Hoje, dia 14, as temperaturas continuam em elevação na região de Campinas por conta da nova onda de calor. A previsão do tempo aponta calor intenso e tempo abafado em toda a região ao longo do dia, sem previsão de chuva. Até o dia 20, quando se inicia o Outono, as altas temperaturas persistirão em toda a região e no Interior de São Paulo.
A onda de calor se estenderá pela maior parte do Brasil, afetando consideravelmente o estado de São Paulo. Segundo as previsões, a partir de sábado, dia 16, as temperaturas estarão ainda mais elevadas.
Veja a previsão do tempo para hoje
De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, hoje (14), as temperaturas continuarão em ascensão. Pela manhã, a mínima registrada foi de 20°C, com a temperatura máxima prevista para atingir 34°C.
Ontem, a Defesa Civil emitiu um alerta para temperatura elevada em Campinas, que alcançou 34,4°C às 15h40, na Estação do IAC (Instituto Agronômico).
Quando vai chover em Campinas?
O ar seco começará a perder intensidade nos próximos dias, principalmente a partir de sexta-feira (15), o que pode favorecer a evolução de nuvens. No entanto, o sistema de alta pressão ainda deve persistir, conforme indicam os meteorologistas.
Embora não se descarte completamente a possibilidade de pancadas muito isoladas de chuva, a tendência é que as condições gerais se mostrem mais favoráveis para chuvas, pelo menos a partir de sábado (16). Contudo, as pancadas e temporais devem ocorrer com mais certeza, principalmente a partir do domingo (17), quando são esperadas chuvas com volumes consideráveis.
É importante ressaltar que são apenas previsões, e as incertezas aumentam bastante em previsões a médio e longo prazo sobre a ocorrência de chuvas e as estimativas de temperaturas máximas na próxima semana, já que dependem da presença ou não de chuva e de possíveis frentes frias que podem ocorrer ao longo da semana.
Nova onda de calor na região
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta da onda de calor, indicando perigo potencial para a região de Campinas a partir de hoje (14). O alerta para as altas temperaturas permanece em vigor até as 18h da sexta-feira (16).