentos para instituições, dentre elas o Banco de Alimentos da Prefeitura de Campinas. A iniciativa do artista foi saudada pela secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro. “Somos muito gratos pela iniciativa solidária desse grande artista.

O evento será certamente um sucesso e agradecemos de antemão as doações, fruto da generosidade do povo de Campinas”, afirmou.

No momento da Live o público poderá realizar doações de cestas básicas através de um QR Code que será afixado na tela. No show Edson & Família, haverá homenagens para as mães e sorteios.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura autoriza abertura dos cemitérios municipais neste fim de semana

Publicado

em

Por

Em ocasião do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 9 de maio, a Prefeitura de Campinas e a Setec abrirão os cemitérios municipais excepcionalmente desta sexta-feira, dia 7 de maio, até domingo, dia 9 de maio, para a visitação do público, das 7h às 17h.
 


Os cemitérios estavam fechados devido à pandemia da Covid-19, mas as autoridades municipais da saúde permitiram a abertura neste final de semana.



As medidas sanitárias serão obedecidas, como controle de acesso, uso de álcool gel e máscaras e proibição de aglomerações.



Na próxima segunda-feira, 10 de maio, os cemitérios voltarão a ter visitas proibidas.

 

Tais medidas se estendem também aos cemitérios particulares.

Continue Lendo







Populares