Connect with us

Geral

Oficinas de fotografia que discutem a importância do “cuidar” chegam pela segunda vez ao Hospital das Clínicas de São Paulo

Publicado

em

O projeto Fotografia e Inclusão, mais um ciclo do Programa Saúde e Cultura, da ImageMagica – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, que promove educação, cultura e saúde -, vem sendo realizado no Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC), com o apoio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil. O objetivo é promover uma reflexão sobre o tema “Cuidar” entre os profissionais de saúde, pacientes e seus acompanhantes.

Por meio de oficinas de fotografia que estão sendo realizadas na instituição até o final de setembro e conduzidas pelos educadores da ImageMagica, os participantes são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por uma ótica totalmente diferente, com o intuito de fortalecer vínculos, reforçando ainda mais as atividades de humanização já exercidas pelo hospital. Após cada atividade, são convidados a produzir uma fotografia acompanhada de uma legenda utilizando o aplicativo Camino, desenvolvido pela própria ImageMagica e que deixa as imagens prontas para serem impressas em minutos, em um formato que lembra o filme das câmeras instantâneas. As melhores fotografias produzidas ficam expostas para todo o hospital. Ao término do projeto, a ImageMagica apresenta uma palestra, tanto para o público em geral quanto para professores e estudantes da área da saúde, com os resultados obtidos, visando ampliar as reflexões e dividir as histórias desse período de trabalho.

Para a gerente de Marketing Institucional da EMS, Josemara Tsuruoka, a parceria com a ImageMagica confirma o compromisso do laboratório com a humanização na área da saúde. “Todo incentivo nesse sentido traz resultados gratificantes e significativos para os envolvidos. Pretendemos continuar colaborando com ações como esta, que se alinham à missão da EMS de cuidar das pessoas e ao nosso compromisso de promover bem-estar e qualidade de vida aos mais diferentes públicos”.

O Programa Saúde e Cultura existe desde 2006 e já percorreu todas as regiões do território nacional, passando por mais de 65 hospitais. A parceria entre a ImageMagica e o Hospital das Clínicas existe desde 2008.

EMS e ImageMagica

A EMS é patrocinadora da proposta da ImageMagica de humanização do tratamento dentro de hospitais no Brasil há praticamente dez anos. Dentro da parceria, já participaram instituições como o Hospital Universitário Pedro Ernesto (2008), no Rio de Janeiro (RJ); o Hospital Municipal Menino Jesus (2009 e 2013), em São Paulo (SP); o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, o Hospital de Clínicas da Unicamp e o Centro Corsini (2012), em Campinas, no interior de São Paulo; o Hospital das Clínicas de São Paulo (2014 e 2017); o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP (2015); o IMREA (Centro de Reabilitação Lucy Montoro) e a APAE (2016), em São Paulo (SP).

Sobre a EMS:

Maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado tanto em unidades comercializadas quanto em faturamento, pertencente ao Grupo NC. Com cinco mil colaboradores e mais de 50 anos de história, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano por meio da Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em São Bernardo do Campo, em Jaguariúna e em Hortolândia (SP), onde funciona o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos maiores e mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; conta com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo; e se instalou em 2017 em Brasília (DF). A EMS exporta para mais de 40 países – www.ems.com.br.

Sobre a ImageMagica

Criada em 1995, em São Paulo, pelo fotógrafo documentarista André François, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que desenvolve ações das áreas educacional, cultural e de saúde, sempre usando a fotografia e a linguagem visual como ferramentas de trabalho. Por meio da fotografia, a ImageMagica aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando a reflexão sobre a realidade de cada um e a transformação social. Além disso, desde 2005, André François realiza documentários fotográficos sobre a saúde no Brasil e no mundo. Entre os principais prêmios e títulos de reconhecimento recebidos pela ImageMagica estão: ações premiadas pela International Union for Health Promotion and Health Education; organização representante da América Latina credenciada pelo DPI (Departamento de Informação Pública) da ONU, desde 2006; 1º lugar na categoria “Comunicação e Saúde”, prêmio concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde, além de André François ter sido finalista do prêmio Empreendedor Social 2006, da Schwab Foundation.

Geral

Campinas Sem Fome recebe doação em promoção do supermercado Savegnago

Publicado

em

Por

O projeto Campinas Sem Fome recebeu sexta-feira, dia 17, uma doação de R$ 5 mil de uma promoção do Supermercado Savegnago. A escolha do beneficiário foi feita pelo cliente do supermercado.
O povo de Campinas é muito generoso. Agradeço em nome do povo de Campinas por esse gesto solidário”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Auxílio às famílias
Em função da pandemia, a Administração Municipal promove a Campanha Campinas Sem Fome, que foi lançada com o intuito de arrecadar alimentos e produtos de higiene; 145 entidades são responsáveis pela distribuição de toda a arrecadação. A lista dos postos de coleta pode ser consultada em https://smpdccampinas.wixsite.com/campinassemfome.
O programa arrecadou até o momento 681 toneladas de comida, que resultaram em 40.796 mil cestas básicas. A Campanha Campinas sem fome foi lançada no dia 22 de março e tem como objetivo auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia.
As famílias que estejam precisando de alimentos devem se cadastrar pelo aplicativo viva vida. Basta baixar o app no celular e se inscrever. Quem tiver dificuldade com o aplicativo pode entrar em contato pelo telefone (19) 3734-2010. 

Continue Lendo

Geral

Refis: Finanças abre agendamento para quem vai negociar débitos

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Finanças de Campinas abre, nesta terça-feira, 21 de setembro, o agendamento para atendimento preferencial dos contribuintes que vão negociar dívidas pelo Refis 2021. O agendamento será feito pelo Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/) apenas para pessoas jurídicas e alguns casos específicos previstos na lei, como pessoas sem acesso a meios digitais, procuradores e inventariantes.

 

Para os demais casos, o atendimento será feito pela internet, no Ambiente Exclusivo no portal da Prefeitura de Campinas. “Além de facilitar o acesso dos contribuintes que não conseguem se deslocar até aqui, também é uma forma de segurança neste momento de pandemia”, disse o diretor de Cobrança e Controle de Arrecadação, Alessandro Domingues.

 

 

As pessoas que vão fazer a adesão pelo Ambiente Exclusivo terão ferramentas de apoio. No hotsite do programa, acessível em campinas.sp.gov.br/refis2021, além dos tutoriais com o passo a passo, haverá um chat exclusivo para esclarecimento de dúvidas.

 

 

Ambiente Exclusivo

 

O credenciamento é simples. Basta acessar o “Ambiente Exclusivo Finanças” no Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/) e solicitar o credenciamento, que poderá ser feito por uma das três seguintes maneiras:

 

Pelo Ambiente Exclusivo, o contribuinte (pessoa física) poderá fazer todas as operações do Refis: emissão de guia à vista e parcelamento. Na plataforma também é possível consultar débitos relacionados ao seu CPF; acompanhar e emitir parcelas a vencer de acordos em andamento; e consultar e gerenciar seus imóveis e inscrições imobiliárias.

 

Refis 2021

 

Com o Refis, os contribuintes terão descontos de até 100% em juros e multas para pagamentos de dívidas tributárias (IPTU, ISS e taxas) e até 20% nas não tributárias (multas da Vigilância Sanitária, do Procon e do Cofit).

 

O programa vai beneficiar, principalmente, as pessoas mais afetadas em 2020 e 2021, por conta da pandemia. Os descontos vão variar de acordo com o número de parcelas escolhidas no acordo.

 

Os contribuintes com débitos a partir de 2020, por conta da pandemia, terão descontos maiores nos juros e multas, que ficarão entre 80% e 100%. Já quem tem débitos até 2019, os descontos nos juros e multas serão de 50% a 80%. Para quem optar pelo parcelamento, nos dois casos, não haverá encargos para negociações de até 12 parcelas; a partir de 13, os encargos financeiros serão de 2% ao ano.

 

Os descontos também são diferenciados para quem tem dívidas não tributárias (multas da Vigilância Sanitária, do Procon e do Cofit) e preços públicos. Para esses contribuintes, o desconto proposto varia de 10% a 20% no valor principal da dívida.

 

Serviços de atendimento

 

Para mais informações, o contribuinte pode entrar em contato por meio de um dos serviços online de Finanças:

 

• Ambiente Exclusivo – Finanças, acessível em http://www.campinas.sp.gov.br/ambiente-exclusivo/;

• Atendimento telefônico – (19) 3755-6000 com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;

• Atendimento via e-mail – [email protected];

• Atendimento online (via chat) – www.campinas.sp.gov.br/chat-portaaberta com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Continue Lendo

Geral

Setransp e Emdec abrem Semana do Trânsito/2021 e divulgam programação

Publicado

em

Por

Começa nesta terça-feira, dia 21 de setembro, a Semana Municipal do Trânsito/2021 (Semutran-2021) em Campinas que, neste ano, terá uma programação estendida até o início de outubro. A Semutran é organizada pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), e conta com diversos apoiadores e parceiros. 

 

Essa é 21ª edição do evento, que tem mesa de abertura programada para às 14h30, momento no qual será divulgado o cronograma de todas as atividades. 

 

 

 

 

Na Semutran Campinas serão 14 eventos, sendo parte deles virtuais e presenciais. Os presenciais envolvem “O Dia Sem Carro” (com eventos de plantio de árvore e de ciclistas), formatura de agentes da Guarda Municipal, atividades referentes ao Dia do Agente da Mobilidade Urbana, a abertura de Nova Turma para o Curso de Guardas Municipais para atuar no trânsito e a reabertura da Minicidade da Emdec (espaço vivencial de Educação para a mobilidade destinado a crianças de 5 a 11 anos). 

 

 

Participam da abertura o secretário de Transportes, Vinicius Riverete; o diretor-presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva; e Roberta Mantovani, que responde pela área de Educação da Emdec, que vão detalhar as atividades. 

 

 

Para a abertura, também, foram convidados representantes das secretarias municipais de Saúde, de Educação, de Assistência Social, Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência, de Cultura e Turismo, de Esportes e Lazer, de Segurança Pública e Comando de Policiamento do Interior II, além do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância (PIC). 

 

 

A abertura será em ambiente virtual. Interessados podem solicitar o link para acompanhamento pelo email [email protected] 

 

 

Após o lançamento da Semana, o vídeo estará disponível no canal da Emdec, no Youtube, no endereço: youtube.com/emdecoficial. 

Continue Lendo

Populares