Connect with us

Indaiatuba

Novo caso de sarampo é confirmado para Indaiatuba em mulher de 28 anos

Publicado

em

Foto: Lais Fernandes RIC/PMI

O Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba confirma nesta sexta-feira (23) mais um caso positivo de sarampo na cidade. O Departamento de Vigilância Epidemiológica recebeu o resultado positivo do Instituto Adolfo Lutz, sendo classificado como autóctone. Este caso, trata-se de uma mulher de 28 anos com duas doses da vacina, sendo uma aplicada em 1991 e outra em 1992, a paciente mora no bairro, Jardim Primavera e apresentou os sintomas no final de julho. O bloqueio familiar, de pessoas próximas e no trabalho da paciente já foi realizado. A mulher foi curada e passa bem. Até o momento foram registradas 38 notificações para sarampo, sendo: 4 positivos (3 autóctones e 1 importado residente); 32 em análise e 2 casos descartados.


Com o resultado positivo os Departamentos de Atenção Básica junto com a Vigilância Epidemiológica irão traçar a estratégia de bloqueio vacinal para todo o bairro Jardim Primavera. Da mesma forma como foram os outros bloqueios a equipe de saúde percorre o bairro aplicando a vacina tríplice viral de forma seletiva, para aqueles que estão com a carteira de vacinação incompleta. De 6 meses a 29 anos são duas doses e de 30 a 59 anos apenas uma dose da vacina comprovada em carteira de vacinação.

HISTÓRICO

O primeiro caso é de um menino de 10 anos, residente no bairro Jardim Paulista II com duas doses da vacina tríplice viral, histórico de viagem recente para São Paulo capital e estudante da E.E Annunziatta Leonilda Virginelli Prado.


O segundo caso é uma menina de 1 ano que não frequenta creche e não tem histórico de viagem, é residente no bairro Nova Veneza. A criança apresentou os sintomas em maio e foi atendida em unidade de saúde privada em Salto, a notificação chegou na segunda quinzena de junho por meio de laboratório particular.

O terceiro caso trata-se de uma criança do sexo masculino de 3 anos de idade com duas doses da vacina Tríplice Viral, estuda em escola particular e é residente no Jardim Eldorado, não possuía histórico de viagem.

INTENSIFICAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 6 A 11 MESES

Indaiatuba seguindo a orientação do Ministério da Saúde iniciou a vacinação contra o sarampo para crianças com 6 meses a menores de 1 ano que é chamada “dose zero”. Para tomar a vacina, basta procurar a unidade de saúde mais próxima da residência com a carteira de vacinação. A recomendação é que todas essas crianças, nesta faixa etária, sejam vacinadas. Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país. A Tríplice Viral, previne também contra rubéola e caxumba, deve ser evitada na vigência de febre.

A “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente do planejamento de viagens para os locais com surto ativo do sarampo ou não.

COBERTURA VACINAL

A Secretaria de Saúde enfatiza a importância de manter a caderneta de vacina atualizada, o Ministério da Saúde estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal da Tríplice viral. Em 2019 até a data atual, Indaiatuba atingiu 98,70% da vacinação em crianças de 1 ano. A falta de vacinação é a principal causa do retorno dos casos de sarampo, por isso a vacina é imprescindível para manter a saúde pública em dia.

Com as intensificações da vacinação contra o sarampo e mais ações de busca ativa para cumprir o Calendário Vacinal, Indaiatuba já vacinou mais de 10 mil pessoas desde janeiro.

Indaiatuba

Guarda Civil de Indaiatuba é referência no Estado de São Paulo

Publicado

em

Por

Foto: Eduardo Turati – GC

Mais uma vez a Guarda Civil de Indaiatuba é referência no Estado de São Paulo. A Corporação Municipal é segunda colocada no Estado e a primeira do interior paulista. O ranking foi divulgado no início de fevereiro, na conferência realizada pela Secretaria Executiva Nacional das Guardas Municipais do Brasil. O estudo foi realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e tabulou os atendimentos das 223 cidades paulistas que contam o serviço. Foram analisados os dados referentes ao número de ocorrências apresentadas nos distritos policiais em 2019.


Indaiatuba com 251.627 habitantes (IBGE) lidera o ranking do interior paulista com 1.460 ocorrências apresentadas. Fica à frente de Campinas, 4º lugar, com 1.299 ocorrências e 1.204.073 habitantes. Considerando as cidades do Estado, o município perde apenas para a capital São Paulo, com 12.252.023 habitantes e com o registro de 3.149 ocorrências.

Para o prefeito Nilson Gaspar a Guarda Civil é motivo de muito orgulho. “Nossa Corporação é exemplo no Brasil. Neste estudo ficamos em segundo lugar no Estado porque não foi levado em conta o número populacional em proporção com as ocorrências atendidas. Se for realizada esta comparação, ficamos entre as três melhores Guardas Civis do país”, argumentou. “Valorizamos muito o trabalho realizado por nossos guardas, que aqui têm estrutura e condição de trabalho para cuidar bem da segurança de nossa população. Ano passado contratamos mais 32 agentes, investimos em viaturas e material de trabalho e segurança para nossos heróis. O orçamento para Segurança Pública de Indaiatuba é de 42 milhões de reais para este ano, pois a segurança e bem-estar do indaiatubano é assunto levado muito a sério”, destacou Gaspar.

Sandro Bezerra Lima, secretário de Segurança Pública, afirma que os resultados positivos alcançados pela Guarda Civil de Indaiatuba só são possíveis devido ao olhar de gestões sérias e comprometidas com a população. “Sou guarda civil de formação, e promover a segurança da população é nossa missão. A Segurança Pública de Indaiatuba é uma referência e não somos apenas nós que afirmamos isso. Todos que nos visitam e conhecem o nosso trabalho afirmam isso. Falo em números de efetivos, nos patrulhamentos ostensivos, de prevenção e na parte interna, que reúne o planejamento, estatística e inteligência. Nosso objetivo é valorizar o guarda e garantir ainda mais a segurança do cidadão”, concluiu Lima.

Continue Lendo

Indaiatuba

Fiec abre 320 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional

Publicado

em

Por

Foto:

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) informa que inscrições para o Programa de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração de até três meses e totalmente gratuito será realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro, conforme edital publicado nesta sexta-feira (14), na Edição n° 1601 da Imprensa Oficial do Município.


Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), pertencem ao programa de ofertas de bolsa formação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) do governo federal, e têm como finalidade capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho.

Ao todo são oferecidas 320 vagas para os residentes em Indaiatuba, sendo, 50 vagas para os cursos de assistente administrativo, cuidador de idoso, inspetor de qualidade, 45 vagas para os cursos de desenhista da construção civil e auxiliar de farmácia de manipulação, e 40 vagas para operador de empilhadeira e inglês básico.

Requisitos para Inscrição


Para se inscrever nos cursos de assistente administrativo, inspetor de qualidade, desenhista da construção civil e auxiliar de farmácia de manipulação o candidato deverá ter idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo.

No curso de inglês básico é requisitado que o candidato comprove o Ensino Fundamental I (1º ao 5º) completo e tenha a idade mínima estabelecida de 16 anos.

Já para os cursos de cuidador de idosos e operador de empilhadeira a idade mínima exigida é 18 anos, sendo exigido Ensino Fundamental completo para o curso de cuidador de idosos e Ensino Fundamental I (1º ao 5º) para operador de empilhadeira.

Inscrições

Os interessados devem realizar as inscrições on-line no site www.fiec.com.br nos dias 19 e 20 de fevereiro. Durante o período a Fiec também disponibilizará computadores na Biblioteca da Unidade I, do Jardim Regina para os candidatos que não tenham acesso à internet, no horário das 9h às 20h.

O candidato que não possuir cadastro poderá se cadastrar previamente no sistema a partir das 14h do dia 14/02/2020 até ás 17h do dia 18/02/2020, no link http://acad.fiec.com.br/sg_psw/default.aspx?escola=6242.

O preenchimento das vagas para compor cada turma, será realizado de acordo com a classificação por ordem de inscrição no site (data e hora) registrados no sistema, observado o limite de vagas disponíveis. A divulgação dos classificados será publicada na Imprensa Oficial do município e no site da fiec www.fiec.com.br no dia 21 de fevereiro.

A equipe pedagógica informa que, é de responsabilidade do candidato, acompanhar todo o status de sua inscrição em todas as etapas do processo, conforme edital. As matrículas ocorrem nos dias 27/02/2020 e 28/02/2020 das 9h às 20h, na Fiec unidade Jd. Regina. As aulas têm previsão de início para 9 de março e serão ministradas no período da noite nas duas unidades da Fiec.

Serviço:

Cadastro no site: de 14 de fevereiro a partir das 14h até às 17h do dia 18 de fevereiro.

Inscrições: de 19/02 a 20 de fevereiro

Divulgação dos classificados: 21/02/2020

Matrículas: 27/02 e 28/02/2020 das 9h às 20h somente na unidade I

Endereço: Fiec I- Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3405 – Jardim Regina

Continue Lendo

Indaiatuba

Carnaval 2020 reúne atrações para todas as idades

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI

Assim como nos últimos anos, a Prefeitura de Indaiatuba prepara uma programação especial para o Carnaval 2020. No total, serão realizados nove eventos em diferentes pontos da cidade, para públicos diversificados, das crianças à Melhor Idade. A novidade é a estreia do CarnaPet, que terá sua primeira edição no domingo, dia 23, das 8h30 às 11h, na Praça Prudente de Moraes.


“Assim como no ano passado, buscamos descentralizar os eventos de Carnaval, oferecendo opções por toda Indaiatuba e para todas as idades”, comenta a secretária de Cultura, Tânia Castanho. “Em 2020 teremos novidades, com atrações no Campo Bonito, no novo trecho do Parque Ecológico no Jardim Paulista e a primeira edição do CarnaPet, na Praça Prudente de Moraes”.

A folia começa na sexta-feira, dia 21, com o Carnaval das Marchinhas para a Melhor Idade, no Espaço Bem Viver ‘Mario Jacintho da Silva’. A animação fica por conta do Grupo Folia. O evento é voltado para grupos de Terceira Idade do município.

No sábado, dia 22, das 18h às 22h, a folia se divide em dois pontos. O estacionamento do Parque da Criança recebe a escola de samba Acadêmicos do Sereno e os grupos Detona Mulekera e Amor de Carnaval. No Campo Bonito, a escola de samba Imperador de Santa Cruz e a Bateria Classe A se apresentam em trio elétrico que ficará na Avenida Clovis Ferraz Camargo.


Quatro eventos movimentam o domingo, dia 24. A programação tem início às 8h30, com o CarnaPet, que acontece na Praça Prudente de Moraes com animação do Grupo Amor de Carnaval. No repertório, as clássicas marchinhas.

“O CarnaPet foi criado para reforçarmos a campanha pelos bons tratos aos animais e também para que os foliões de todas as idades possam se divertir com seu melhor amigo de quatro patas”, revela Tânia. “Como acontece no período da manhã, será uma ótima opção de diversão para toda a família”. O evento contará com a presença de entidades que atuam na proteção e defesa dos animais em Indaiatuba.

Parque da Criança

No período da tarde, o Parque da Criança recebe dois eventos para toda família, com animação do Grupo Amor de Carnaval. Das 16h às 20h, a folia se concentra na parte seca do parque e conta ainda com o show ‘Brincando de Música no Carnaval’. Com novos arranjos de clássicos carnavalescos criados para a criançada, Koringa será acompanhado no palco por sua banda, formada por Kiko Motta, Andrelino, Rafael Toledo e André Diniz.

Das 20h15 às 22h, a diversão acontece no estacionamento do Parque da Criança, para todas as idades. A programação de Carnaval se encerra na segunda-feira, dia 24, com mais dois eventos. Das 18h às 22h, o estacionamento do Parque da Criança recebe a Bateria Classe A e o grupo Swingueira Negra.

A Praça Prudente de Moraes abriga novamente o Carnaval das Marchinhas, evento que já se tornou tradição em Indaiatuba e região. Com animação do Grupo Folia, o evento acontece das 17h às 22h.

Todos os eventos contarão com barracas de alimentação comandadas por entidades assistenciais, associações de proteção e defesa dos animais e das agremiações carnavalescas que integram a programação do Carnaval 2020.

CARNAVAL 2020 – PROGRAMAÇÃO

21/02 – Sexta-feira

Carnaval das Marchinhas (Melhor Idade), com Grupo Folia

Horário: 14h às 17h

Local: Bem Viver

22/02 – Sábado

Grupo Amor de Carnaval, Detona Mulekera e Acadêmicos do Sereno

Horário: 18h às 22h

Local: Parque da Criança (estacionamento)

Bateria Classe A e Imperador de Santa Cruz

Horário: 18h às 22h

Local: Campo Bonito (Avenida Clovis Ferraz Camargo, entre a Avenida Horst Frederico João Heer e Rua Benedita Carvalho)

23/02 – Domingo

CarnaPet, com Grupo Amor de Carnaval

Horário: 8h30 às 11h

Local: Praça Prudente de Moraes

Koringa e Banda com Brincando de Música no Carnaval e Grupo Amor de Carnaval

Horário: 16h às 20h

Local: Parque da Criança (área seca)

Grupo Amor de Carnaval

Horário: 20h15 às 22h

Local: Parque da Criança (estacionamento)

Grupo Folia e Acadêmicos da Grande Sul

Horário: 18h às 22h

Local: Praça do Jardim Paulista

24/02 – Segunda-feira

Bateria Classe A e Swingueira Negra

Horário: 18h às 22h

Local: Parque da Criança (estacionamento)

Carnaval das Marchinhas com Grupo Folia

Horário: 17h às 22h

Local: Praça Prudente de Moraes

Endereço:

Espaço Bem Viver ‘Mario Jacintho da Silva’

Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.969 (Vila Todos os Santos)

Continue Lendo

error: Content is protected !!