Nova linha 137 atenderá seis estações BRS – piso baixo do Ouro Verde
Os usuários do transporte público coletivo das regiões do Vida Nova e Ouro Verde contarão com uma nova linha semiexpressa, criada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A partir da próxima quinta-feira, 15 de agosto, a nova linha 137 (Vida Nova / Ouro Verde) atenderá a seis estações BRS (piso baixo) do Corredor Ouro Verde, que entram em operação: Campina Verde, São José, Jardim Marajó, Vista Alegre, Arymana e Coacyara, localizadas nas avenidas Camucim e Ruy Rodriguez.
Com característica alimentadora, a 137 ligará os terminais Vida Nova e Ouro Verde, de forma semiexpressa. Circulará em dias úteis, sábados, domingos e feriados, com intervalos de 30 minutos, tempo de percurso de 15 minutos e um veículo na frota. Do Terminal Vida Nova, terá partidas entre 4h50 e 8h20; 9h05 e 18h35; e 19h20 e 23h50. Do Terminal Ouro Verde, as partidas ocorrem entre 5h05 e 8h05; 8h50 e 18h20; e 19h05 e 0h05.
As linhas convencionais que circulam no trecho – 102, 105, 108, 110, 113, 116, 118, 119, 121, 122, 123, 125, 128, 129, 131, 132, 133, 134, 136, 198, 199, 205 e 239 mantêm o atendimento aos pontos localizados à direita.
Faixas informativas estão sendo fixadas ao longo do trecho para orientar usuários sobre a importância de atravessar nas faixas de pedestres para acessar as estações BRS com segurança. Já os motoristas devem ficar atentos ao trecho de tráfego compartilhado, dando preferência à circulação dos ônibus e redobrando a atenção próximo às estações. A orientação será reforçada com ação educativa (“faixa viva”), voltada aos condutores.
Também a partir do dia 15 de agosto, a linha radial 162 (Jardim Pauliceia), que circula no eixo Ouro Verde, deixa de operar. Os usuários contam com a linha alimentadora equivalente 165 (Jardim Pauliceia), que terá o reforço de um veículo na frota, em dias úteis, nos horários de pico da manhã e da tarde.
Com o reforço, os intervalos da 165 serão reduzidos de 30 para 15 minutos e haverá mudança na programação horária. A primeira partida do Terminal Campos Elíseos será às 4h30 e a última à 1h.
Integração com o BRT
No Terminal Ouro Verde, os usuários da nova linha 137 poderão realizar a integração com a linha BRT10 (Ouro Verde) para acessar o Centro com mais agilidade, pelos corredores exclusivos.
A BRT10 acessa o Centro pelo Corredor Amoreiras, atendendo a cinco terminais (Ouro Verde, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Central e Mercado) e oito estações BRT (Morumbi, Piracicaba, Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge), além do Corredor Central (Rótula – paradas nas avenidas Irmã Serafina / Allan Kardec, Anchieta / Prefeitura e CPFL, Dona Libânia e Orosimbo Maia). Em dias úteis, tem partidas entre 4h40 e 0h (Terminal Ouro Verde) e entre 5h15 e 0h35 (Terminal Central), com intervalos de 10 minutos nos picos.
Características
As estações BRS integram o Lote 4 / Trecho 3 do Corredor BRT Ouro Verde, executado pela empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda. A Estação BRT (piso alto) Marajó já é atendida pela linha BRT11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central) desde janeiro.
As estações de piso baixo (BRS) possuem estrutura metálica e pisos em granito, além de bancos metálicos. Os painéis de informações receberam a identidade visual do BRT.
Diferentemente das estações BRT (piso alto), as BRS’s são abertas, com embarque e desembarque no mesmo nível do viário. O pagamento da tarifa ocorre de forma embarcada, dentro dos ônibus, por meio do Bilhete Único ou QR Code em papel ou na tela do smartphone.
Trecho recebeu novos semáforos
As estações BRS estão recebendo os últimos ajustes para a nova operação. A Emdec também ampliou a segurança viária na região, com a implantação de dois conjuntos semafóricos na avenida Camucim.
Em junho, os equipamentos foram instalados na altura da Estação BRS São José, com botoeiras para pedestres, rampas de acessibilidade e piso tátil de alerta. E no final de maio, a avenida Camucim também recebeu novos semáforos com travessia para pedestres, no cruzamento das avenidas Camucim com Nelson Ferreira de Souza, na região do Jardim Marajó.
Consulte sua linha
Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e que ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa.
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.