Connect with us

Geral

Nova viatura de apoio do SAMU consegue atender dez vítimas de uma vez

Publicado

em

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Campinas tem agora uma nova viatura de apoio em diversas situações, podendo atender até dez pessoas de uma só vez. A viatura armazena equipamentos de proteção individual, medicamentos, ataduras e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A viatura já foi usada em 15 ocorrências entre atropelamentos, incêndio e quedas de altura. 

 

 

 

A viatura nova substitui o antigo equipamento utilizado pelo SAMU para ocorrências de grandes proporções. A coordenadora do SAMU, Elisângela Franco Nonato, contou que o veículo foi doado pelo Ministério da Saúde e adaptado pelo Samu para chegar com rapidez a locais de difícil acesso. A caminhonete, modelo Ford Ranger realiza atendimento, mas não transporta, justamente para que possa carregar mais insumos. 

 

 

 

Segundo o coordenador de frota do Samu, Tiago Garcia, a viatura armazena diversos materiais como kits básicos de primeiros socorros, kit respiratório, medicação, desfibrilador e monitor cardíaco. A ambulância também transporta cinco jaquetas capas de proteção e cinco capacetes usados para proteção contra objetos cortantes e estruturas pontiagudas, situações encontradas quando há vítimas presas em ferragens, por exemplo. 

 

 

 

“Neste caso, enquanto os bombeiros liberam as vítimas, nós já podemos auxiliar no atendimento, imobilizando o paciente. Esta ambulância pode ser tripulada por uma equipe completa de até seis profissionais e temos EPIs e suporte completo de Unidade de Terapia Intensiva”, afirmou Garcia. 

 

 

 

 

Segundo Garcia, outro diferencial da ambulância é o guincho que fica na frente do veículo. O cabo pode ser utilizado de diversas formas como para estabilizar um carro tombado ou capotado ou auxiliar a puxar a prancha com uma vítima que caiu em uma ribanceira por exemplo. “São várias situações em que apenas com o trabalho braçal não seria possível atuar. Essa ambulância oferece então todo e qualquer apoio que necessitemos”. 

 

 

 

De acordo com Elisângela, a viatura sobressalente também está sendo utilizada em situações em que outras UTIs estão em atendimento e destacou a flexibilidade da viatura. “Este é um veículo que pode atender desde ocorrências de maior vulto, como desastres, até ocorrências mais rotineiras que necessitam de apoio. É uma viatura 4×4 Off-Road com Snorkel que permite ao SAMU entrar em locais de difícil acesso e até mesmo em vias alagadas”. 

 

 

 

Entre as situações já atendidas pela ambulância estão acidentes de ônibus, trem e até uma explosão de um posto de gasolina. A viatura é enviada e já realiza o atendimento inicial, enquanto o veículo que fará o transporte da vítima até o hospital, se dirige ao local.

Geral

Região Noroeste ganha Centro de Referência de Assistência Social

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Prefeitura atualiza dados da pandemia nesta quarta, 14, em Campinas

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Campinas tem 89,66% dos leitos de UTI-Covid ocupados nesta quarta, 14

Publicado

em

Por

Continue Lendo







Populares