Geral
Nova viatura de apoio do SAMU consegue atender dez vítimas de uma vez

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Campinas tem agora uma nova viatura de apoio em diversas situações, podendo atender até dez pessoas de uma só vez. A viatura armazena equipamentos de proteção individual, medicamentos, ataduras e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A viatura já foi usada em 15 ocorrências entre atropelamentos, incêndio e quedas de altura.
A viatura nova substitui o antigo equipamento utilizado pelo SAMU para ocorrências de grandes proporções. A coordenadora do SAMU, Elisângela Franco Nonato, contou que o veículo foi doado pelo Ministério da Saúde e adaptado pelo Samu para chegar com rapidez a locais de difícil acesso. A caminhonete, modelo Ford Ranger realiza atendimento, mas não transporta, justamente para que possa carregar mais insumos.
Segundo o coordenador de frota do Samu, Tiago Garcia, a viatura armazena diversos materiais como kits básicos de primeiros socorros, kit respiratório, medicação, desfibrilador e monitor cardíaco. A ambulância também transporta cinco jaquetas capas de proteção e cinco capacetes usados para proteção contra objetos cortantes e estruturas pontiagudas, situações encontradas quando há vítimas presas em ferragens, por exemplo.
“Neste caso, enquanto os bombeiros liberam as vítimas, nós já podemos auxiliar no atendimento, imobilizando o paciente. Esta ambulância pode ser tripulada por uma equipe completa de até seis profissionais e temos EPIs e suporte completo de Unidade de Terapia Intensiva”, afirmou Garcia.
Segundo Garcia, outro diferencial da ambulância é o guincho que fica na frente do veículo. O cabo pode ser utilizado de diversas formas como para estabilizar um carro tombado ou capotado ou auxiliar a puxar a prancha com uma vítima que caiu em uma ribanceira por exemplo. “São várias situações em que apenas com o trabalho braçal não seria possível atuar. Essa ambulância oferece então todo e qualquer apoio que necessitemos”.
De acordo com Elisângela, a viatura sobressalente também está sendo utilizada em situações em que outras UTIs estão em atendimento e destacou a flexibilidade da viatura. “Este é um veículo que pode atender desde ocorrências de maior vulto, como desastres, até ocorrências mais rotineiras que necessitam de apoio. É uma viatura 4×4 Off-Road com Snorkel que permite ao SAMU entrar em locais de difícil acesso e até mesmo em vias alagadas”.
Entre as situações já atendidas pela ambulância estão acidentes de ônibus, trem e até uma explosão de um posto de gasolina. A viatura é enviada e já realiza o atendimento inicial, enquanto o veículo que fará o transporte da vítima até o hospital, se dirige ao local.
Geral
Prefeitura abre agendamento para castração gratuita no Jardim São José

A Prefeitura de Campinas realiza o agendamento para a castração gratuita de cães e gatos nesta terça e quarta-feira, 17 e 18 de maio, para tutores de animais que sejam moradores do Jardim São José, localizado na região Sul de Campinas. Os agendamentos devem ser feitos presencialmente, das 9h às 16h, no Centro Esportivo Educacional São José, na Rua Rodolfo Panoni, altura do número 57. São disponibilizadas 1.000 vagas.
As castrações ocorrerão na semana que vai de segunda-feira, 30 de maio, até sexta-feira, 3 de junho. Os procedimentos serão realizadas no Castramóvel – ônibus adaptado que realiza as cirurgias em ação que percorre os bairros do município.
Para realizar o agendamento, é preciso ser maior de 18 anos, levar comprovante de endereço no nome do solicitante e documentos pessoais.
A castração evita fugas, agressividade, marcação de território, tumores, infecções, ninhadas indesejadas e, por consequência, o abandono de filhotes, de acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (PBEA), Vagner Bellini. “É uma decisão muito importante para a saúde dos cães e dos gatos, garante melhor qualidade de vida e longevidade para os bichos”, explica.
O serviço é uma realização do DPBEA, órgão da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). Novas ações como esta ocorrerão em outras regiões da cidade durante o ano. A Prefeitura realizou 4.600 castrações gratuitas até o mês de abril deste ano e estão previstas mais 1.600 castrações para o mês de maio de 2022.
Geral
Associação promove programação artística em homenagem à família

A Associação OndulArte, de Campinas, promove no dia 20 de maio, das 9h30 às 18h, na Estação CIS Guanabara, a I Jornada Ondulações “Gestando Histórias – a arte de dar colo”, com uma programação que envolve diversas manifestações artísticas, em homenagem às mães e à família. O acesso ao evento é gratuito, mas serão bem-vindas doações de uma caixa de leite ou um quilo de alimento não perecível, para doação à comunidade, ou uma peça de roupa para campanha do agasalho da entidade.
Segundo os organizadores, a I Jornada Ondulações “Gestando Histórias – a arte de dar colo”, contará com exposição de artes plásticas, palestras, lançamento de livro, momento de alongamento, palco aberto para declamação de poesia e música e workshop aberto de contação de histórias para professores e demais interessados. Aos participantes, também serão ofertados livros do Projeto de Incentivo à Leitura “Um livro por um sorriso”.
O workshop, ministrado pelo professor Ulisses Junior, proprietário da ULI – Produções Artísticas e gerente dos Departamentos de Contação de Histórias e de Artes Circenses da Coordenadoria Técnica do Projeto OndulAções, é voltado aos professores, contadores e interessados no tema. As crianças também são bem-vindas e serão presenteadas com algumas sessões de contação de histórias, pelos contadores de histórias, da Associação OndulArte//Projeto OndulAções.
A ação é possível graças ao espaço cedido pela CIS/UNICAMP e participação e colaboração de voluntários da Associação, da Uli – Produções Artísticas, da Cia Cenarte e de voluntários da Associação/Projeto.
A programação completa pode ser conferida no flyer abaixo e na página do Projeto OndulAções/Associação OndulArte no facebook https://www.facebook.com/Projetoondulacoesassociacaoondularte
Programação:
9h30 – Cerimônia de Abertura do evento
9h50 – Palestra “Mãe em 360°”
Terapeuta Ocupacional Maria Augusta Bonfim
10h20 – Abertura da Exposição “Colo quentinho”
Responsável: Célia Paulino (Gerente do Depto de Artes Plásticas)
10h40 – Coffee-break
11h – Lançamento do Livro “Girassóis Poéticos”
Escritora Liz Rabello
11h30 – Intervalo para o almoço
13h – Alongamento –
Fisioterapeuta Tiago Elias Barboza
13h20 – Palestra “Mulher e mãe no pós-pandemia, só com poesia”
Escritora Adriane Lima
13h50 – Palco Aberto
(os interessados deverão procurar a Comissão Organizadora no início do evento)
15h20 – Coffee-break
15h40 – 2ª Sessão de Contação de Histórias, iniciando Workshop aberto para pais, responsáveis, contadores de histórias e educadores
”Histórias de Amor para Mulheres e Homens que Educam” – Parte 1
Professor Ulisses Junior
SERVIÇO
I Jornada Ondulações “Gestando Histórias: a arte de dar colo”
Quando: Dia 20/05, das 9h30 às 18h
Onde: Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas/SP
SERVIÇO
I Jornada Ondulações “Gestando Histórias: a arte de dar colo”
Quando: Dia 20/05, das 9h30 às 18h
Onde: Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas/SP
Geral
Casa de Vidro tem exposição, lançamento e exibição de documentário

A Casa de Vidro, no Lago do Café, abre no sábado, 21 de maio, das 10h às 16h, a Exposição Geometria do Encontro, do coletivo de artistas 1MULHERporM2. Às 18h, haverá o lançamento do livro Ideopatuagramas, seguido da exibição do documentário Balaio, às 18h30. A entrada é franca.
O público verá uma expografia em sete cubos vazados no qual 14 artistas usaram técnicas multimídia, pintura, desenho, colagem, gravura e fotografia.
No caso do livro Ideopatuagramas, são as palavras esculpidas e carimbos imagéticos (com várias imagens). O autor do livro é Fausto Antonio Carlindo.
O documentário é um curta-metragem escrito, dirigido e produzido por Gilberto Alexandre Sobrinho. O filme toma como ponto de partida para sua realização “O Balaio das Águas”, encontro cultural, já com várias edições, realizado pelo Ponto de Cultura e Memória Ibaô, e que abre o calendário dos eventos afro-brasileiros na cidade.
Mostra
A mostra cria um diálogo com novas obras que trabalham a resistência artística pela potência feminina. A exposição conta com as obras das artistas Adriana Bertini, Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Melissa Haidar, Paula Marina e Tina Leme Scott.
Idealizado por Lucrécia Couso, 1MULHERporM2 propõe discussões sobre arte contemporânea, realizando obras e intervenções em espaços públicos, institucionais e áreas não convencionais onde possam atingir um grande número de pessoas e fomentar reflexões e questionamentos em relação à condição feminina e humana.
Livro
A disposição e organização do livro Ideopatuagramas expõe carimbos, imagens, objetos e palavras esculpidas. Como gênero literário, os ideopatuagramas abordam conceitos e registram passagens, referências e produções atualizadas e presentes no conjunto da trajetória e obras literárias do autor Fausto Antonio Carlindo.
Documentário
O Instituto Baobá de Cultura, Ponto de Cultura e Memória IBAÔ, localizado na Vila Padre Manoel da Nóbrega, tem uma longa história na resistência afro-brasileira e isso agora é narrado no documentário intitulado Balaio. Entre os ancestrais desse território estão Mãe Iberecy e Mestre Tedi, importantes lideranças que trabalharam a religiosidade afro-brasileira e a capoeira e deixaram esse legado para seus continuadores.
O documentário integra um conjunto de realizações do diretor sobre a presença e o importante papel da cultura e religiosidade afro-brasileira na região metropolitana de Campinas, por meio de suas várias lideranças e comunidades. Para essa realização, contou com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp e PUC-Campinas, por meio de um projeto de extensão, e com o apoio financeiro da Faepex/Unicamp.
Serviço
Exposição Geometria do Encontro
Lançamento do livro Ideopatuagramas
Exibição do documentário Balaio
Dia: 21 de maio
Local: Casa de Vidro/ Museu da Cidade, no Lago do Café
Av. Heitor Penteado, 2145 – Campinas – SP
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados, das 10h às 14h
Lançamento do livro partir das 18h
Documentário Balaio: 18h30
Agendamento para grupos com monitoria museudacidade@campinas.sp.gov.br
Entrada franca
-
Geral6 dias atras
Previsão indica chuva volumosa para o domingo, confira:
-
Geral4 dias atras
Terminal Ouro Verde é palco de intervenção poética: arte valoriza a vida
-
Geral4 dias atras
Encontro sobre sustentabilidade forma protetores do meio ambiente
-
Empregos4 dias atras
Estágio em Finanças Comerciais – Américas
-
Geral4 dias atras
Hortolândia realizará concursos públicos e processo seletivo para preencher mais de 440 vagas
-
Empregos4 dias atras
EMS abre Programa de Estágio 2022
-
Geral4 dias atras
Serviços Públicos conclui a recuperação da ciclovia da Arautos da Paz
-
Empregos6 dias atras
Arcor Campinas está com diversas vagas de emprego