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No Dia do Consumidor, Procon oferece meio digital para renegociar dívida

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Em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, neste 15 de março, o Procon de Campinas lança a ferramenta digital Renegociação de Dívida, para facilitar a negociação de débitos entre consumidores e empresas participantes do projeto. O órgão marca a data, também, com a divulgação do Ranking Anual, com os segmentos mais reclamados e o balanço dos atendimentos em 2017.

 

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O projeto de renegociação de dívidas intermediada pelo Procon de Campinas teve início em 2013, época em que o trâmite dos processos era todo feito em papel. Agora, para facilitar a vida dos usuários, o Procon disponibiliza a plataforma dentro do sistema Procon Digital. Para acessar, é necessário estar cadastrado como consumidor no site do órgão, e acessar o item “Reclamar”. As regras e prazos para participar estão definidas no endereço https://procon.campinas.sp.gov.br/renegocia-o-d-vidas-passo-passo-consumidor .

 

“Observamos muitas demandas em nossas audiências de conciliação, em que consumidores com dívidas buscavam um processo administrativo objetivando chamar a empresa para negociar as dívidas”, explica a diretora do Procon de Campinas, Yara Pupo.

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O primeiro formulário digital de Renegociação de Dívida foi preenchido na manhã desta quinta-feira, às 7h38.

 

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Ranking

 

O ano de 2017 repetiu o ano anterior no que se refere aos segmentos mais reclamadas no Procon de Campinas, cabendo à telefonia móvel, aos provedores de internet e ao comércio eletrônico os primeiros lugares na classificação. Dados do órgão apontam que os 10 segmentos mais reclamados (https://procon.campinas.sp.gov.br/ ) são responsáveis por quase metade de todas as queixas registradas no período.

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“O Procon monitora as reclamações mensalmente e formaliza procedimentos coletivos em face das empresas que figuram no ranking. Estamos estudando a propositura de termos de ajustamento de conduta no decorrer dos processos formalizados contra as empresas mais reclamadas”, afirma a diretora.

 

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O Procon realiza, também, audiências de conciliação, com acompanhamento do nível de resolutividade de cada empresa. No ano passado, foram realizadas 4.027 dessas audiências. A lista das empresas que mais conciliam está disponível no balanço do órgão.

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Atendimento

 

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Em 2017, o Procon registrou um aumento de 3,55% no número de atendimentos. Foram 191.916 registros no período, contra 185.343 no ano de 2016. Yara Pupo credita o fato, entre outros, à informatização dos procedimentos e a facilitação do acesso ao consumidor.

 

“Com o Procon digital ficou mais fácil reclamar e o consumidor nem precisa mais sair de casa para isso”, diz a diretora. De acordo com Pupo, os fornecedores também têm buscado o Procon com mais frequência com o objetivo de obter orientações sobre como se adequarem ao mercado.

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Os dados do setor de atendimento estão disponíveis para consulta com os números individualizados de reclamações, processos, denúncias, relatos pela web e por e-mails, atendimentos pelo 151 e cálculos.

 

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Fiscalização

 

Em 2017, o Procon de Campinas realizou 3.024 visitas de fiscalização e lavrou 2.389 autos de infração.

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Entre as irregularidades mais constatadas pelo órgão estão a ausência ou a desatualização do Código de Defesa do Consumidor; informações inadequadas ou ausentes sobre os produtos ou serviços; e inadequação ou ausência dos cartazes referentes ao atendimento prioritário.

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