Connect with us

Geral

Novos conselheiros do Comdema tomam posse para biênio 2018/2019

Publicado

em

Os novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) de Campinas, para o biênio 2018/2019, foram empossados nesta quarta-feira, dia 7 de março, durante cerimônia no Salão Azul da Prefeitura. No encontro foi oficializada a nova diretoria do órgão, que passa a ser presidido por João Luiz Portolan Galvão Minnicelli, conhecido como Giovanni Galvão, tendo como vice-presidente Pia Gerda Passeto.
O Comdema, criado em 2001, é formado por 33 conselheiros titulares e respectivos suplentes, representando o poder público e setores da sociedade. A diretoria que tomou posse foi eleita no último dia 31 de janeiro. Com caráter deliberativo, o Comdema tem o objetivo de promover a participação organizada da sociedade civil no processo de discussão e definição da política ambiental relacionada à preservação, conservação, defesa, recuperação, reabilitação e melhoria do meio ambiente natural do município de Campinas.
Nos últimos anos, o Comdema se destacou pela ativa participação nas discussões e elaboração das políticas públicas ambientais de Campinas, envolvendo projetos importantes como, por exemplo, o avanço do licenciamento ambiental on-line, o novo Plano Diretor do município, o plano de manejo da APA, e os planos ambientais de recursos hídricos, saneamento, educação ambiental e das áreas verdes.
Durante a cerimônia de posse, o prefeito Jonas Donizette agradeceu pelo trabalho realizado pelos conselheiros e destacou a importância dos Conselhos. “As políticas públicas são interligadas. Quando você faz uma boa política pública na área ambiental, ela impacta outras de forma positiva”, lembrou. “É essa cidade que queremos construir. É preciso saber ouvir e ter esse diálogo por meio dos conselheiros.”
O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, foi lembrado pelo prefeito pela qualidade do trabalho realizado com sua equipe. Ao falar durante a cerimônia, o secretário agradeceu a Jonas pelo apoio às políticas públicas ambientais e também às diretorias recentes do Comdema, que atuaram como um coletivo organizado com a gestão pública. “Ainda há muito o que fazer”, avaliou, lembrando que o importante é a cidade saber para onde quer ir, com planos traçados para o futuro e com projetos que se traduzem em ações no dia a dia do cidadão.
Representação
O Comselho possui representação do poder executivo municipal, de órgãos governamentais estaduais e federais, de organizações representativas da comunidade, organismos sindicais, entidades do segmento técnico-profissional, instituições científicas e organizações de defesa ambiental com sede no município.
Novo presidente do Comdema, Giovanni Galvão é consultor legal e jurídico em Urbanismo e Terceiro Setor. Membro do Ministério Público desde 1979, é doutor e mestre em Urbanismo pela PUC-Campinas, além de Bacharel em Direito pela FMU. Participa do Conselho como membro da Associação Reconvivência. A vice-presidente, a advogada Pia Gerda Passeto, é conselheira representando a Ordem dos Advogados de Campinas (OAB).
O presidente da gestão 2018-19, que já atuava como conselheiro, destacou a atuação técnica do Comdema, agindo, normatizado e estruturado, pela cidade e pelo meio ambiente. Para o professor Giovanni Galvão, compor o Conselho é uma honra e presidi-lo na nova gestão será um prazer. “Nosso trabalho será basicamente de legalidade. Fazer tudo aquilo que a lei nos permite, na perspectiva do serviço público, como parte da sociedade civil organizada”, declarou durante a posse.
Já o presidente cessante, que continua como conselheiro do Comdema na nova gestão, Carlos Alexandre Silva, agradeceu a Administração Municipal pelo apoio ao órgão e elogiou a legislação ambiental produzida durante os últimos anos na gestão Jonas Donizette. “Agora temos uma política pública de fato para o município de Campinas na área de meio ambiente, que faz da cidade uma referência nacional e internacional”, afirmou.
Composição do Comdema – Biênio 2018/2019
SECRETARIA DO VERDE E SEPLAN
TITULAR – LEANDRO ANDRE SILVEIRA ARRUDA MELO
1º SUPLENTE – MARCELO CANDIDO DE OLIVEIRA
2º SUPLENTE – ROVER JOSÉ RONDINELLI RIBEIRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO
T- JULIO CESAR MAFRA
1º S- SONIA MARIA DE PAULA BARRENHA
2º S- FABIOLA SCOMBATTI DE FREITAS PAULUCCI
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
T – HELOISA GIRARDI MALAVASI
1ª S – IVIE EMI SAKUMA KAWATOKO
2º S – RICARDO CONDE ALVES RODRIGUES
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS
T – MARIA EDUARDA LOSI GONÇALVES
1º S – KELLY REGINA VALVASSOURA CORREIA
2º S – RONALDO VIEIRA FERNANDES
SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO
T – TAIS SINEIRO HERIG
1º S – ODIL TALES PEREIRA
2º S – JULIO CESAR MARTINS BRANDÃO
CEASA
T – RICARDO OLIVEIRA MUNHOZ
1º S – MARCO ANTONIO DA SILVA
2ª S – JULIA RAMIA B. AMORIM
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
T – JULIANO PEREIRA DE MELLO
1º S – LUCIA HELENA PEGOLO GAMA
2º S – ANA LÚCIA PUPO CAGLIARI PICOLI
SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS E SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA
T – MARCIA CALAMARI
1º S – FERNANDO IÓRIO CARBONARI
2º S – RENATO DE CAMARGO BARROS
SANASA
T – PAULO TINEL
1ª S – MARCIA TREVISAN VIGORITO
FUNDAÇÃO JOSÉ PEDRO DE OLIVEIRA – FJPO
T – JOÃO BATISTA MEIRA
1º S – SABRINA KELLY BATISTA MARTINS
2º S – PATRIK DE OLIVEIRA APRIGIO
INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS – IAC
T – RINALDO DE OLIVEIRA CALHEIROS
1º S – REGINA CÉLIA DE MATOS PIRES
2ª S – RONALDO SEVERIANO BERTON
COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E INTEGRAL – CATI
T – GERALDO MAGELA FERREIRA
1º S – RODRIGO BACCAN
2º. S – PAULO NAMUR CLARO
EMBRAPA TERRITORIAL
T – CRISTINA CRISCUOLO
1º S – JOSÉ ROBERTO MIRANDA
2.º S – JOÃO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
1º T – JULIANO HENRIQUE D. FINELLI
2º T – ALINE VIEIRA DE CARVALHO
1º S – EVERALDO MAGALHÃES CARNEIRO
2º S – ADEMAR RIBEIRO ROMEIRO
3º S – CAMILA ALONSO SANTOS
4º S – SIMONE APARECIDA VIEIRA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA – PUCC
T – FABIO DE ALMEIDA MUZETTI
1º S – ESTÉFANO SENEME GOBBI
2º S – CAIO DE SOUZA FERREIRA
3º S – FERNANDO ERNESTO KINRSCHNER
SINDICATO RURAL DE CAMPINAS
T – FRANCISCO DE ANDRADE NOGUEIRA NETO
1º S – MÁRCIA ROSANE MARQUES
2º S – LUIS FERNANDO AMARAL BINDA
OAB
T – PIA GERDO PASSETO
1ª S – ANA PAULA SILVA DE OLIVEIRA
2º S – IVAN LUIZ CASTRESE
HABICAMP
T – CARLOS ALEXANDRE SILVA
S – FRANCISCO DE OLIVEIRA LIMA FILHO
CIESP
T – JORGE ANTONIO MERCANTI
SECOVI (SIND. DA HABITAÇÃO) – ENTIDADE SUPLENTE
T – PLÍNIO ESCHER JUNIOR
S – MARCELO COLUCCINI DE SOUZA CAMARGO
SEESP (SIND. DOS ENGENHEIROS DO ESTADO DE SP)
T – CELSO RODRIGUES
S – ANTONIO AUGUSTO KALVAN
SINTPQ (SIND. DOS TRAB. EM ATIVIDADES DE PESQUISA E DESENV. DA C&T)
T – AUSTREGÉSILO EUSTÁQUIO GONÇALVES
S – ODAIR FAGUNDES JACÓ
AMORAC – ASSOC. DOS MORADORES DA REGIÃO DOS AMARAIS DE CAMPINAS
T – SUELI DE OLIVEIRA MARQUES GODOY
S – ROSA ALICE BRITO ARAUJO
RECONVIVÊNCIA
T – JOÃO LUIZ PORTOLAN GALVÃO MINNICELLI (GIOVANNI GALVÃO)
UMECC (UNIÃO MUN.DE ENTIDADES COMUNITÁRIAS)- ENTIDADE SUPLENTE
T – JOÃO XAVIER
S – LUIZ CÂNDIDO DE SOUZA
ASSOC. MORADORES DO JD. SUL AMÉRICA
T – CECILIO SERAFIM DOS SANTOS
S – PAULO SERGIO GARCIA OLIVEIRA
ASSOC. CAMPITUBA I
T – JOSÉ APARECIDO DOS SANTOS
S – FRANCISCO MARTO GOMES ANSELMO
ASSOC. CIDADE SINGER – ENTIDADE SUPLENTE
T – ANIZIO NERY CONCEIÇÃO
S – CARLOS NERY CONCEIÇÃO
CRECI
T – DOUGLAS VARGAS
RESGATE O CAMBUI
T – TERESA CRISTINA MOURA PENTEADO
S – MARIA RODRIGUES CABRAL
INSTITUTO CORREDOR DAS ONÇAS
T – SÉRGIO FERREIRA
APAVIVA
T – CLAUDIA R. ESMERIZ
S – ANGELA R. PODOLSKY
ASSOC. DE EDUCAÇÃO DO HOMEM DE AMANHÃ
T – MARIA HELENA NOVAES RODRIGUES
S – RAFAEL THIAGO BARBIERI

Geral

No Dia do Médico, prefeito agradece à equipe do Mário Gatti pela dedicação

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi agradeceu nesta segunda-feira, 18 de outubro, o trabalho da equipe médica do Hospital Municipal Mário Gatti pela dedicação com que atua no atendimento à população e, especialmente, pela forma como enfrentou a sobrecarga de trabalho durante os piores momentos da pandemia. A gratidão à equipe foi manifestada durante um café da tarde no hospital, em homenagem aos profissionais, no Dia do Médico, comemorado nesta segunda-feira.
Começamos o ano com a expectativa da pandemia de certa forma controlada. Mas aí veio a segunda onda, que foi avassaladora. Chegamos a ter 238 pacientes com Covid esperando leitos de UTI e enfermaria. Eu vinha no Mário Gatti e no Ouro Verde e via a situação agoniante que os médicos e os profissionais de saúde estavam enfrentando. Tomamos algumas medidas duras de enfrentamento”, afirmou.
Entre as medidas, disse, uma teve impacto importante, que foi a requisição administrativa do Hospital Metropolitano. “Não foi fácil fazer isso, mas naquele momento não havia outra solução. Mas o mais importante foi o trabalho dos profissionais de saúde, que enfrentavam a sala vermelha lotada com macas, à espera de leitos para internar pacientes, e graças a Deus e a cada um dos profissionais, estamos superando essa situação jamais vista no sistema de saúde”, afirmou.
Para o prefeito, se hoje é possível ver um futuro melhor com o controle da pandemia, muito se deve ao trabalho incansável dos profissionais da área médica. Dário disse que tem orgulho de ser médico do Mário Gatti, hospital no qual ingressou recém-formado.
O presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, definiu este 18 de outubro como “um dia de cumprimento e de agradecimento”, lembrando que a data é comemorada todo ano, mas que “este ano adquire um significado especial, lembrando que a equipe enfrentou dois anos de pandemia”.
Ele disse que “os médicos, enfermagem, toda a equipe de saúde suplantou a pandemia de forma gloriosa”, e ainda lembrou que muitos profissionais faleceram, perderam entes queridos ou ficaram com doenças crônicas depois de pegar Covid. “Por tudo isso, este ano o nosso agradecimento tem que ser ainda mais intenso”, completou.
Diretores e funcionários do hospital também participaram do encontro. Os vereadores Nélson Hossri e Paulo Haddad representaram o Legislativo na ocasião.

Continue Lendo

Geral

Fim de semana com teatro e esporte encerra programação do Mês das Crianças

Publicado

em

Por

A programação do Mês das Crianças termina neste final de semana com show de trapezistas, show dog, apresentação da minicidade da Emdec e uma série de oficinas de esporte. Todas as atividades são gratuitas e agendadas para o sábado e o domingo, das 8h às 12h, na Praça de Esportes Tancredo Neves e no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. A realização é conjunta das secretarias de Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer de Campinas.
A criançada vai poder ver o Show Dog da Guarda Municipal, a Minicidade da Emdec e participar das oficinas de futsal, basquete e jiu-jitsu. Os irmãos Sabatino, artistas e trapezistas, apresentam nos dois dias o espetáculo “O Maior Artista da Terra” e “O Carteiro e a Bicicleta Acrobática”.
O Maior Artista da Terra é o primeiro espetáculo autoral dos irmãos Sabatino. Grande sucesso de público, este espetáculo surpreende pela simpatia, carisma, precisão e destreza. Com esquetes, cascatas, improvisos, personagens inusitados, a narrativa é cheia de reviravoltas e palhaçadas, um hub de criatividade e ação, trazendo o que o circo tem de melhor.
O Carteiro e a Bicicleta Acrobática é o mais novo espetáculo da companhia. Uma peça que resgata a moda antiga dos carteiros e do envio de cartas. Com uma bicicleta, muitas encomendas, tons poéticos apoiados pela trilha sonora, a obra surpreende o público quando manobras, equilíbrios e acrobacias na bicicleta revelam a intimidade e a conexão entre personagem e bike.
Confira a programação
23/10
Praça de esportes Tancredo Neves
Avenida das Amoreiras 4445 – Jd. Novo Campos Elíseos
8h-12h
Oficina de futsal
Oficina de basquete
Aula aberta de Jiu-jítsu
Atividades Braille
Minicidade – Emdec
Apresentações
9h – Show Dog- GM
10h – Irmãos Sabatino – artistas e trapezistas com o espetáculo O carteiro e a Bicicleta Acrobática
11h – Irmãos Sabatino – artistas e trapezistas – com o espetáculo O carteiro e a Bicicleta Acrobática
24/10
Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim
R. Raul Teixeira Penteado, 2 – Vila Brandina.
8h-12h – Minicidade – Emdec
10h – Irmãos Sabatino – artistas e trapezistas – com o espetáculo O carteiro e a Bicicleta Acrobática
11h – Irmãos Sabatino – artistas e trapezistas – com o espetáculo O carteiro e a Bicicleta Acrobática

Continue Lendo

Geral

Sancionada lei que desburocratiza análise de habitação de interesse social

Publicado

em

Por

O projeto de lei complementar 44/20, que disciplina a implantação do Empreendimento Habitacional de Interesse Social (EHIS), foi sancionado pelo prefeito Dário Saadi, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM), desta segunda-feira, 18 de outubro. O texto da lei, elaborado com a participação da Companhia Habitação Popular de Campinas (Cohab), entra em vigor a partir de hoje, mas ainda passará por regulamentação.
O PL foi encaminhado pelo Executivo e tem como foco impulsionar novos projetos de empreendimentos de interesse social. Dessa forma, as novas regras têm potencial para aumentar a oferta de unidades habitacionais destinadas à população de baixa renda.
A nova lei tem regras urbanísticas/construtivas mais simples, com o objetivo de agilizar os processos e ampliar a atração do setor privado para investir em empreendimentos de interesse social, fortalecendo a política habitacional da cidade. A publicação no DOM detalha os benefícios previstos com as alterações.
A intenção é que as novas medidas possam reduzir o valor de imóveis e aumentar as oportunidades de aquisição para quem sonha com a casa própria. E, ao estimular a construção civil, também impulsionar a geração de empregos no setor.
As regras da nova lei valem para requerimentos com entrada a partir desta publicação no Diário Oficial, em 18 de outubro. No entanto, as empresas que estiverem com processos em andamento podem solicitar que a análise seja feita sob a nova legislação. O pedido para a mudança deve ser feito em até 180 dias a partir da publicação da lei.
O EHIS é direcionado a famílias com renda de até dez salários-mínimos. Para até seis salários, há benefícios fiscais, como isenção de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e ISS (Imposto Sobre Serviços).

Continue Lendo

Populares