Connect with us

Geral

Novos conselheiros da Juventude tomam posse para o mandato de 2020-22

imagem 97

Os novos 36 membros do Conselho Municipal de Juventude de Campinas tomaram posse na manhã desta quarta-feira, dia 22 de janeiro. A função do Conselho é formular, coordenar e promover políticas e diretrizes para as pessoas entre 15 e 29 anos. Os conselheiros não recebem remuneração.

 

O Conselho é formado por 12 representantes da sociedade civil titulares e 24 do Poder Público. São representantes de entidades ligadas à juventude e foram escolhidos no mês de dezembro de 2019. Para este biênio, só haverá membros titulares da sociedade civil. Já os 24 conselheiros do poder público representam 12 secretarias municipais de Campinas e são indicados por cada uma das pastas, sendo um titular e um suplente.

Advertisement

 

Em cerimônia na Sala Azul da Prefeitura, o prefeito Jonas Donizette e secretários municipais deram as boas-vindas aos novos conselheiros e agradeceram o trabalho dos cessantes. O atual presidente do Conselho da Juventude, Guilherme Damasceno Fernandes, que deixará o cargo assim que o novo presidente for eleito na primeira reunião do conselho, marcada para 4 de fevereiro, também participou.

 

Advertisement

O prefeito Jonas Donizette enalteceu a importância dos conselhos para a gestão das políticas públicas, durante a posse. “Na multidão de conselhos, há sabedoria”, citou o prefeito, lembrando frase das Escrituras, e explicando que aprendeu durante sua vida pública que ouvir a população é um ótimo caminho para encontrar soluções a partir da vivência real das pessoas.

 

Cidadania cívica

Advertisement

A secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, lembrou que o Conselho da Juventude foi criado pela atual Administração Municipal em 2015. “É importante entender a política para a juventude como transversal. Ela atravessa todos os setores e precisa de articulação com todos os movimentos. A interlocução entre o Executivo e as representações da sociedade jovem é fundamental. Precisamos entender a diversidade do País e a juventude faz parte da nossa sociedade”, explicou, lembrando do foco em Campinas tem sido para preparar os jovens, dar oportunidades e inseri-los no mercado de trabalho, com a participação para o exercício de uma “cidadania cívica”.

 

O prefeito ressaltou a importância de dar atenção a cada fase da vida, cada uma com seus desafios:  “Precisamos ouvir os jovens, mas ouvir mesmo”. Jonas Donizette lembrou que realizar obras é parte de uma Administração, mas cuidar da comunidade também e que quer ser lembrado por ter feito um “governo que olhou para as pessoas”. “A obra é importante, mas você tem que acreditar que amanhã será melhor. É importante ter sonhos. Por isso quero deixar uma palavra de ânimo para vocês jovens. A situação pode parecer muito difícil agora, mas o que você vai plantar, vai colher”, disse aos conselheiros, “e que boas sementes trarão bons frutos”. 

Advertisement

 

Eliane Jocelaine também lembrou da criação do programa Juventude Conectada, iniciativa do governo municipal para promover inclusão digital e social de jovens de 15 a 29 anos com oferta de bolsas pedagógicas e formação para atender o público de telecentros, visando também preparar para a continuidade dos estudos e inserção no mercado de trabalho. Ao lado dela, participaram da posse os secretários municipais de Trabalho e Renda, Luís Yabiku, e de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, parceiros em ações para o público jovem. 

 

Advertisement

Eleição

 

A eleição para a gestão do Conselho Municipal de Juventude de Campinas para o biênio entre 2020 e 2022 foi no dia 15 de dezembro de 2019. Foi organizada pela pela Coordenadoria da Juventude, ligada à Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Advertisement

 

Os representantes da sociedade civil no Conselho são das entidades: Patrulheiros Campinas; Centro Acadêmico XXVII de Agosto; Projeto Gente Nova (Progen); Guardinha; Espro Associação de Ensino Social Profissionalizante; Grupo de Jovens Família Divino/Pastoral da Juventude Paróquia São Judas Tadeu; Grupo Primavera; Oscip Terra das Andorinhas; Grêmio Estudantil E. E. Monsenhor Luís Gonzaga de Moura; Congregação da Faculdade de Educação Unicamp; Juventude Socialista Brasileira e o coletivo Batalha do Mingone.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare