Connect with us

Indaiatuba

Novo caso de sarampo é confirmado para Indaiatuba em mulher de 28 anos

Publicado

em

Foto: Lais Fernandes RIC/PMI

O Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba confirma nesta sexta-feira (23) mais um caso positivo de sarampo na cidade. O Departamento de Vigilância Epidemiológica recebeu o resultado positivo do Instituto Adolfo Lutz, sendo classificado como autóctone. Este caso, trata-se de uma mulher de 28 anos com duas doses da vacina, sendo uma aplicada em 1991 e outra em 1992, a paciente mora no bairro, Jardim Primavera e apresentou os sintomas no final de julho. O bloqueio familiar, de pessoas próximas e no trabalho da paciente já foi realizado. A mulher foi curada e passa bem. Até o momento foram registradas 38 notificações para sarampo, sendo: 4 positivos (3 autóctones e 1 importado residente); 32 em análise e 2 casos descartados.

Com o resultado positivo os Departamentos de Atenção Básica junto com a Vigilância Epidemiológica irão traçar a estratégia de bloqueio vacinal para todo o bairro Jardim Primavera. Da mesma forma como foram os outros bloqueios a equipe de saúde percorre o bairro aplicando a vacina tríplice viral de forma seletiva, para aqueles que estão com a carteira de vacinação incompleta. De 6 meses a 29 anos são duas doses e de 30 a 59 anos apenas uma dose da vacina comprovada em carteira de vacinação.

HISTÓRICO

O primeiro caso é de um menino de 10 anos, residente no bairro Jardim Paulista II com duas doses da vacina tríplice viral, histórico de viagem recente para São Paulo capital e estudante da E.E Annunziatta Leonilda Virginelli Prado.

O segundo caso é uma menina de 1 ano que não frequenta creche e não tem histórico de viagem, é residente no bairro Nova Veneza. A criança apresentou os sintomas em maio e foi atendida em unidade de saúde privada em Salto, a notificação chegou na segunda quinzena de junho por meio de laboratório particular.

O terceiro caso trata-se de uma criança do sexo masculino de 3 anos de idade com duas doses da vacina Tríplice Viral, estuda em escola particular e é residente no Jardim Eldorado, não possuía histórico de viagem.

INTENSIFICAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 11 MESES

Indaiatuba seguindo a orientação do Ministério da Saúde iniciou a vacinação contra o sarampo para crianças com 6 meses a menores de 1 ano que é chamada “dose zero”. Para tomar a vacina, basta procurar a unidade de saúde mais próxima da residência com a carteira de vacinação. A recomendação é que todas essas crianças, nesta faixa etária, sejam vacinadas. Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país. A Tríplice Viral, previne também contra rubéola e caxumba, deve ser evitada na vigência de febre.

A “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente do planejamento de viagens para os locais com surto ativo do sarampo ou não.

COBERTURA VACINAL

A Secretaria de Saúde enfatiza a importância de manter a caderneta de vacina atualizada, o Ministério da Saúde estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal da Tríplice viral. Em 2019 até a data atual, Indaiatuba atingiu 98,70% da vacinação em crianças de 1 ano. A falta de vacinação é a principal causa do retorno dos casos de sarampo, por isso a vacina é imprescindível para manter a saúde pública em dia.

Com as intensificações da vacinação contra o sarampo e mais ações de busca ativa para cumprir o Calendário Vacinal, Indaiatuba já vacinou mais de 10 mil pessoas desde janeiro.

Indaiatuba

Plogging no Parque Ecológico marcará Dia Mundial da Limpeza em Indaiatuba

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação RIC/PMI

Indaiatuba aderiu ao Dia Mundial da Limpeza, a maior ação cívica de um dia do mundo com objetivo de promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No município a ação é coordenada pelo grupo Indaiandando – Caminhadas Ecológicas e recebe o apoio da Prefeitura. O evento será realizado no dia 21 de setembro, com um plogging no entorno do Parque Ecológico. A concentração será às 8h30, no estacionamento do Parque, de onde os participantes sairão em caminhada a partir das 9h15, recolhendo todo o lixo do entorno.

O Dia Mundial da Limpeza é promovido em mais de 150 países pelo Let’s do it! World, um movimento internacional que enfrenta problemas ambientais e sociais relacionados ao mau gerenciamento dos resíduos sólidos. De acordo como o presidente da Comissão Organizadora do movimento em Indaiatuba, José Orlando Luciano, do grupo Indaiandando, o objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. “Município e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações”, declarou.

Conforme explicou Luciano, o percurso inicial da caminhada será na primeira parte do Parque Ecológico, que compreende o trecho entre o estacionamento, próximo aos quiosques, até o Colégio Objetivo, saindo pela Marginal Esquerda e voltando pela Marginal Direita. Esta volta será feita com as crianças das escolas municipais, os escoteiros menores e as demais crianças. Os adultos poderão ampliar o mutirão de limpeza até o Paço Municipal.

Na primeira parte do Parque será feita a distribuição de camisetas; orientação aos líderes de grupos pelos escoteiros; alongamento com os alunos de Educação Física da Unimax; oficinas com recicláveis em parceria com o Sesi; pintura da Concha Acústica com tinta doada, e finalização com a zumba.

A Comissão Organizadora local também é formada por representantes das Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Obras e Vias Públicas, Educação, Saúde e Relações Institucionais e Comunicação; Corpus, Sesi, Ciesp, Unimax, Yanmar, Toyota, Laboratório Edna Jaguaribe, Colégio Meta, Casa Esperança (Humanitária), Escoteiros, Polícia Militar e Plogging Aquático.

Cadastro

Os organizadores do evento solicitam a todos os interessados em participar da ação em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza que realizem um cadastro no site do Instituto Limpa Brasil pelos links http://iniciativa.limpabrasil.org/dia-mundial-da-limpeza/ ou https://www.limpabrasil.org/cadastro-voluntarios/. O cadastro não é obrigatório, mas tem o intuito de realizar um senso sobre os participantes do evento. Os dados entrarão nas estatísticas que serão utilizadas para a ação de 2020.

Como incentivo para realização dos cadastros, as pessoas que fizerem a inscrição nos links participarão de sorteio e também receberão certificados de participação, que podem comprovar até 10h de atividades extracurriculares em algumas instituições de ensino.

Outra vantagem de fazer o cadastro é que a Gooders, uma plataforma que recompensa quem faz o bem, é parceira nacional do Dia Mundial da Limpeza. Quem se cadastrar e participar da ação receberá moedas Gooders que poderão ser trocadas por descontos e benefícios em empresas parceiras. Para verificar a pontuação e resgatar seus pontos, basta entrar em www.gooders.com.br .

Todas as pessoas cadastradas na ação e no app da Gooders participarão do sorteio de um carro zero quilômetro. O sorteio será feito através de uma plataforma online, onde serão inseridos todos os nomes dos participantes.

Ação mundial

O Dia Mundial da Limpeza busca mobilizar 5% da população de 150 países. A proposta dos organizadores do evento é simbolizar a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. A ideia surgiu de uma iniciativa nacional espontânea na Estônia em 2008 e, aos poucos, outros países foram se juntando ao movimento.

No Brasil, o movimento foi iniciado em 2011 com o Instituto Limpa Brasil Let’s do It! e, em 2018, todos os países se uniram para a realização do World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza. Este ano a mobilização nacional é organizada pelo Limpa Brasil e pela Teoria Verde.

Considerada a maior ação cívica da história, uniu em 2018, mais de 18 milhões de pessoas em 159 países para limpar as cidades simultaneamente, em um único dia (15 de setembro). No Brasil, foram 363 cidades que realizaram a ação, mais de 100 mil voluntários retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos. Este ano mais 900 municípios já se cadastraram para participar.

Continue Lendo

Indaiatuba

Bosque do Saber não abrirá no sábado (21)

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

A Secretaria de Educação informa que o Bosque do saber não abrirá no sábado, dia 21 de setembro. Nesta data será realizada a limpeza da caixa d’água e dedetização. No domingo, dia 22, o espaço abrirá normalmente das 9h às 16h.

O Bosque do Saber, localizado na rua João Batista D’Alessandro, 610, Jardim do Sol, está aberto para visitação pública aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Além do parquinho, o espaço oferece atividades como: caminhada pela trilha, quiosques de leitura e jogos, e área para piquenique.

Continue Lendo

Indaiatuba

Prefeitura abre período de inscrições para 15º Prêmio Literário Acrísio de Camargo

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI

A Imprensa Oficial de Indaiatuba traz na edição desta sexta-feira (13) o regulamento para participação do 15º Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração, cujas inscrições poderão ser realizadas até o dia 05 de outubro. O concurso é direcionado a jovens com idades entre 15 e 29 anos residentes em Indaiatuba. Os interessados poderão inscrever até três obras em cada uma das três modalidades do concurso: conto, crônica ou poesia, desde que sejam inéditas. Os melhores colocados receberão prêmio em dinheiro.

Realizado pela Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Cultura, o concurso tem como objetivos: incentivar a produção literária local e o surgimento de jovens escritores no município; divulgar o autor da letra do Hino de Indaiatuba e promover a construção de saberes por meio do incentivo à leitura e da escrita dos estudantes do município. O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis exclusivamente no site da Prefeitura de Indaiatuba (www.indaiatuba.sp.gov.br/acrisiodecamargo).

As obras serão avaliadas por uma Comissão Julgadora integrada por profissionais de literatura do Estado de São Paulo e serão atribuídos prêmios para cada uma das modalidades nos valores de R$ 4 mil para o primeiro colocado, R$ 3 mil para o segundo e R$ 2 mil para o terceiro. Além premiação, poderão ser indicadas outras três obras, de cada modalidade, como “Menções Honrosas”.

ACRÍSIO DE CAMARGO

Autor da letra do Hino de Indaiatuba, Acrísio de Camargo nasceu em 1899, em Jundiaí, e veio para Indaiatuba, onde iniciou os estudos. Trabalhou como farmacêutico, mas ganhou notoriedade dedicando-se às artes. Escreveu comédias teatrais, inúmeros poemas e pintou mais de 100 quadros. Em 1930 escreveu o Hino de Indaiatuba, com a melodia de Nabor Pires Camargo, a pedido do major Alfredo Camargo da Fonseca, prefeito de Indaiatuba na ocasião, quando foi comemorado o 1º centenário de elevação de Indaiatuba a freguesia.

Continue Lendo




error: Content is protected !!