Connect with us

Geral

Oficinas de fotografia que discutem a importância do “cuidar” chegam pela segunda vez ao Hospital das Clínicas de São Paulo

Publicado

em

O projeto Fotografia e Inclusão, mais um ciclo do Programa Saúde e Cultura, da ImageMagica – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, que promove educação, cultura e saúde -, vem sendo realizado no Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC), com o apoio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil. O objetivo é promover uma reflexão sobre o tema “Cuidar” entre os profissionais de saúde, pacientes e seus acompanhantes.

Por meio de oficinas de fotografia que estão sendo realizadas na instituição até o final de setembro e conduzidas pelos educadores da ImageMagica, os participantes são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por uma ótica totalmente diferente, com o intuito de fortalecer vínculos, reforçando ainda mais as atividades de humanização já exercidas pelo hospital. Após cada atividade, são convidados a produzir uma fotografia acompanhada de uma legenda utilizando o aplicativo Camino, desenvolvido pela própria ImageMagica e que deixa as imagens prontas para serem impressas em minutos, em um formato que lembra o filme das câmeras instantâneas. As melhores fotografias produzidas ficam expostas para todo o hospital. Ao término do projeto, a ImageMagica apresenta uma palestra, tanto para o público em geral quanto para professores e estudantes da área da saúde, com os resultados obtidos, visando ampliar as reflexões e dividir as histórias desse período de trabalho.

Para a gerente de Marketing Institucional da EMS, Josemara Tsuruoka, a parceria com a ImageMagica confirma o compromisso do laboratório com a humanização na área da saúde. “Todo incentivo nesse sentido traz resultados gratificantes e significativos para os envolvidos. Pretendemos continuar colaborando com ações como esta, que se alinham à missão da EMS de cuidar das pessoas e ao nosso compromisso de promover bem-estar e qualidade de vida aos mais diferentes públicos”.

O Programa Saúde e Cultura existe desde 2006 e já percorreu todas as regiões do território nacional, passando por mais de 65 hospitais. A parceria entre a ImageMagica e o Hospital das Clínicas existe desde 2008.

EMS e ImageMagica

Publicidade

A EMS é patrocinadora da proposta da ImageMagica de humanização do tratamento dentro de hospitais no Brasil há praticamente dez anos. Dentro da parceria, já participaram instituições como o Hospital Universitário Pedro Ernesto (2008), no Rio de Janeiro (RJ); o Hospital Municipal Menino Jesus (2009 e 2013), em São Paulo (SP); o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, o Hospital de Clínicas da Unicamp e o Centro Corsini (2012), em Campinas, no interior de São Paulo; o Hospital das Clínicas de São Paulo (2014 e 2017); o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP (2015); o IMREA (Centro de Reabilitação Lucy Montoro) e a APAE (2016), em São Paulo (SP).

Sobre a EMS:

Maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento, pertencente ao Grupo NC. Com cinco mil colaboradores e mais de 50 anos de história, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano por meio da Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em São Bernardo do Campo, em Jaguariúna e em Hortolândia (SP), onde funciona o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores e mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; conta com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo; e se instalou em 2017 em Brasília (DF). A EMS exporta para mais de 40 países – www.ems.com.br.

Sobre a ImageMagica

Criada em 1995, em São Paulo, pelo fotógrafo documentarista André François, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que desenvolve ações das áreas educacional, cultural e de saúde, sempre usando a fotografia e a linguagem visual como ferramentas de trabalho. Por meio da fotografia, a ImageMagica aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando a reflexão sobre a realidade de cada um e a transformação social. Além disso, desde 2005, André François realiza documentários fotográficos sobre a saúde no Brasil e no mundo. Entre os principais prêmios e títulos de reconhecimento recebidos pela ImageMagica estão: ações premiadas pela International Union for Health Promotion and Health Education; organização representante da América Latina credenciada pelo DPI (Departamento de Informação Pública) da ONU, desde 2006; 1º lugar na categoria “Comunicação e Saúde”, prêmio concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde, além de André François ter sido finalista do prêmio Empreendedor Social 2006, da Schwab Foundation.

Publicidade

Geral

Bosque dos Jequitibás recebe exposição de obra com 40 bichos metálicos

Publicado

em

Por

O Bosque dos Jequitibás recebe, a partir desta sexta-feira, 1º de julho, a exposição Vivarium, do artista visual Genivaldo Amorim, no Centro de Educação Ambiental “Professora Egle Carneiro de Oliveira Passadore”. A obra exposta é uma instalação composta por 40 peças que retratam bichos vermelhos, estranhos e indefinidos, repousando em ninhos metálicos flutuantes. A exposição ficará aberta até o dia 24 de julho, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Para o artista Genivaldo Amorim, a obra dialoga com o contexto onde está instalada. “Para mim é muito importante que a obra faça sentido em estar em um determinado lugar, que o espaço não seja apenas um receptáculo, um abrigo, mas que seja capaz de se fundirem, obra e espaço, de tal forma que nos dê a impressão de um não existir sem o outro, ou mesmo, por mais estranho que pareça, daquilo parecer sempre ter estado ali”, diz o artista.
Essa instalação é derivada de uma exposição realizada em 2017 em um museu de Santa Catarina. Depois da temporada no Bosque dos Jequitibás, as peças serão reutilizadas para outra instalação. Essa prática, de reaproveitar o material e transformar em outra obra, é recorrente na produção do artista.
Genivaldo Amorim nasceu em Umuarama (PR), em 1973, mas vive e trabalha em Valinhos desde 1991. Atua com instalações, pintura, desenho, objetos e outras mídias. Premiado em diversos salões, editais e programas de exposições, tendo exposto em museus como Macc (Campinas SP), Casa das Onze Janelas (Belém, PA), Marco (Campo Grande, MS), MuBE (São Paulo, SP), entre outros.
Suas obras também já estiveram em exposições individuais e coletivas em museus e galerias de países como Alemanha, Camboja, Namíbia, Uruguai e Moçambique.
Serviço
Exposição “Vivarium”
Data: de 1º a 24 de julho
Horário: das 9h às 17h
Endereço: Centro de Educação Ambiental do Bosque dos Jequitibás, Rua Coronel Quirino, 2, Bosque.
Entrada gratuita

Continue Lendo

Geral

Teatro do Bosque apresenta Os Três Porquinhos em todo o mês de julho

Publicado

em

Por

O que fazer com a criançada nas férias? Ir ao Teatro Infantil “Carlito Maia”, no Bosque dos Jequitibás, que está com uma programação especial a partir deste sábado, dia 2 de julho, até 31 de julho, com a apresentação de Os Três Porquinhos. O Teatro do Bosque, como é conhecido, terá sessões de terça a sábado, às 15h30, e domingos, às 11h e 16h.
A realização é do Teatro Sotac, que está com os ingressos à venda no http://teatrosotac.com.br/. O valor é de R$ 20,00 mediante a entrega de um cupom que está no site e deve ser apresentado na bilheteria do teatro. Sem o cupom, o valor é de R$ 40,00.
Os Três Porquinhos é um dos mais famosos clássicos infantis e conta a história dos irmãos Prático, Cícero e Heitor, que decidem construir, cada qual à sua maneira, uma casinha para morar. A confusão é armada quando o Lobo Mau, com seus memoráveis e ridículos disfarces, começa a rondar a floresta. E cada porquinho passa a perceber a consequência do resultado de suas escolhas.
Serviço
Os Três Porquinhos
Dia: 2 de julho a 31 de julho
Horário:de terça a sábado às 15h30, e aos domingos às 11h e 16h.
Local: Teatro Infantil “Carlito Maia”, no Bosque dos Jequitibás – Rua Coronel Quirino, 2 – Bosque, Campinas.

Continue Lendo

Geral

Sanasa capacita 280 servidores brigadistas e cipeiros da Prefeitura

Publicado

em

Por

O Setor de Segurança do Trabalho da Sanasa iniciou o treinamento prático de 280 funcionários que integram a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e a Brigada de Combate e Prevenção a Incêndios da Prefeitura de Campinas. A capacitação foi dividida em várias turmas mistas de Reciclagem dos Brigadistas e Formação dos Cipeiros.

 

 

A primeira, de reciclagem, contou com 39 participantes treinados no dia 22 de junho. A segunda, com 27 integrantes, foi capacitada nesta quinta-feira, dia 30 de junho. Para os meses de julho e agosto estão previstas novas turmas.

 

Publicidade

 

Além da aula prática, ministrada no campo de treinamento da Segurança do Trabalho, localizado nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) 1 e 2, os participantes assistiram às aulas teóricas na Prefeitura. Eles receberam os conceitos sobre primeiros socorros, com tratamento imediato e provisório dado em caso de acidente ou enfermidade imprevista, até que o paciente receba os cuidados de um médico.

 

 

A segunda fase tratou da prevenção e do combate a incêndios. De acordo com o instrutor do treinamento na Sanasa, Francisco Gomes de Lima Junior, o conteúdo oferecido pela Segurança do Trabalho é importante também para ser aplicado fora do ambiente de trabalho. “Estando numa situação de risco, esses conhecimentos podem fazer a diferença”, reforçou.

Publicidade
Continue Lendo

Populares